Dionaeas - Será alguma praga?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaeas - Será alguma praga?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Hoje eu estava vendo minha mudas de dionaeas e me deparei com uns pequenos bichos andando pelo substrato.
São tão pequenos que só consegui enxergar direito com uma lupa de 20x e não dá para tirar fotografias.

Eu posso descrever como sendo minúsculos ácaros, parecido com os que comprei para acabar com o fungs gnat, nada mais do que isso.

Já dei uma vasculhada pela internet e aqui no fórum e não achei nada semelhante.

De qualquer forma as plantas estão saudáveis e dá para perceber que alguns desses ácaros caiu nas armadilhas delas.

Bom, se alguém tiver alguma informação eu fico grato.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 984
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 394 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Na minha Dionaea também apareciam estes ácaros,mas eles sumiram porque mergulhei a planta na água e retirei os insetos manualmente :D

Desde então não vejo mais nenhum bicho em minha PC.

Boa sorte com sua Dio ;)


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, mesmo sem fotos e contando apenas com a descrição que forneceu eu afirmo categoricamente que estes minúsculos seres são Colêmbolos. Os mesmos são artrópodes primitivos que se alimentam de fungos e outros seres microscópicos que habitam o ambiente úmidos das PCs. Agora se você cultivasse cogumelos, aí sim teria que ficar preocupado uma vez que, conforme dito anteriormente, este é um dos alimentos deles :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo, nos vasinhos dos meus seedlings de dionaea tb apareciam uns bichinhos microscopicos, aí encontrei esse link aqui do forum mesmo:

Um Mosquito Tenso!

Nele, há uma foto dos tais bichinhos... foi aí q me tranquilizei, pq os q aparecem aqui são parecidos com esses... :D

O q acho engraçado é q aparecem em maior quantidade nos vasos dos seedlings e vez ou outra vejo q eles capturam um ou outro... Lembro q a primeira vez q os vi, quase me desesperei... :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu consigo ver um ou outro pontinho branco andando pelo substrato e como eu disse precisei de uma lupa de 20x para enxergar mais ou menos. Procurei no banco de fotos em que aparecem esses colêmbolos.

Bom, eu sei que muitas das pequeninas armadilhas estão fechadas então eles servem de alimento para as dionaeas.

Eu estava esquecendo de outra coisa que não disse aqui. A uns 2 meses fui pegar um aparelho dentro de uma caixa e tomei um susto. Estava cheio de uns bichinhos que parecem uma mistura de formigas com cupins.
Não tive duvidas, coloquei eles dentro da estufa e minhas droseras, pinguiculas, dionaeas maiores agradeceram. :mrgreen:

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Se voce encontrar algo semelhante com os Springtail : http://en.wikipedia.org/wiki/Springtail não se preocupe.
Eu fico feliz quando encontro uns diferentes e este que disse parecer com um cupim pode ser um desses:
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ae_sp..jpg[/img]
E tem um parasita ainda menor nele :afraid:

Tireit fotos de um inseto laranja que não sei se é um desses mas é minusculo demais, agora que me lembrei que poderia ter colocado no microscópio para dar uma olhada :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Por aqui aparece uns bichinhos minúsculos que pulam como pulgas eles ficam camuflados no substrato, mas basta dar um assopro que logo eles começam a pular :evil: Alguém saberia o que são?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 984
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 394 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Eles são pretos?Porque o que tenho aqui em minha PC são parecidos com a sua discrição :shock:
E me disseram que eram pulgões


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

São, acho que mais para cinza :evil: :evil: :evil:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Camargothi e Cauê, nada de pânico. Conforme as primeiras postagens deste tópico estes seres são Colêmbolos e, portanto, inofensivos para as PCs :mrgreen: .

Obs.: Para desencargo de consciência, algumas fotos destes artrópodes viriam bem a calhar ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem