Estufa Ap+piscina

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
JeanCW
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Fev 2012, 13:13
Localização: Bagé, RS

Estufa Ap+piscina

Mensagem por JeanCW »

Bom pessoal, meu objetivo: Transformar um quarto vago que tenho no AP em um ambiente perfeito para nepenthes (e outras plantas que se adaptarem), visto que o verão aqui varia de 20 a 40ºC (Depende se chove...), e o inverno de -5ºC a 15ºC (em média)... então preciso dessa estufa mais para o inverno do que no verão!!!

Abaixo as fotos:

Material utilizado:
Plástico de estufa
Plástico preto (para absorver luz e esquentar a água!)
Fita adesiva (da grossa e que cole bem!)
2 Vidro de pepino em conserva (sem os pepinos hahhaha)
1 cabo de vassoura
*improvise como quiser

Colei o plástico de estufa na armação da janela de vidro (fechada), vedando ela.
colei o restante do plástico de estufa no plastico preto (De modo a evitar vazamentos por furos), aí dobrei esses plásticos (origami hahhaha) de modo a formar uma piscina... as partes que encostam na parede colei com fita, a parte que nao encostava usei os vidros de pepino cheios de água como peso e apoio pro cabo de vassoura que deu sustentação pra piscina.
Coloquei água pra testar e não houve vazamentos, e não precisa ter medo da fita não aguentar segurar a água, não precisa coloca muita água, é só pra manter o ambiente úmido...

Considerações:
E se der mosquito da dengue nessa água parada? -> coloca sal de cosinha!!! a água evapora mas o sal não!! Segue abaixo alguns pontos de ebulição:
ponto ebulição Magnésio (presente na água) 1.107º C
ponto ebulição Cálcio (presente na água) 1484 °C
ponto ebulição Sódio 883ºC
ponto ebulição Cloro -34ºC -> ou seja, a temperatura ambiente o cloro evapora... se quiser coloque em um balde água da torneira, deixa de um dia pro outro parado (pra evapora o cloro) e depois despeja na piscininha, você estará criando um ambiente com água "purinha" na atmosfera @@

Investimento: 20 reais
Tempo de construção: menos de 20 minutos hUSAhusahhsa
Amanha estarei observando a variação de temperatura no quarto (com a porta fechada), e da temperatura na água, mas uma coisa que já percebi foi que ao colocar o plástico na janela o quarto começou a ficar quente...

Ps: futuramente quem sabe eu coloque lâmpadas daylight
ps2: no verão deixarei as portas abertas pros insetos entrarem, mas no inverno, como a janela estará fechada e a porta também terei que alimentá-las manualmente (ou ligar a luz e abrir a porta que enche de bichinho da luz HAUShuashhsaas)
Vlw, e quem quiser pode ver minhas outras plantinhas.. .https://www.facebook.com/media/set/?set ... 811&type=3" onclick="window.open(this.href);return false;

E se quiser add no face sintam-se livres! ^^

Fotos:
[img]http://i1251.photobucket.com/albums/hh5 ... 162323.jpg[/img]
[img]http://i1251.photobucket.com/albums/hh5 ... 162254.jpg[/img]
[img]http://i1251.photobucket.com/albums/hh5 ... 162246.jpg[/img]
[img]http://i1251.photobucket.com/albums/hh5 ... 162239.jpg[/img]
[img]http://i1251.photobucket.com/albums/hh5 ... 2228-1.jpg[/img]


JeanCW
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Fev 2012, 13:13
Localização: Bagé, RS

Mensagem por JeanCW »

na parte da janela não aparece bem, mas tem o plástico especial para estufas!!! ^^
esqueci de comentar, a janela fica ao sul, pega sol das 4 até o por do sol, o resto do tempo é apenas claridade...
se preciso for coloco lâmpadas daylight... mas acho que não será preciso, quando as neps chegarem eu observarei a reação delas...
além disso o vidro funciona como lupa, e o plástico como filtro, então acho que na frente da janela (colocando uma prateleira dentro da "piscina") elas ficarão bem iluminadas


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

cara ficou legal, mas eu acho que a umidade vai afetar a tintura da parede, e um outro perigo, são estas tomadas... Mas vamos esperar o pessoal pra saber de algo...

T+


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

Mensagem por viniciusdm »

Não sei não. Acho que o sol é muito pouco, mesmo pra neps low! Mas não tenho muita exp com nepenthes, por isso é melhor alguém mais experiente falar! Agora com dróseras ja tenho um pratica, e sei que as mais comuns (burmani, spatulata, intermedia....) não iriam gostar, mesmo que vivam ai elas iriam ficar com as cores feias.
Mas parece que vai da certo, a humidade deve ficar muito alta ai.
Ja tentei fazer isso, mas como aqui é muito quente o lugar ferve pro ficar fechado. Mas ai no inverno deve fica agradável!


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Olha Jean, devo admitir que você teve uma excelente criatividade, meus parabéns! Agora só tenho que lhe lembrar umas coisinhas.
1- Em relação a humidade, acho que as plantas irão adorar, mas os humanos nem tanto... Como mora em apartamento certo? E se você não mora no T ou no SS a humidade pode ser um problema para as suas paredes, e principalmente para o telhado de quem está em baixo da sua casa.
2- MUITO CUIDADO COM A ELETRICIDADE! Reparei que nesse quarto tem algumas tomadas, então cuidado, pois creio que você saiba que agua e eletricidade não combinam muito bem.
3- Deixar a porta e a janela fechada pode não ser uma boa, pois o ar (mesmo que estaja humido) em algumas horas do dia, fazendo 40·c irá estar aquele clássico "bafo" rolando por aí então colocar uns ventiladores pequenos pra fazer o ar circular seria uma boa!
4- Não sei quais são as suas pcs favoritas, mas não coloque as plantas que gostão daquele solzinho direto por no minimo 6hs nessa sala. É uma boa por nephs, utricularias, pings, enfim.

Abs.

ps: Uma boa ideia era reservar um pedaço da piscina e por utrics aquáticas :mrgreen:


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
JeanCW
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Fev 2012, 13:13
Localização: Bagé, RS

Mensagem por JeanCW »

Então, quanto as tomadas não tem problema pois coloquei apenas um fio de água (tem milimetros de altura a qtd de água, parece ser funda devido ao plástico transparente que coloquei duplo pra assegurar que não haverá vazamentos).
Eu moro sozinho no ap... quanto a umidade na tintura da parede creio que não será problema, ficarei aqui mais 3 anos e antes de entregar o AP tenho que pintar de qualquer forma... o verão na minha cidade é quente e seco, e o inverno frio e chuvoso (inverno n vai precisar da piscininha, sem falar que inverno aqui parede mofa de qualquer jeito) e quanto a corrente de vento, nossa minha cidade tem MUITO vento, então é soh eu abrir uma janela aqui e tudo fica ventilado.
Iniciarei provavelmente com (ou derivadas de) ventricosa, alata, khas. Futuramente bicalcarata...
Vou tentar e ver no que dá, de qualquer forma no mínimo será como um teste ;)


Ahh Ribeiro boa ideia mesmo colocar utrics aquáticas =D
Uma coisa que esqueci, e vou comprar amanhã, é isopor em folhas pra por embaixo da piscina (diminui a troca de calor com o piso).
a prateleira com as neps ficará encima dessa piscina, e terá cordinhas para amarrar as gavinhas upper hhehehe
outra coisa... no momento não me interesso por outras plantas que não Neps... futuramente quem sabe...
Creio que conseguirei criar um ambiente bom pra elas nesse quarto, caso não consiga eu tenho a minha sacada que fica ao Leste e pega o sol do momento que nasce até antes do meio dia ;)


AHhh vale lembrar que to pensando mais no inverno! No verão se eu notar que tá muito abafado eu abro as portas e tal, o problema é o inverno na minha cidade que é muito rigoroso!!! sem falar que aqui soh eh quente (considera-se quente 25 a 35ºC) de dezembro a finalzinho de março)... o resto é sempre frio >.<


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

^^ Ah. Então sem problemas, hahah.
Jean, só uma dica, evite postar muitas mensagens no forum. Quando postar uma mensagem e depois que enviar, você se lembrar que faltou alguma coisa, e não tiver outra mensagem a baixo, ou seja, se for a última mensagem do topico, use a ferramenta "editar" para não poluir o fórum, ok?
Ah, meu nome é Gabriel, ok?
Ah, tbm é normal gostar só de neps, os nepeiteiros dominam, haha. As sarras tbm são incríveis...


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
JeanCW
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Fev 2012, 13:13
Localização: Bagé, RS

Mensagem por JeanCW »

Ahh beleza, foi mal, achei que fosse tipo facebook HUAShushahsa nunca usei fórum ^^
Mas beleza, e se alguém tiver dicas ou sugestões só postar aí...
To pensando em construir um sistema de destilação da água que consiste basicamente em uma chaleira sobre um fogão, com um termômetro, uma mangueira ligada a chaleira e depois passando por um sistema de refrigeração (agua com gelo na pia), pra no final sair água pura...
Vlw aí


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sem problemas. Já editei suas mensagens.


Jean, sua idéia é bem legal! Quero ver isso funcionando! 8-)


JeanCW
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Fev 2012, 13:13
Localização: Bagé, RS

Mensagem por JeanCW »

O sistema de destilação está apresentando algumas problemáticas... assim que eu resolver vos aviso.
Quanto a "piscininha" eu a desativei (tenho muito medo de mosquito da dengue,ela parecia difícil de limpar e ela iria oxidar a prateleira de metal), como vocês podiam ver nas fotos tinha o plástico preto e o de estufa (transparente) formando uma camada dupla.
Então o que fiz (visando aquecer o quarto, visto que o inverno aqui é rigoroso e a maior parte do ano é frio), foi colocar folhas de isopor embaixo (pra evitar trocar calor com o piso) e tirar o plástico transparente, desse modo ficou apenas o plástico preto que absorve calor, sobre esse plástico colocarei vasilhas de plástico (+ fácil de limpar se tiver larva de mosquito) com pouca água para aquecer e umidificar o ar, e se preciso for tenho aqui um aquecedor a óleo para dar um "boost" na temperatura em dias MUITO frios.
Além disso, como as pc's ficarão alí, o plástico preto no chão facilitará a higiene do local visto que estarei constantemente borrifando elas; quando o verão chegar a única coisa que farei é deixar a porta do quarto aberta para ventilar o quarto (aqui tem bastante vento).
Pelo que andei observando no quarto o único sol que bate alí é o de fim de tarde, em média 3 ou 4 horas de sol antes do por do sol, então colocarei as plantas na altura da janela de modo a aproveitar todo o sol. (confirmarei o horário do sol no quarto amanhã, com fotos)
Colocarei mais fotos quando as plantas chegarem, espero conseguir criar um ambiente propício para:
Pinguicula Esseriana, Pinguicula Wesser, Pinguicula Gigantea, Drosera Burmannii, Drosera Burmannii red, drosera filiformis, Nepenthes Ventricosa, Nep. Ventricosa X Khasiana, Dionaea Muscipula e Esfagno vivo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem