Enraizador Aib Acido Indolbutírico - duvida

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Enraizador Aib Acido Indolbutírico - duvida

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Alguém já usou o enraizador AIB - Acido Indolbutírico?
Eu pergunto isso porque eu comprei e em toda literatura que li a informação é que ele é solúvel em álcool, mas eu vejo alguns fornecedores fornecendo em pó para uso direto na forma de talco.

Então fico em duvida como esse talco se comporta.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Paulo,

Vamos lá, eu sei que o GA3 deve ser diluido em alcool primeiro, o BAP em agua com uma pitadinha quase de nada se soda NaOH, mas pra AIB, nunca tinha houvido falar. Mas quando se compra ele puro deve ser feito uma diluição, pois puro é muito forte. Os que vem em forma de talco pronto pra uso, já vem com uma concentração mais baixa adequado ao uso. Eu uso ele liquido, ele vem em concentração assim baixa em um frasco e quando vou usar adiciono 3 a 5 gotas em um certo volume de agua e deixo as estacas por alguns minutos, sem acrescentar mais nada e esta dando certo. Já vi otimos resultados com o talco enraizador tambem


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Caro Paulo.

O acido indolbutirico é bastante insolúvel em água, sendo solúvel em álcool como você disse pela sua parte apolar.

Há, no entanto, uma forma salina deste álcool, que é bastante solúvel em água como todos os sais, e gera o alcool quando ocorre dissociação da molécula, ou seja, a separação de cargas pela hidrolise.

Procurei rapidamente e não encontrei a molecula em forma de sal pra postar, nem a reação, mas esse é o "talco". Mais tarde tento complementar

Abraço


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

fabricio de oliveira escreveu:Paulo,

Vamos lá, eu sei que o GA3 deve ser diluido em alcool primeiro, o BAP em agua com uma pitadinha quase de nada se soda NaOH, mas pra AIB, nunca tinha houvido falar. Os que vem em forma de talco pronto pra uso, já vem com uma concentração mais baixa adequado ao uso. Eu uso ele liquido, ele vem em concentração assim baixa em um frasco e quando vou usar adiciono 3 a 5 gotas em um certo volume de agua e deixo as estacas por alguns minutos, sem acrescentar mais nada e esta dando certo.

Fabricio,
O GA3 eu tenho usado faz tempo e se não me engano até postei uma tabelinha para diluição considerando o ppm.
O AIB eu tenho uma tabela para criar solução, eu uso 1000ppm.
Eu não tinha entendido esse lance de aplicar o AIB na forma de pó, já que ele é solúvel apenas em álcool.
Na forma em pó eu já vi de 1000 a 8000 ppm e esse último é para ser usado em estaquias de dificil enraizamento.
otaviobravim escreveu: O acido indolbutirico é bastante insolúvel em água, sendo solúvel em álcool como você disse pela sua parte apolar.
Há, no entanto, uma forma salina deste álcool, que é bastante solúvel em água como todos os sais, e gera o alcool quando ocorre dissociação da molécula, ou seja, a separação de cargas pela hidrolise.
Procurei rapidamente e não encontrei a molecula em forma de sal pra postar, nem a reação, mas esse é o "talco". Mais tarde tento complementar

Abraço
Otávio,

Valeu pelas informações, se conseguir o sal vai me ajudar. Pelo que vi quando diluído a vida do AIB diminui muito.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem