D. adelae???

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

D. adelae???

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal!
Desculpem-me pela ausencia... depois de muitos infortúnios, agora é q meu cultivo tá se recuperando...

Pois bem... como vcs sabem eu quase perdi minha D. adelae... q de uma hora pra outra, enfraqueceu, e secou quase por completo... revirando vaso, encontrei pequenas mudas nas raizes mais profundas e delas consegui novos exemplares, fora uma muda pequena bem no meio da touceira q consegui salvar : dance :

Só q ontem, ao passar o pente fino nas plantas, notei no vaso da minha B. reducta duas "droserinhas"... uma delas (a maior da foto), tá parecendo a D. adelae... será isso mesmo?? :shock:

Se for, o fato mais curioso é q o vaso da D. adelae, está na parede oposta a esse vaso, distante cerca de 2 ou 3 metros.... Será q em algum momento ela produziu sementes viaveis q voaram com o vento? O substrato da B. reducta já tem mais de um ano e foi devidamente esterilizado (fervido por 5min)... e esse vaso da B. reducta tem como vasos vizinhos apenas as nepenthes e uma orquidea...

A outra drosera da foto (mais ao alto, à esquerda) eu não faço menor idéia do q seja, mas ainda acho q tá cedo demais...

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/DSCN7120.jpg[/thumbnail]


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola fatima, qualquer coisa tem uma bela touceira aqui ja... porem por mais curioso que seja esta muda esta parecendo muito com a Adela sim. agora como ela chegoi ai e outro caso, pensando aqui tem algumas possibilidades tb como passaros ladrões de musgo caregando a mudinha, alguem tentando te ajudar na limpesa e fazendo isso, sei la. a outra mudinha parece ser uma Drosera praguejaira mais conhecida como Burmanni... essa o vento leva ate os confins...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu não acredito q tenha sido passarinho ou ajudantes humanos, pois nas plantas apenas eu faço a manutenção/poda/limpeza e os passarinhos nunca mexeram nos meus vasos de pc's...

Agora, se aquela outra drosera for uma burmanni, aí, meu amigo, o mistério fica ainda mais misterioso, pois não tenho burmannis em cultivo há muuuito tempo!!! rs...rs...rs... Eu estou achando q das q eu tenho, pode ser q seja a venusta... tenho a madagascariensis mas essa fica ainda mais distante da B. reducta....

façam suas apostas... :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Fatima.

É uma D.adelae sim. Como apareceu ali é uma incógnita, rs. :lol:


Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ta dificil mais ate onde vejo so identifico elas mesmo. lembrando que a natureza e sabia e tem seu tempo, sementes podem ficar mais de ano guardadas esperando a hora certa para eclodirem, eu mesmo tenho um vaso que agora germinou sementes de biblys apos mais de 6 meses que a mamãe moreu, ou seja apesar de serem rapidas ficaram la so aguardando o tempo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Também tenho uma história, comprei duas D. Adelae com o Gino, e uma morreu, continuei regando por 2 semanas, quando olho tem 12 droserinhas brotando :shock:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:É uma D.adelae sim. Como apareceu ali é uma incógnita, rs. :lol:
pois é... abiogênese, de repente? :lol:
smart2 escreveu:ta dificil mais ate onde vejo so identifico elas mesmo. lembrando que a natureza e sabia e tem seu tempo, sementes podem ficar mais de ano guardadas esperando a hora certa para eclodirem, eu mesmo tenho um vaso que agora germinou sementes de biblys apos mais de 6 meses que a mamãe moreu, ou seja apesar de serem rapidas ficaram la so aguardando o tempo...
Se for, vai ser outra nascida por geração espontânea, Ricardo, pq antes de ganhar essa B. reducta eu já não tinha burmannis há tempos!!... Qdo ela chegou, ainda muito pequena, ganhou vaso e substrato novo, depois qdo ela cresceu um pouco mais, troquei pra esse vaso... tô me divertindo muito com isso :lol:
Vinilokão:P:D escreveu:Também tenho uma história, comprei duas D. Adelae com o Gino, e uma morreu, continuei regando por 2 semanas, quando olho tem 12 droserinhas brotando :shock:
Vinicius, qdo fui remexer o vaso da D. adelae q já tava nas ultimas, praticamente seca, tb, percebi q as raízes mais profundas já desenvolviam pequenos brotinhos... Acredito q se eu tivesse feito o mesmo q você fez, em algum tempo esse vaso tb renasceria... Acho q fica a dica... se uma D. adelae morrer sem motivos aparentes, ou a gente retira o substrato com cuidado pra pegar as raízes (fiz isso tb e consegui sucesso tb) ou a gente continua cuidando do vaso pq uma hora ele volta a rebrotar! :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Que legal, Fatima.

Acho que pode ter vindo de semente, sim.

Olha aí uma adelae daqui germinando:
Imagem
Ela atualmente. Na sombra:
Imagem
A mãe dela, no sol pleno:
Imagem

Abraço


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Eu acho que foi a fada das PC's que plantou pra você brincadeirinha mais um mistério da natureza

Enviado de meu LG-D385 usando Tapatalk


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

D. adelae, com certeza. Esta PC gera muitas sementes inviáveis, mas vez ou outra alguma é fértil e, ao ser levada pelo vento (e achar as condições propícias) germina.

Isso é coisa rara, mas acontece.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem