Banco de pólen-seria uma boa ideia ?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Banco de pólen-seria uma boa ideia ?

Mensagem por guigacaldeirão »

Eu não sabia exatamente em qual categoria eu teria que colocar isso,mas enfim,já tinha visto no CPUK um tópico que tinha o objetivo de avisar fulano que tinha pólen parar fazer cruzamentos e híbridos de nepenthes,funcionava assim;O sujeito avisava que tinha pólen de uma X espécie de nepenthes,o outro sujeito mandava uma MP avisando que tinha uma Y espécie de nepenthes do sexo feminino com flores prontas para a polinização,caso conseguissem uma polinização bem sucedida eles dividiam as sementes entre si ou permutavam.
Sempre achei isso uma ótima ideia e sempre me perguntei porque não tínhamos algo parecido aqui no fórum...eu sei que o florescimento de nepenthes não é algo tão comum assim,mas não estou falando só de nepenthes...dioneias e sarras também poderiam disponibilizar pólen para cruzamentos,e quem sabe até Droseras como D.binata na qual algumas variedades precisam de polinização cruzada para se obter sementes férteis(meu caso...).Imagina cada hibrido de nepenthes e sarras poderemos criar,imaginem quantas variedades de dioneias podemos conseguir cruzando 2 variedades diferentes(red piranha x tipica por exemplo) :D .Também acho que deveríamos fazer diferentes bancos para cada gênero Ex;Banco de pólen-Nepenthes,Banco de pólen-Dioneia,Banco de pólen-Sarracenia,etc...

E vocês pessoal o que acham da ideia ?

Abraços : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pois é Guiga, não seria uma má idéia, mas acredito que tenhamos poucos usuários ainda com plantas adultas que florescem, e nosso fórum não é tão conhecido mundialmente para que essa troca se polems seja realmente ultilizada.

Eu particularmente não curti muito ficar coletando pólem das minhas Nepenethes, é chato pra cassete, e olha que sou paciente.
Todo dia tenque retirar um pouco e tal, imagine das outras PCs hehe.

Acho que poderia ao invez de ter um banco de pólems a pessoa registrar em algum lugar do fórum quando a planta dele estiver começando a produzir uma haste floral, a espécie que se trata e se ele recisa de pólem (Macho), ou irá doar para quem tiver uma planta Fêmea, no caso das nepenthes.

E sarracenias, caso queiram criar hibridos entre o pessoal.

Mas acredito que a especie que prevalecerá neste procedimento serão as nepenthes :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Felipe_Steinthaler escreveu:Pois é Guiga, não seria uma má idéia, mas acredito que tenhamos poucos usuários ainda com plantas adultas que florescem, e nosso fórum não é tão conhecido mundialmente para que essa troca se polems seja realmente ultilizada...
Na verdade a troca de pólen so acontecia com membros de um mesmo país no CPUK...como você disse é bem provável que seria as nepenthes no qual prevaceleria os cruzamentos...mas e as dioneias será que ninguém iria se interessar em criar novas variedades ? essas não são tão raro de florescer e nem de encontrar plantas adultas...
Estava principalmente interessado em dioneias graças ao ver esse tópico; viewtopic.php?f=11&t=486&hilit=h%C3%ADbridos" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas era isso o que eu quis dizer;"banco" é uma palavra figurada,a pessoa registraria que tinha pólen disponível como você disse :D
Abraços : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Com certeza seria legal fazer cruzas de diones, mas mesmo assim acho que teria mais sucesso (mais rapidamente) se comprasse por exemplo uma dionea Red Dragon e cruzasse com as suas normais quando florirem, até as Nepenthes eu ando desanimado, to preferindo esperar um milagra das duas, femea e macho florescerem juntar para poliniza-la diariamente com polem recem colhido...

Existe uma Agencia de Pólem Internacional http://pollen.carnivoren.org/. Acredito que seja uma ótima ideia para quem quer propagar espécies raras e não sabe quem tem um macho da mesma espécie para cruzar.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Bom, minha N. maxima ta soltando mais hastes por incrivel que pareça, se alguem tiver femea em flor me avisa =)


I'm a wild flower, the thing that feels
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Uma nep low dando flores em pleno inverno(sendo um dos mais frios da minha vida) é muito estranho :shock: Parabéns pelas flores,elas deviam estar querendo te dar um presente de aniversário :lol:
Abraços : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Matheus escreveu:Bom, minha N. maxima ta soltando mais hastes por incrivel que pareça, se alguem tiver femea em flor me avisa =)
Fez acupuntura nessa nepenthes?


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Não, a maxima nunca foi espetada mais ta parecendo um buquê de tantas hastes que solta, tambem achei estranha essa historia de flor no inverno, mas se ela quer né :P
agora quero tirar foto dela XD


I'm a wild flower, the thing that feels
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem