Germinação no escuro

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Germinação no escuro

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal!Andei navegando na internet quando achei um fato interessante de que plantas crescem mais rápido no escuro do que no sol,então fiquei pensando :idea: Se desse para usar isso para fazer com que as sementes de PC's germinem mais rápido.O Porquê é que as plantas vão crescer mais rápido em busca de luz.


Então será que isso se aplica nas PC's?



(PS:Eu só quero dizer que é para germinar as sementes mais rápidos,após darem o ar da graça colocar no sol para crescer saudavelmente,isto é apenas uma suposição,não fiquem bravos)



Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê, se não me engano esta técnica é usada para produzir o famoso Moyashi (broto de feijão) e, para esta cultura mostra-se eficiente. Desconheço se tal método pode ser usado em PCs, mas nada te impede de fazer uma experiência e depois nos contar a quais conclusões chegou ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Quando tiver sementes de minha Dionaea vou experimentar :o


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Tive que ri do ..
CauPlantas escreveu: (PS:Eu só quero dizer que é para germinar as sementes mais rápidos,após darem o ar da graça colocar no sol para crescer saudavelmente,isto é apenas uma suposição,não fiquem bravos)
oiasueoiusaioeusaoiueiosaue


mas essa teoria tem muito sentido, pois se for ver nas matas fechadas, as plantas são todas grandes e retas, pois crescem em busca de sol. Talvez se não tiver sol no ambiente, ela vai crescer ligeiramente mais rápido em busca do mesmo, provavelmente ela vai crescer com deficiência, mas depois de encontrá-lo creio que ela se recupere.

Mas faça o teste e nos mostre resultados :D


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

O método de germinação no escuro serve apenas para as sementes que normalmente germinam 'sob' o substrato, ex: feijão, milho, etc...

Não serve para as sementes que germinam 'sobre' o substrato. Lembrem-se do trabalho que temos em não deixar que as pequenas sementes de pcs fiquem cobertas pelo musgo.

Quem já germinou ou tentou germinar seeds de Nepenthes sabe que não dá para enterrá-las para germinar.

Sementes pequenas como as de Droseraceae, não têm reservas suficientes para começar a germinar e poderem chegar rapidamente até a luz. Por isso evoluíram mecanismos de fotoativação para a germinação. Ela evita que sementes enterradas profundamente no solo tentem germinar.

Para a maioria das sementes de pcs a luz é um gatilho para germinação.

Abç

ps lógico que testes são sempre bem vindos. : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Sementes pequenas como as de Droseraceae, não têm reservas suficientes para começar a germinar e poderem chegar rapidamente até a luz. Por isso evoluíram mecanismos de fotoativação para a germinação. Ela evita que sementes enterradas profundamente no solo tentem germinar.

Para a maioria das sementes de pcs a luz é um gatilho para germinação.
Excelente explicação Marciel, valeu mesmo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem