Página 1 de 3

Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 16:14
por MarcielS
Pessoal,

O cultivo de plantas carnivoras é, em um primeiro momento, uma sucessão de novas descobertas para todos que iniciam no hobby.

Para aqueles que iniciam o cultivo a partir de sementes, vê-las germinar é uma alegria inenarrável. Tem também aqueles que preferem começar com mudas e acompanhar o crescimento das plantinhas recém adquiridas.
E o auge é quando vemos nossas plantas florescerem e produzirem as almejadas sementes. Centenas delas. :yahoo:

Passado o momento de festa, nos deparamos com a dura realidade. Sempre sobra muito mais sementes do que podemos utilizar.
Então o que fazer com tantas sementes? :shock:

Bom,

Após uma sugestão interessante do amigo Ricardo (smart2) achei justo postar uma enquete para saber se devemos ou não criar uma campanha Doe suas Sementes incentivando os membros a doar o excedente das sementes que produz. Lembrando que uma das regras do fórum é 'Não pedir Doações'.

É fato que temos na comunidade amigos que não precisam de incentivo para doar sementes. Nossos amigos Edson, Rodrigo, Camila, Fatima, são apenas alguns deles. Mas a realidade é que muitos não disponibilizam o excedente e acabam por descarta-las. O que é um desperdício e algumas vezes um problema para a nossa flora quando o descarte é feito de forma inadequada.


Então vamos a enquete.

Você gostaria de doar/receber doação de sementes de plantas carnivoras?

  • SIM
  • NÃO

... : joia :

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 16:20
por Edson Poscai
Tô nessa. : joia : : joia : : joia : : joia :

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 17:10
por Fatikn
a primavera tá chegando... logo, logo, tô com as sementinhas por aqui... :lol: :lol:

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 17:29
por Dener
Muito bom : Clap :

Espero fazer minha parte na primavera : joia :

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 18:01
por smart2
obrigado amigo, por entender o meu parecer e abrir essa votação, entendo que esta regra de "Não pedir sementes" e muito justa ja que isto enche o saco mesmo, porem vejo no decorrer que muitos guardão suas sementes (isto e importante tb) e elas tem vida útil muito pequena, e sendo que temos uma galera doida para ver algumas sementes germinando, e assim aumentando suas coleções... lembrando que, não tenha medo de doar suas sementes e em um acidente perder sua especie, pois cada doação que você faz na verdade e + backup de sua especie, olhe o exemplo da Roberta que teve recentemente varias percas, e se conferir nos últimos post's vários membros se prontificaram a ajuda-la tanto com sementes como ate com mudas. entendo que o mesmo acontecerá com qualquer um que ja ajudou, os outros tb porem ficamos como se fosse em divida com o doador.

obrigado novamente e vamos nessa pessoal, nesta primavera acredito que não terei florações aqui, porem ano que vem...

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 18:14
por Fatikn
smart2 escreveu:porem vejo no decorrer que muitos guardão suas sementes (isto e importante tb) e elas tem vida útil muito pequena, e sendo que temos uma galera doida para ver algumas sementes germinando, e assim aumentando suas coleções...


Não quero polemizar, mas é só pra tentar mostrar o outro lado da moeda tb: é q muitas vezes, embora sempre tendo disposição em abrir doações, em partilhar um pouco do q tenho, há épocas em q há uma baixa procura/excesso de oferta de sementes, principalmente pelas mais "comuns" (digamos assim).. isso aconteceu (e vai continuar acontecendo) comigo e com tantos outros q participam ativamente do forum. Por isso, ou a gente acaba mesmo armazenando (e aí com o tempo, acabamos esquecendo) ou "descartando". E não é por maldade, não é por apego ou por egoismo... é pq são fases mesmo... :D

Achei bacana qdo no meio do inverno (ou era meio do outono? :roll: ), o Edson se lembrou de disponibilizar o excedente dele... acredito q seja esse um exemplo a ser seguido. : joia :

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 20:15
por Paulo
Pessoal,

Acho a ideia muito boa, mas além do que a Fátima relatou existe um outro fator que é o sphagnum.

Infelizmente nossos correios para prestarem um serviço de péssima qualidade colocam o preço nas alturas.
E aí o que fazemos? Os interessados recebem as sementes, mas não tem o substrato correto para semear.

Como dizem sempre aparece um advogado do diabo.

Abraços,

Paulo

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 21:26
por rdrgobra
Apoio esta ideia, e faço questão de compartilhar com os amigos um objetivo meu; difundir entre os hobbystas nacionais o cultivo das Drosera brasileiras a começar pela D. spiralis, cujas sementes já adquiri. Se tudo correr bem e conseguir germinar esta PC eu lhe garanto que farei a mesma virar praga igual ou pior que a U. arenaria kkkkk...

Abs,

Rodrigo F. Costa

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sex 18-Set-2015 23:32
por Gabrielrcr
Muito boa essa iniciativa , eu já havia comprado sementes pela internet , mas foi muito bom receber doações do Edson mesmo sendo espécies mais comuns como a Byblis , foi um grande incentivo e fez crescer a minha paixão pelas pcs .

Re: Campanha - Doe suas Sementes

Mensagem não lidaEnviado: Sáb 19-Set-2015 14:49
por Elise
Adorei a iniciativa, muito legal mesmo! : joia :
Comprar sementes pela internet é uma faca de dois gumes, ou nasce um belo exemplar ou um matinho qualquer.
As doações são muito bacanas pois além de proporcionar uma grande felicidade para quem for recebe-las (exemplo eu aqui fazendo festa com as germinações :D ) você acaba por aumentar as chances de perpetuação da espécie. Essa iniciativa também incentiva muito quem está apenas no começo desse hobby fantástico. E como comentou o smart2 mesmo que por algum motivo você perca sua espécie, é fato que vai poder contar com o pessoal aqui do fórum (em especial aquelas pessoas que receberam sua doação).
Não vejo a hora também de começar a compartilhar minhas sementes!