Preciso rever tudo que já li sobre como semear

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Preciso rever tudo que já li sobre como semear

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Preciso rever tudo que já li sobre técnicas de como semear e ver as sementes germinarem.

Antes um parágrafo, apesar de dominar o inglês não consigo usar os termos pois tem tradução literal para o português.
Eu uso muito os termos técnicos em inglês para informática ou relógios, pois muitos não tem tradução.

Mas vamos lá, no dia 23/08 semeei um monte de sementes droseras, nepenthes, utricularia e sarracenias.
Isso foi exatamente a um mês e vejam as que germinaram;
1- Utricularia longifolia
2- Sarracenia Purpurea
3- Droseras ascendens e peltata var foliosa (estão começando agora)
4- nepenthes stenophylla

Somente essas germinaram até agora, depois eu passo a lista de tudo que semeei.
Eu estava esperando que as droseras germinassem rápido, mas uma nepenthes ganhou delas. :roll:

Para quem não viu minha estufa está nesse link viewtopic.php?f=25&t=317" onclick="window.open(this.href);return false; só esqueci de dizer que uso um temporizador e mantenho as luzes ligadas por 16hs.
A umidade tem se mantido com a média de 60% com a secura que anda e eu borrifo agua dentro da estufa não diretamente em cima das plantas.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Paulo... 1 mês pra germinar D peltata? Cara... Já vi relatos de que já demorou mais de 1 ano pra germinar... Então ai está com sorte...

Está usando o GA3 ai?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Opa,

Eu usei o GA3 sim, deixei todas as sementes que plantei em sacos com algodão de farmácia embebido com GA3 por 24hs. Eu preferi usar um algodão embebido para ter facilidade no plantio usando uma pinça.

Esqueci de dizer, fiz uma mistura de musgo com vermiculita na proporção de 2:1 e coloquei 3/4 dessa mistura na parte de baixo do copinho de café e o restante eu usei só musgo.

Depois de semeadas eu dei uma borrifada de Captan nelas para previnir fungos.

O GA3 eu dissolvi em álcool de farmácia, 1/2 copinho para 0,1g e misturei com 100ml de agua e deixei descansar para evaporar o álcool.

Muitos disseram que dissolvem direto na agua, mas no manual de instruções está bem claro que o GA3 não é solúvel em agua, mas sim em álcool.
Uma outra informação é que se deve jogar a solução de álcool na agua e que se fizer ao contrário o GA3 cristaliza novamente.

Tem umas duas semanas eu semeei dioneias usando o mesmo processo, vamos ver o que acontece. E nesse momento eu tenho algumas sementes de sarracenias passando por processo de estratificação na geladeira.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo, parabéns pelas sementes germinando!

Ví que você conseguiu germinar a n.stenophylla (essa eu ainda não tenho!).
Se germinar várias, e você tiver interesse, podemos fazer uma troca de seedlings de neps.
Estou com seedlings de 15 espécies diferentes de neps e mais 18 espécies aguardando germinar.

Havendo interesse dá um toque! 8-)

Pessoal, acho que bati o recorde de tempo para germinar neps.
Tenho seedling de n.ampullaria dark red que começaram a germinação em 28 dias (semeadas em 15/08 e começaram a germinar em 12/09)

Ps. Não uso GA3 nem fungicida.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Marciel.. Parabéns cara...

Tu ta usando aquela iluminação, 45w 6400k + 20w 2700k?

falows...

EDIT: Paulo... acho que está bem nas germinações ai... Tem uma lista do que semeou ai?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Isso mesmo J4ck! E a micro estufa sustentavel para cada especie de neps. Posso dar uma dica sobre o que "nao usar' para germinar sementes. Perdi um lote de 12 especies de neps usando espuma fenolica (deu fungo em todas as sementes). Abç.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

poxa que chato... A espuma deve facilitar para os fungos...

Bom vou colocar uma lampada 25w 6500k day-light(duvido que seja, mas estáva escrito na caixinha) em uma mini estufa comunitaria que semeei ontem com três especies, pra ver se vai pra frente...
Não consegui germinar nada de Nepenthes ainda... E já estou na 6ª remeça de sementes... Mas uma hora eu consigo... E algumas está no prazo pra germinar ainda...

Uma coisa interessante que aconteceu aqui... germinou uma Drosera que não semeei no musgo... acho que veio junto ao musgo... Ja aconteceu isso com vcs?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Parabéns pessoal! Consegui germinar D. intermedia em 6 dias! Paulo, D. ascendens, D. peltata, Nepenthes stenophylla, planta de alto nível hein?


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Realmente, tudo planta de alto nível ^^
Parabéns!
As outras plantas ainda devem germinar... 1 Mês é pouco ;)

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Parabéns Paulo por germinar estas espécies, eu mesmo não germinei nenhuma destas muito menos Nepenthes stenophylla oO
se voce fez tudo esterelizado e com GA3 e fungicida, acho que é só esperar mesmo para começarem a aparescer outras ^^

Marciel, 28 para germinar as danadas... My god hehehe
Paulo, se voce visse o tanto de sementes de Nepenthes que já disperdicei e não germinei uma até hoje, me daria um pontapé no traseiro kkkkk
Mas é isso aí, voce está se dando muito bem, pra voce que começou tão cedo com as PCs está indo bem de mais.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem