Pinguicula Sethos [Identificada]

Peça ajuda aos usuários com mais experiência para descobrir qual é a sua planta carnívora.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Pinguicula Sethos [Identificada]

Mensagem por MarcielS »

Pessoal,

Eu cultivo a pinguicula 'weser' (P.moranensis x P.ehlersiae) a mais de dois anos e como foi comprada do Ono não imaginei que a ID pudesse estar errada.

Bom, estava eu polinizando as pings quando comecei a prestar mais atenção aos detalhes da flor (pois é, nunca tinha parado para ver os detalhes). Para o meu espanto, não é que a flor é da P.x sethos (P. ehlersiae x P. moranensis)!!!

Então, aviso aos colegas que tiverem clones da minha, que mudem a ID da pinguicula.

Falando em propagação... obtive novamente (segunda vez) sucesso na polinização, então meus amigos, vem aí mais uma geração F2 de P.x sethos! Dependendo da quantidade de sementes abrirei uma pequena doação!!

Abç. 8-)
Editado pela última vez por MarcielS em 20 Abr 2011, 11:20, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que legal Marciel! bela descoberta, nunca é tarde para descobrir a verdadeira identidade das PCs que temos hehe
Eu ficarei muito feliz em obte-la, mesmo que não doe eu ficarei na fila para comprar algumas de voce : joia :
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hehehh, então Felipe, eu não me preocupei por causa da origem (tenho que avisar o Ono) da minha planta.

O que eu acho mais legal é que todos dizem que estes hibridos não produzem sementes e eu consegui produzir frutos pela segunda vez. Tô torcendo para que dê mais sementes que da última, já são dois frutos "gordinhos' aqui!

Seu nome já está no topo da fila! : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pois é, tenque avisar o Marcos Ono para ele atualizar lá... a final trocaram o nome do pai pelo da mãe no hibrido kkk e o filho teve que mudando o nome também hehe

Poxa 2 frutos gordinhos? que legal... muitas vezes é assim mesmo, uma galera fala isso e aquilo, que a planta não produz sementes viaveis, quando vê voce tem sementes pra dar e vender daquela planta.

Obrigado pela gentileza :mrgreen:
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Parabéns cara,ainda mais que é difícil achar sementes de pinguicula aqui no brasil(já tinha procurado na opção procura-se do outro forum e ninguem me mandou mp... :oops: )Mas enfim boa sorte espero que consiga bastante sementes,se conseguir eu até compro,é so me avisar :) Abraços e boa sorte


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Oi Marciel, Que interessante em :mrgreen:
entao a minha que veio de você está incluida nisso?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Opah, isso mesmo Daniel!

Tudo indica que é, mas vou postar algumas fotos para que possamos identificar com clareza.
Tô aguardando uma resposta do Ono.


: joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom, enquanto não tenho uma confirmação do Marcos, segue uma foto que achei na internet.

A flôr da minha pinguicula é exatamente igual a esta.
[img]http://www.tropical-mesa.com/a_img_shar ... 3Feb03.JPG[/img]

8-)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Linda esta planta Marciel, a sua fica assim avermelhada também?

Caramba fiquei confuso ai também, apesar de nao conhecer as flores de nenhuma das duas para saber a diferença na planquinha de ID da planta ali ta "Weser" e o cara editou o nome ali para "Sethos" que estranho :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então Felipe, ela fica bem 'rosada', desse jeito mesmo, se deixada ao sol da manhã.
Também achei esquisito a placa de identificação indicar p.weser, mas como você percebeu foi editada com o nome de p.sethos. A confusão vem de longa data, a foto é de 2003!

Vou separar hoje fotos das flores das minhas pings (tô fora de SP) e na segunda feira posto aqui para que todos vejam e comparem. Vou tentar tirar uma foto dos frutos também. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem