Calor e baixa umidade. Como estão suas plantas?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Calor e baixa umidade. Como estão suas plantas?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Aqui no sudeste a coisa está feia demais, muito calor e baixa umidade. Das plantas que me restaram de minha ultima ausência estou fazendo das tripas coração para mantê-las.

As que vivem dentro da estufa estão recebendo agua todos os dias e além disso tem uma bandeja que cabe quase um litro de agua que deixo para manter a umidade e seca em 3 dias.

As nepenthes que estão fora é o mais difícil, eu borrifo agua 3 a 4 vezes ao dia e a noite eu jogo um pouco de agua no substrato.

E vocês, como estão fazendo?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Aqui em minha cidade o clima está ameno e a umidade está como esperada, indo de 50% ----- 80%; Como cultivo indoor minhas plantas não tem sentido a oscilação de umidade.

Sorte e força para a galera do sudeste, espero que as plantas não sofram tanto.

Obs: Falando de Cruz das Almas, BA;

Abraços


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é. : bad :

Sorte sua Jaia.

Como o Paulo disse, as coisas por aqui estão complicadas. Verão extremamente quente e seco.

Não tenho estufa e nem viveiro para as plantas adultas. Estão sofrendo muito. Perdí algumas Nepenthes intermediarias neste último mês. E pelo visto devo perder mais algumas.

Paciência. :roll:

Espero ainda ter plantas quando chegar o outono e a temperatura cair, rs. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Aqui tá bem seco também. Deve fazer umas 3 semanas que não chove e a umidade está ficando em média 30% todos os dias, fora a temperatura que tá chegando a 35ºC fácil. Fora também a falta d'água no meu bairro :?

Borrifo água umas 5 vezes por dia nas minhas nepenthes e molho o substrato toda noite. Elas vão ter que aguentar até o final do verão :|
Editado pela última vez por Thveigas em 06 Fev 2014, 17:10, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, eu aloquei 90 % de minhas carnívoras no fundo do quintal de minha casa, uma área não encimentada que conta algumas árvores/arbustos frutíferos e plantações de couve, pimenta e almeirão. Ali o calor é tenso (chega fácil a 38 graus), mas devido a vegetação que cerca o local, o mesmo também é extremamente úmido, tanto que minhas PCs, em especial as Neps, estão bombando.

Depois do sufoco que sofri com a obra aqui em casa, creio que finalmente encontrei o local ideal para mantê-las em definitivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

Galerla, aqui tá tranquilo...
estupro solar diário.... mas, não sinto ar totalmente seco por enquanto...

rego a nepenthes 2x/dia(manhã e noite), mas, por excesso de zelo, qnd rego uma vez só ela aguenta tb, tendo em vista que ela fica na sombra 24h por dia.... a nepenthes está cada vez mais bela e com mais jarros, mesmo com minha invenção de substrato 50% musgo puro no superior e 50% musgo+areia(1:1)... e como diz minha filhota: "essa panta tá goda, comeu muita balata e ficou goda" em referência aos vasos gordos, huahauhauhau
as droseras e as dionaeas eu rego de acordo com a necessidade(como estas ficam expostas ao sol de raio-x do RJ, bebem muito mais água que o normal), mas, quando as deixo na sombra, fica tranquilo com uma regada só pra encher o bog(dionaeas) e pra encher o prato(drosera)...
as droseras aguentam ficar expostas diretamente ao sol de raio-x, mas, as dionaeas não aguentam o índice UV atual da região, então adoto para ambas a mesma rotina: Exposição direta ao sol da manhã até 10:00am, depois disso, coloco elas para pegar sol debaixo do sombrite 50%...

até agora estão vivas(excetuando uma muda da dionaea q tá sofrendo por falta de hibiernação), as demais estão OK por enquanto...

abraços
fuiz


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ThiMax escreveu:... e como diz minha filhota: "essa panta tá goda, comeu muita balata e ficou goda" em referência aos vasos gordos, huahauhauhau
Hahahahh! :lol:

Muito bom.

Abç


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Olá amigos, bom esta muito quente aqui no oeste paulista também, hoje tivemos temperatura de 37ºc e UR de 20%, mas apesar disso as pcs estão bem, as droseras estão com um vermelho que nunca vi antes, só minhas nepenthes que estão sentindo mais, apesar de tudo agora pouco despencou um temporal e a temperatura caiu pra 24ºc :) .

Abraços a todos!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu já tô entrando em desespero aqui!! rs...rs... o calor forte e a baixíssima umidade do ar (aqui tá ficando fácil em torno dos 15% no meio da tarde)... Estou borrifando as neps praticamente o dia todo, mas mesmo assim, os novos ascideos estão queimando... :cry:

N. chelsonii, N. sanguinea (a q recebi a pouco tempo), a N. khasiana x ventricosa, a N. ventrinemis estão ficando com as folhas queimadas nas bordas e estão na sombra... :cry: As únicas q parecem estar bem são a alata, a mixta e a wrigleyana.... Já pensei em ensacá-las pra manter a umidade, mas tõ com medo de cozinhá-las, pq certamente a temperatura vai aumentar ainda mais... :roll:

Essa secura tb tá queimando as pontinhas da minha d. filiformis.. :( :(

As outras pc's, ao menos até aqui estão indo bem....
ThiMax escreveu:e como diz minha filhota: "essa panta tá goda, comeu muita balata e ficou goda"
Thiago, muito linda sua filha!!!!! kkkkkkkkkkkkkk


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Não estão gostando muito não. E o maior problema é a baixa umidade. Estavam mais felizes quando estava muito quente mas chovia diariamente. Os ascídeos secam mais rapidamente. Ainda não morreu nenhuma planta.

ThiMax escreveu:"essa panta tá goda, comeu muita balata e ficou goda"
:lol:

Genial. É a frase mais legal do fórum.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem