Upgrade na estufa e duvida cruel

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Upgrade na estufa e duvida cruel

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Como não tenho sol tenho que apelar para uma estufa. Aproveitei umas prateleiras na parede e fiz uma para mim, e já fiz diversos upgrades e estou indo para o que penso ser ideal.

As dimensões da estufa são 1,20m comprimento, 40cm de altura e 30cm de profundidade. Começou com 2 lâmpadas tubulares de 20w 6400k e depois passou para 4 sendo 3 de 6400k e uma de 4500k.

Para aumentar a eficiência da iluminação ela foi toda forrada com papel alumínio o que favoreceu em muito a germinação (tirando nepenthes) e também o desenvolvimento das plantas.

Eu tenho um timer que mantém as lâmpadas ligadas por 14 horas por dia e também um termostato que liga um ventilador quando a temperatura interna chega a 28ºC.

Na temperatura é que o bicho pega, nesse último verão maluco a temperatura chegava a 36ºC e mesmo com um segundo ventilador não adiantou muito. Como o fundo da estufa é uma parede então vem a máxima é muito difícil para esquentar e também muito difícil para esfriar. Só para constar nesse verão os ventiladores desligavam horas depois das lâmpadas.
Com esse relato não preciso dizer que perdi muitas plantas porque foram cozidas.

Agora nesse upgrade eu estou estudando uma série de fatores:
1º Que tipo de lâmpada usar? As tubulares são frias e os reatores que esquentam ficam do lado de fora da estufa. Mas para manutenção é difícil, pois exige muita fiação e se um conjunto apaga é um parto descobrir se é lâmpada queimada ou reator.
2º As lâmpadas econômicas tem a vantagem de precisar de pouca fiação e se queima uma é fácil trocar, mas geram muito mais calor, pois cada uma tem um reator e também elas ficariam muito próximas das plantas, eu vi uma que tem a altura total de 12cm e somando mais o soquete ficaria com uns 15cm.
3º As lâmpadas de led além de caras fornece muito menos luminosidade do que uma lâmpada econômica ou tubular. A grande vantagem é que não gera calor.
4º Isolante térmico, me bateu a ideia de usar uma placa de isopor no fundo da estufa.

Depois desse romance eu não sei realmente o que fazer. Eu tenho uma outra prateleira subutilizada com 1,2m de comprimento, 65cm altura e 50cm de largura na base e 40cm no topo. Nessa prateleira o fundo e uma lateral estão na parede e talvez eu mude tudo para ela.

As duvidas são muitas e realmente a duvida é cruel, a combinação de iluminação artificial e calor é um problema muito grande.

E se eu resolver como resolver tudo isso ainda fica o pior de tudo, eu não consigo acompanhar minhas plantas ou seja olhar direto para elas, para isso tenho que ficar abrindo a estufa.

Bom, são quase 2 horas da manhã e já escrevi muito.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Tem razão Paulo.

As tubulares são boas mas a mutenção é mais complicada. As econômicas esquentam e as Leds ainda são custosas e ineficientes.

Terá de optar por ter uma iluminação adequada e menos umidade, deixando as laterais abertas, ou Mais umidade e uma iluminação deficiente (menos lampadas). Por ora não vejo solução.

Que tal colocar uma câmera de monitoramento dentro da estufa? Dá para visualizar sem sair da frente do computador, rs. :roll:

Abç

ps putz, falei brincando sobre a camera mas agora estou com várias idéias aqui, rs.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Tem razão Paulo.
Terá de optar por ter uma iluminação adequada e menos umidade, deixando as laterais abertas, ou Mais umidade e uma iluminação deficiente (menos lampadas). Por ora não vejo solução.
Marciel,

A umidade é controlada pois tem aberturas no topo da estufa e diminui muito quando liga os ventiladores, tanto que eu precisava colocar agua todo dia.

As unicas que não sofrem com isso são as nepenthes que ficam ao lado de uma janela, só quando dá praga.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo, você já tentou deixar as luzes da estufa ligadas durante a noite e desligadas durante o dia?
Assim o calor das luzes é amenizado pelas menores temperaturas da noite, evitando picos.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio escreveu:Paulo, você já tentou deixar as luzes da estufa ligadas durante a noite e desligadas durante o dia?
Assim o calor das luzes é amenizado pelas menores temperaturas da noite, evitando picos.
Aloysio,

Desculpe-me pela resposta tardia, essa sua ideia não seria má, mas eu estaria tentando inverter a natureza da planta.

Bom pessoal, mas voltando ao tema, vou partir para um projeto semelhante a esse https://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?t=10576 vou ter muito trabalho pela frente, mas será uma tentativa de não cozinhar as plantas no verão.

O grande problema que enxergo é no absurdo consumo de energia que é praticamente igual a uma geladeira de 450l, isso não seria tão ruim se tivéssemos uma politica de preços justos.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uau, mas se você seguir a risca aquele projeto proposto no link a sua estufa não ficará semelhante aquelas que vejo no CPUK. Pelo visto já se recuperou do baque do começo do ano, pois esta vindo com tudo no hobby.

Desejo-lhe sucesso nesta sua nova empreitada amigo, uma vez que a mesma tem tudo para da certo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo escreveu:Desculpe-me pela resposta tardia, essa sua ideia não seria má, mas eu estaria tentando inverter a natureza da planta.
Paulo, é que eu pensei que a estufa ficasse indoor, sem iluminação natural. Creio que o grande problema seria a planta receber luz (natural ou não) durante o período em que a iluminação artificial estivesse desligada. Isso atrapalharia o ciclo dia-noite. Caso contrário não vejo problema.
Paulo escreveu:Bom pessoal, mas voltando ao tema, vou partir para um projeto semelhante a esse https://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?t=10576 vou ter muito trabalho pela frente, mas será uma tentativa de não cozinhar as plantas no verão.
Genial o projeto. Gostei. : joia :
Boa sorte.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio,

Realmente é indoor, mas tenho que pelo menos manter o tempo de iluminação semelhante a natureza, pelo menos no horário. Um dia ainda espero sair do aperrrrrrtamento e aí sim eu vou para galera. :rock:


Pessoal,

Quanto a temperatura e iluminação na estufa já sei como resolver e agora vou precisar levantar uma graninha.
Vou mudar a estufa e fazer ela com a maior prateleira, eu já postei acima as dimensões.

Na iluminação vou usar lampadas econômicas de 40w sendo 3 brancas com a maior temperatura que encontrar o normal é 6400ºk e uma ultravioleta no centro na mesma potencia.

No teto dessa prateleira vou mandar colocar uma folha de zinco, para dissipar o calor das lampadas e também vou recobrir o zinco com papel alumínio.

Até aí está tudo muito fácil e barato tirando as lampadas.

Bom, agora é o lance na parte de madeira a 30cm de cada ponta será feito um corte quadrado e vou colocar uma pastilha peltier que ficará sobre a chapa de zinco em cada um com um dissipador de calor desses para cpu de computadores.

E para finalizar eu vou fazer esse projeto aqui https://www.tecmundo.com.br/area-42/315 ... video-.htm sendo o que encontrei que mais se adéqua ao que penso ser o ideal.
Ficará no centro do teto e o corte atravessará a madeira e o zinco sendo que o tubo irá até a base, e será feito pequenos furos para que o ar frio se espalhe em todas as direções.
Ao contrário do projeto em que o ar frio é jogado de cima, eu vou alterar para que seja jogado em baixo, assim as raízes não serão cozidas.

Minha duvida é de como farei as paredes, são duas. Na primeira eram de plástico esticado com forro de papel alumínio, só que a abertura da porta depois de um tempo o plástico deforma, estou pensando em folha de formica.
Amanhã eu vou começar o projeto e irei colocando fotos a medida que for avançando.

Bom, isso hoje já deu uma discussão aqui com minha atual-futura-ex, ela veio me dizer que eu estava planejando gastar muito nas minhas plantas. Minha resposta foi que só em gaiolas de ratos ela gastou quase R$ 400, mais R$ 100 para tirar um que entrou no cano do banheiro, tirando comida, bolinhas, etc., etc., e o pior de tudo meu filho nem deu bola para os ratos, ele gosta, mas não cuida, e eu que tinha que cuidar dos bichos foi o bastante para acabar com a discussão.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo escreveu:Bom, isso hoje já deu uma discussão aqui com minha atual-futura-ex, ela veio me dizer que eu estava planejando gastar muito nas minhas plantas. Minha resposta foi que só em gaiolas de ratos ela gastou quase R$ 400, mais R$ 100 para tirar um que entrou no cano do banheiro, tirando comida, bolinhas, etc., etc., e o pior de tudo meu filho nem deu bola para os ratos, ele gosta, mas não cuida, e eu que tinha que cuidar dos bichos foi o bastante para acabar com a discussão.
Hahaha, essa foi boa.

Eu te entendo.
[img]http://i0.kym-cdn.com/photos/images/new ... 83/773.jpg[/img]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem