Recomeço sendo difícil...

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Recomeço sendo difícil...

Mensagem por MarcosM »

Rapaz, hoje percebi que tem umas larvarzinhas no meu pequeno bog, são as Gnat. E com isso as minhas Utricularias estao sumindo com uma rapidez incrível e to com medo das outras sumirem da mesma forma.
Sao essas praguinhas aqui:
https://www.ext.colostate.edu/pubs/inse ... 0slice.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Gente, o que eu posso fazer para nao ter mais prejuizo?


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcosM, tudo OK, sou iniciante no cultivo de PCs, mas já li muita coisa a respeito destas plantas, principalmente tudo aquilo que diz respeito a controle de pragas em carnívoras. Procure pelo produto chamado Bt-horus SC. E um pesticida biológico que tem por principio ativo o Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) e é produzido pela Embrapa. Este bio-pesticida ataca exclusivamente larvas de mosquito sendo inofensivo para o homem, animais domésticos, aves, peixes e plantas.

Abs e espero ter ajudado.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

.. Se no bog não tiver sementes nem isopor coloque dentro de uma bacia com água durante 1 (?) hora.
Aqui era largatas... fiz isso apenas com 1 hora e deu certo.

Dizem que Bt-horus SC é muito bom (como o Rdrgobra disse) além desse ser 100% nacional.

Ainda encontrei isso: Durante uma infestação, aplica-se o produto em todas as regas por umas 2-3 semanas, embora a partir do 2-3o dia já seja possível notar uma redução acentuada no número desses insetos.
Combinado com pulverizações de neem sobre as folhas, e armadilhas adesivas no ambiente, essas mosquinhas pode ficar completamente sob controle. Só não pode vacilar se não elas voltam novamente, são realmente uma praga.


Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Rapaz, fiz o mais pratico, coloquei dentro d'agua mas antes fiz um teste coloquei algumas dentro do pote e vi se dava certo e foi.
Tirei as burmanis de la, so deixei algumas por la, e as utrics acho que se foram(so porque estava começando a gostar delas =c)


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não entendi. Você pegou as larvas e colocou no pote? E aí? Afogaram-se?

As vezes pensamos que a utric morreu por não vermos mais folhas sobre o substrato. Mas ela está lá, sob o substrato, esperando uma oportunidade para rebrotar.

Se a utricularia morreu realmente, fique tranquilo, pois você vai conseguir outra para cultivar. O maior problema é descobrir de onde veio esses Gnats.


Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

MarcielS escreveu:Não entendi. Você pegou as larvas e colocou no pote? E aí? Afogaram-se?

As vezes pensamos que a utric morreu por não vermos mais folhas sobre o substrato. Mas ela está lá, sob o substrato, esperando uma oportunidade para rebrotar.

Se a utricularia morreu realmente, fique tranquilo, pois você vai conseguir outra para cultivar. O maior problema é descobrir de onde veio esses Gnats.
Acho que sim, deixei elas la por um bom tempo e pararam de se mexer.

Nao tem mais as folhas dos montes de utricularias que tinha no bog, nada mesmo. Tomara que consiga mesmo Marciel ;)
De onde veio? Eis a questão, er a primeira vez que eles aparecem por aqui.


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Que prejuízo hein MarcosM mas, se for como pessoal disse é possível que as Utriculárias rebrotem. O estranho é que as utrics que vivem em terrenos alagadiços terem "morrido" e as Droseras não. Se elas se foram realmente, especulo que a infestação de Gnat já tinha comprometido as plantas e a gota d'água foi a imersão das mesmas.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

rdrgobra escreveu:... ... O estranho é que as utrics que vivem em terrenos alagadiços terem "morrido" e as Droseras não. Se elas se foram realmente, especulo que a infestação de Gnat já tinha comprometido as plantas e a gota d'água foi a imersão das mesmas.
A submersão das plantas carnívoras não traz problemas. (até porque suportam bem e não é muito tempo), mas pode vir a danificar um seedling que podem se liquefazer com facilidade.
Habitats frequentemente são alagados.
Mas seu raciocínio foi racional..
O melhor é aguardar para saber se rebrotam.. :mrgreen:


Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »



Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fala ai Marcos, tudo bem, fico feliz em saber que algumas PCs sobreviveram ao ataques das Gnats e, o que é melhor estão se desenvolvendo bem. Agora cá entre nós, as Utrics se foram mesmo ou há esperanças de rebrotarem?


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem