Influências sobre a visão do público às carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Influências sobre a visão do público às carnívoras

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá pessoal,

Preciso do auxílio de vocês. Estou fazendo uma pesquisa sobre o que influencia as pessoas para a formação da imagem do que vem a ser uma carnívora. Quando comento com as pessoas que trabalho com plantas carnívoras, pensam em serem "humanizados" (que andam, têm olhos, boca...) e que comem gente! Mas, de onde tiraram essas ideias? Se pensarem bem teremos as respostas em comerciais, filmes, desenhos, etc, que deturpam a imagem das bichinhas. São exemplos disso:
:arrow: O comercial da "Eparema"
:arrow: O comercial do "No Ar"
:arrow: O filme "A pequena loja dos horrores"
:arrow: A carnívora (Dionaea) que aparece no jogo do "Super Mario Bros"
:arrow: O victreebell do "Pokémon" (uma Nepenthes), incluindo suas "evoluções".

Todos esses exemplos distorcem a real imagem de uma carnívora.
Gostaria que dessem mais exemplos de situações, como as que citei, que influenciam na imagem distorcida que a maioria do povo tem a respeito de nossas queridas plantas carnívoras.

Conto com vocês!

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Olá Caio,pra mim o que influencia as pessoas são 2 fatores

o 1°: as pessoas sempre veem que uma coisa carnivora,é em primeiro lugar veloz(ou seja,anda),e se elas correm tem que ter boa visão,e se são carnivoras é obrigatoriamente que elas tenham boca para comer a "vitima",por isso que a Dionaea muscipula é a PC mais vendida,pois ela tem uma "boca",o resto das PCs não,quem ia acreditar que uma planta com copos cheios de "água" comiam ?ou uma plantinha cheis de pelinhos era carnivora?

2°:O cinema é um grande influenciador de tudo,vemos Plantas carnivoras(muitas "dionaeoides")como a planta da teca na tv,como a da lojinha de horrores,a surreal planta carnivora do super mario,e as terriveins plantas carnivoras do "viagem ao centro da terra",então,se eu não conhesesse as plantas como cultivador e um amigo meu disesse que tinha uma planta carnivora eu não ia na casa dele nem a pau!

espero que minha "redação ajude-o na sua pesquisa,um grande abraço e boa sorte1 : joia :


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

As pessoas tendem a rejeitar tudo aquilo que é estranho ou desconhecido, isso faz faz parte do ser humano. Afinal nem todo mundo tem acesso a informação de qualidade. Sendo assim não podemos exigir dos outros um conhecimento que eles não tem. Alie isto ao fato de sermos constantemente bombardeados com informações errôneas ou inverídicas a respeito das PCs, como nos dois exemplos citados abaixo:

1) No filme de terror "As Ruínas" (2008), um grupo de turistas e enganado e vai parar numa pirâmide maia que guarda um segredo: plantas carnívoras que se alimentam de sangue humano.

2) Tem também o filme "Jumanji" (1995) onde aparece uma PC que além de carnívora, arremessa dardos venenosos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Acho que tudo se trata de um grande sensacionalismo, por parte das pessoas.
Quando te falam que tal coisa é carnívora, vocês logo imaginam um ser com enormes presas, garras e sanguinário. E por que, com as plantas carnívoras seria diferente? É a venda da rótulo, tanto é que até hoje, mesmo as pessoas tendo a noção do que é uma planta carnívora, ao primeiro contato com uma de verdade quais são as primeiras perguntas? "Ela morde?" "Se eu colocar o dedo ela vai comer ele?"


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Então, tudo se basea no conhecimento. Se alguem viesse me dizer que existe uma heliamhpora que existe uma heliamphora que consegue digerir um bebe humano, no ano retrasado, eu acharia o cúmulo do absurdo, e iria saber mais a respeito. Se viessem me dizer o mesmo, eu faria o mesmo.
Nem todos acreditam quando digo que cultivo carnivoras, acham logo que é mentura. E depois que confirmo que é de fato verdade, surgem as peeguntas. Muita gente ira me perguntar as pérolas que todos conhecem, e se eu falar: Sim, ela é venenosa.
90% das pessoas ira acreditar nisso até morrerem, pois nuita gente tem preguiça de correr atras do conhecimento. Outros acham que fazer isso é sinal de desconfiança... Enfim, o "medo" pir traz das histórias sobre carnivoras vem por falta de informação, e preguiça de corer atras do conhecimento.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Vou aproveitar o gancho e contar um caso. Em março eu fui na casa da sogra de meu cunhado. E ela tem diversas plantas, todas muito bem cuidadas e o espaço dela é muito bom.

Então como eu tinha duas nepenthes x. wrigleyana perguntei se ela queria uma planta carnívora. Para meu espanto ela me perguntou se não havia perigo, pois ela tem dois netos pequenos. :lele:

Expliquei a ela o que era a planta carnívora e como cuidar. E o máximo de perigo seria uma barata cair no vaso. :D

Bom é isso aí, essa é a visão do povo e hoje a planta é xodó dela, abriu muitos vasos e está muito mais bonita do que comigo. :D

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

É Paulo,essas perguntas pra mim já ficaram abituais,chga aqui em casa e fala,"se eu por o dedo ela morde?","o dente fura?" e eu "morde sim" ,"fura sim" não aguento mais explicar o que é uma planta carnivora,minha mãe disse que eu olho tanto as plantas que vai nascer raiz na minha bun#* kkkk :lol: ,e minha tia(que também cultiva PCs)fica louca quando vê as plantas da galera daqui do forum!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Tema interessante.

Acho que isso é algo sugestionável.
O termo Planta Carnívora soa forte, e é até irônico pois são palavras antagônicas. E a nossa mente é pródiga em aumentar as coisas, principalmente aquelas que não conhecemos bem.

A cultura também influencia bastante. 8-)


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

MarcielS escreveu:Tema interessante.

Acho que isso é algo sugestionável.
O termo Planta Carnívora soa forte, e é até irônico pois são palavras antagônicas. E a nossa mente é pródiga em aumentar as coisas, principalmente aquelas que não conhecemos bem.

A cultura também influencia bastante. 8-)

Senti um pouquinho de Thomas Hobbes nesse seu comentário, Marciel! kkkkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu:Senti um pouquinho de Thomas Hobbes nesse seu comentário, Marciel! kkkkk
:lol:
"O homem é o lobo do homem"
Thomas Hobbe


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem