Propagação artificial de nepenthes por cultura de tecido

Área destinada para a divulgação de vídeos sobre plantas carnívoras.
Responder
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Propagação artificial de nepenthes por cultura de tecido

Mensagem por crytech »

Bom esse video da Borneo Exotics me chamou muito a curiosidade, até hoje eu não tinha ouvido falar em propagação de nepenthes por cultura de tecido através de sementes, as técnicas utilizadas neste video me parecem um pouco surreais, assisti umas 3 vezes porém tive certas dificuldades com o inglês britânico puxado pro alemão, mas ainda quero ver se consigo fazer legendas em portugues. O problema que eles não explicam exatamente como conseguem germinar as sementes, nem mesmo qual é o substrato (que pra mim parece um gel preto).

Bom, melhor vcs assistirem e tirarem suas conclusões. Se alguém souber alguma coisa à respeito, não deixe de comentar!! : disfarce :



"Se a cultura de tecido for bem sucedida... Milhões de plantas à partir de uma única semente". :shock2:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Nossa....eu nem tenho palavras para comentar..''Incrivel!!''

Com um laboratorio desses para investir em neps, eu to no céu..


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe,

Fantástico, pena que o vídeo não ensine todos os caminhas das pedras, de qualquer forma é muito instrutivo.

O detalhe do uso de luvas e esterilizar as pinças com fogo no vídeo são válidos em escala industrial.
Só acho que para quem recebe sementes não valha tanto a pena, pois não sabemos como elas foram manuseadas antes de chegar a nós.

Só nos resta semear as nossas usando o mesmo processo que é feito com luz artificial e lacre, e depois torcer para que não criem fungos. Vou fazer o teste aqui e vejamos o resultado.



Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito legal!!
Paulo, você teria que ter também o gel especial, que é uma das partes mais importante do processo...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Mandei umas sementes para fazer este processo em laboratorio ( umas 500) de especies variadas.Na verdade,após germinada a semente, a seedling fornece material genetico para fazer milhares de mudas exatamente iguais.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

paulo escreveu: O detalhe do uso de luvas e esterilizar as pinças com fogo no vídeo são válidos em escala industrial.
Só acho que para quem recebe sementes não valha tanto a pena, pois não sabemos como elas foram manuseadas antes de chegar a nós.
Só nos resta semear as nossas usando o mesmo processo que é feito com luz artificial e lacre, e depois torcer para que não criem fungos. Vou fazer o teste aqui e vejamos o resultado.
Paulo, no procedimento de preparação do meio de Tissue culture, a esterilização das sementes é parte fundamental da cultura.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

OPa... Ótimo vídeo já tinha visto antes... É uma pena que eu não sei inglês, muito menos com sotaque alemão...

é esse gel é um conjunto de Agar(gelatina natural, alguma coisa das algas), açúcar, adubo, enraizador(agua de coco), vitamina B e mais outras coisas que não me lembro no momento... Ele tem tudo para as sementes ou tecido se desenvolverem.

Pena que o processo não é tão simples pois precisa de um ambiente totalmente asséptico e pra isso precisa-se de uma capela de fluxo laminar.

Valdemar cara legal, que espécies você mandou?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Muito interessante o vídeo!
Estou em processo de seleção de mestrado e dentro dele inclui cultura de tecidos de algumas espécies nativas da região. Quero aproveitar e introduzir a cultura de algumas espécies de carnívoras, especialmente as do gênero Nepenthes. Quem sabe ainda veremos algo parecido, com o que vimos no vídeo, no Brasil...
Melhor que ficar babando é por a mão na massa! :D
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
shinfay
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 18 Ago 2010, 10:54
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por shinfay »

Já tinha visto esse vídeo, na verdade o documentário completo, é muito interessante mas o investimento inicial deve ser alto.
Lembrando que a Borneo Exotics já está no mercado a um bom tempo e com certeza não começaram de cara com cultura de tecidos. Eles já tem um "mercado" comprador sólido pois já são referência em muitos países no quesito Nepenthes.
No Brasil, para experimentos científicos acho viável, mas para fins comerciais... bem complicado devido a legislação, burocracia, impostos, e por ai vai. Mas quem sabe aldum dia né.


Shinfay
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=307/]Growlist[/url] / [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=383/]Galeria[/url]
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Ah.. que eu não me engano o Marcos Ono usa a cultura de tecido...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem