Outono-Ajuda

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Outono-Ajuda

Mensagem por kio92 »

Gente ainda não passei nem um outono com minha Dm.(green/red )que ate que em fim ta ficando red também :lol:
E queria saber se tem alguma coisa que eu precisso saber como algum cuidado especial com a planta,prepara-la para dormencia sei lá alguma coisa assim.Se ela tem tendencia a ficar verde de novo :cry: ,qualquer coisa relacionada a outono+planta carnivora.
Obrigado a todos,My best´s kk


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bom, eu não tenho muita experiencia em induzir plantas a dormencia na geladeira, mas basicamente, voce precisa retira-las do vaso, lavar a planta com algum esguicho de água para limpa-la/lava-la bem, depois coloca-la dentro de um ziplock ou outro saco plastico transparente (não sei se é obrigatório ser transparente), pode envolver as raizes com sphagnum umidecido se quiser, se tiver fungicida, aplicar algumas borrifadas na planta, lacrar, amarrar ou fechar o saco.
Coloque dentro da geladeira, pode ser na parte de baixo, longe do congelador.
Voce deve fazer isso no periodo do inverno na sua região, não se esqueça de marcar no pacote com a planta, a data em que foi posta para dormencia. Voce precisa deixa-la repousar por "se não me engano" 3 meses lá, e então, retira-la apos cumprido o prazo.
Planta-la novamente em um novo substrato e voltar a cuida-la normalmente, reacostumando ela ao sol direto aos poucos.

Importante, voce deve induzi-la a dormencia todos os anos na mesma data ou pelo menos em um dia proximo.

A planta precisa de dormencia para um desenvolvimento saudável, se voce não induzi-la a dormecia ela pode continuar crescendo, mas pode vir a morrer sem mais nem menos pela necessidade do descanso. E dificilmente voce verá ela florir sem que a planta passe por uma dormencia.

Boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi kio,

Dá uma olhada neste tópico, minha experiencia com dormencia induzida

8-)


kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Felipe , acho que minha dormencia vai ser natural mesmo...Odeio inverno :caveira:


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

kio92 escreveu:Felipe , acho que minha dormencia vai ser natural mesmo...Odeio inverno :caveira:
kkk Pois é, nao vá entrar dentro de um saco e se trancar na geladeira :lol:

Agora a planta nao entra em dormencia no clima de Espirito Santo, voce tem a opcao de nao coloca-la para dormencia ou coloca-la, com este método da geladeira.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Felipe não sei não mais ano passado eu fiquei igual um louco quando as folhas começaram a queimar por causa do frio por incrível que pareça a temperatura tava entre 11 a 13c me senti no inferno naquele frio desgramado tenho pena de quem não mora no litoral B)


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,


Eu não tenho experiência quanto a dio's, mas fico pensando se com o tempo maluco que é aqui na região ela entraria em dormência naturalmente.

Moro em Sorocaba-SP a 90km de São Paulo e o clima aqui é instável. O inverno é maluco tem dias que baixa para 8C e no outro faz 18C. A planta deve ficar meio perdida.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bom, se a temperatura baixar desta forma é bem capaz que não precise induzi-las a dormencia, mas dai quando mais frio dar a elas, melhor.
Pow 16° ainda to andando de camisa regata por aqui :lol:
Boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

kio92,
Assim como o Felipe eu também acho que a dionaea nao entra em dormencia natural no clima de Espirito Santo, mas é puro achismo, pois não sei exatamente qual é a média de temperaturas no outono e inverno aí.

Paulo,
Apesar dos dias mais quentes o outono e o inverno aí em Sorocaba ainda são bem definidos e tem médias de temperaturas bem baixas.

A planta começa a dar sinais de que vai entrar em dormência em meados do outono. O ideal é ficar de olho para identificar se esses sinais aparecem até a chegada do inverno. Caso contrário deve ser realizado a dormência induzida.

8-)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu:A planta começa a dar sinais de que vai entrar em dormência em meados do outono.
As minhas variedade 'Cinderela' estão em sono profundo, ou morreram mesmo. 2 anos que se passaram pensei que haviam morrido mas elas do nada resolvem aparecer e em alguns meses o musgo ou outra drosera que compartilha o vaso com elas resolve tapa-las :lol:
O principe vai ter de vim pegando fogo para acorda-las de vez kkkk


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem