Eu e minhas sementes

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Eu e minhas sementes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Depois de uma tentativa frustrada de plantar carnívoras só lendo instruções e quase dois meses depois virar piada na minha familia resolvi começar tudo novamente.

Então eu apelei, comprei um monte de sementes de vendedores fora do Brasil e ainda não plantei.
Ficaram quase 1 mês no freezer e agora tem quase 1 mês que estão na geladeira, dentro de um saco bem amarrado.
Depois que li muito e com a ajuda do Felipe (crytech) essa semana deverei estar plantado-as e ver o que acontece.

Aqui vai a lista das sementes, que ainda não é uma growlist.
Drosera tokaiensis
Dionaea muscipula
Nepenthes ventricosa
Drosera anglica
Drosera collisiae


Mais essas que o gringo não me mandou o nome em latim, mas que tem um monte de fotos delas nesse link do google e agora é aguardar.
White top pitcher
Sundew pitcher
Yellow pitcher
Purple pitcher
Pale pitcher


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Suas sementes são ótimas Paulo, quem dera se eu tivesse esse tanto de semente de sarracenias...
Dessas que você tem eu só tenho da S. Purpurea, plantei 30 com GA3 recentemente... Agora e só aguardar germinarem!!! :evil:

Pois é então, acho que ta na hora de improvisar uma estufa pra plantar essas seeds heim?? Antes que envelheçam!!! =)

Inclusive quando você plantar suas droseras e derem sementes, agente troca algumas... Nunca vi essas espécies de droseras no Brasil, principalmente essa Drosera collisiae. Pelas fotos que vi parece ser muito legal!!

Abraxxxx


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo realmente voce adquiriu sementes de plantas muito legais, eu na verdade começaria com plantas mais comuns, mas espero que voce tenha o conhecimento para germina-las, as droseras nao são tão dificeis, as sarracenia e droseras, precisam de um tempo na geladeira para estratificação, eu deixo 4 semanas e retiro elas para que nascam, deixo na geladeira, plantado direto no pote que irá germinar junto com o substrato e depois replanto.
Agora as Nepenthes que voce adquiriu já são mais complicadas. elas exigem mais, e demoram mais as vezes.
tenque manter uma temperatura ideal para elas e não deixar com que as algas e principalmente os fungos nao se formem no substrato, se nao as sementes seram muito prejudicadas :(

em fim, o ideal para nepenthes, se o seu clima não for muito quente igual o daqui de curitiba e região, aí o negocio é montar uma estufinha mesmo com lampada.

eu estou partindo para essa alternativa... plantei umas nepenthes e nada.
agora fiquei feliz em conseguir germinar 3 Darlingtonia e 1 sarracenia hibrida que eu fiz com duas que eu tenho!

á, e eu nem imagino como voce vai fazer para arranjar espaço adequado para elas ai kkkk
mas até elas crescerem demoooora. principalmente as nepenthes hehehe
abraço e boa sorte


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu não tenho a mínima do que comprei, eu fui comprando no Ebay só pela foto. :oops:
Depois do que li, é bom eu avisar a familia senão vou virar outra vez motivo de piadas. :D


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

É Paulo, realmente voce tem um tesouro em mãos, mas não vou mentir, é meio complicado germinar as nepenthes. a melhor coisa que teria a fazer era comprar um aquário para servir de terrário, ou mandar fazer uma na vidraçaria. com lampada, para iluminar e aquecer.
exitem vários projetos de terrario na internet.
eu vou ter que providenciar um pra min tmb futuramente :/ aqui é meio frio e nao tenho tanto sucesso com as sementes :{

Mas com a sua vontade eu acho que vai dar tudo certo :D
boa sorte, sempre.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

:lol: Olá Paulo
vai ser uma jornada de no minimo 2 anos pra fazer ideia das especies de Neps que voce escolheu as sementes :lol:
Se você conseguir os links da compra no ebay vais economizar muito trabalho na hora de sugerir uma identificação pra elas.
Sementes de neps geralmente fungam muito, seria bom você usar algum fungicida pra evitar essas pragas. :roll:

Plante-as o quanto antes, pois quanto mais o tempo passa menor fica a taxa germinativa delas.

boa sorte

abraço


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Putz eu to revoltado aqui com esse negócio de fungo...
Plantei umas 200 sementes de mirabilis, thorelli, v. rafflesiana e v. hookeriana

As mirabilis e thorelli tão dando fungo (mesmo com fungidica.. principalmente a mirabilis q tem bastante fungo)

As duas vikings estão no mesmo lugar e não deu quase nada de fungo em relação as mirabilis e thorelli.

To começando a deixar os potes abertos toda noite e fechando pela manhã,
quem sabe assim circule o ar e essas pragas desapareçam...

E o pior de tudo é que eu já usei umas 8 gotas de fungicida (da atlantys) em cada pote
e mesmo assim parece que só ta aumentando a quantidade de fungos... Isso que eu já devo ter removido umas 20 a 30 sementes em estado crítico...

:( :( :cry:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

crytech, esse fungicida que você esta usando nao serve pra esse fim, ele so combate certos tipos de fungos e ainda sao aquaticos :|
Aqui estou tendo bastante germinaçoes legais, o musgo catado e sem as "impurezas" ajuda muito se depois de limpo for cozinhar no microondas por 10 minutos.
Algumas dicas importantes :
Depois de cozinhar o musgo, so o manipule com luvas limpas, e cuidado para nao contaminar a luva tocando em coisas contaminadas ou passiveis disso.
Tambem acho importante so plantar as sementes uns 4 dias depois do substrato ter sido acomodado no vaso, notei aqui que as chances de aparecerem fungos nessa condição sao menores (longa historia mas foi assim).
Nunca toque nas suas sementes com as maos, plante-as uma a uma com o auxilio de uma pinça limpa.
não tampe o vaso, isso vacilita a proliferação de fungos, vao se alastrar rapidinho :evil:
Se tiveres sementes pra venda me da um toq, to plantando de tudo aqui :mrgreen:


grande abraço


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Eu limpei o musgo e fervi por mais de 30 minutos,
depois eu triturei o musgo no liquidificador com xaxim e areia também fervidos. Depois coloquei um pouco de perlita...

Só não tive os cuidados com luvas e máscaras e também não fervi a perlita (acho que não seria uma boa idéia).

O lugar que plantei fica totalmente fechado... 100% de umidade.. Agora eu vou abrir os potes por pelo menos 10 horas por dia, será que já adianta alguma coisa?? Qual será a chance desses fungos malditos deixarem minhas sementes em paz?

Bom pelo menos to com bastante esperança com as viking. Hookeriana e V. rafflesiana
Pois já tem alguns seedlings que ganhei do carnivoras online, e apareceu muito pouco fungo nesse pote...

Só estou triste com as mirabilis e thorelli, que talvez não tenha mais jeito... Qual fungicida você usa aí?

Aí o pote onde estão.. as seedlings no meio, e as sementes dos lados no substrato marrom
[img]http://s882.photobucket.com/albums/ac24 ... /foto2.jpg[/img]

Das nepenthes infelizmente plantei todas que tinha com medo de estragarem pois ficaram alguns meses na geladeira.
mas daqui uns 20 dias vou ter sementes de dionaea tipica e S. Purpurea que podemos negociar...

Abrx.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

LEgal as suas dicas Daniel, vai me ajudar tambem futuramente :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem