1ª floração de U. calycifida

Assuntos sobre utriculárias.
Responder
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Que linda!
Agora mal vejo a hora da minha florir também! hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Igor_souz4 escreveu:...Parece bem maior que as de U. Arenaria que dão aqui.. hehe :?
Igor,

Comparada a flor da arenaria a flor da calycifida é gigante, rs, tem de 1,5 cm a 2cm. 8-)


vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Nossa muito bonita a flor dessa utricularia!
MarcielS escreveu:...Caso opte pela polinização, terá de abrir a flor para fazê-lo...
Como funciona esse processo?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vitor,

No caso da calycifida, terá de separar os lóbos superior e inferior para encontrar os órgãos reprodutores. E ela é chamada de calycifida por que a flor tem o cálice dividido. 8-)

Rodrigo,

A U.calycifida adulta produz até mais de vinte flores em uma haste floral. Uma a uma semanalmente. Vai se divertir. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel - Muito obrigado pelos comentários. Quanto a polinização, conversando com o Carlos ele me disse que esta planta se auto-poliniza e que eu deveria tomar cuidado pra que ela não infestasse os vasos vizinhos, mas agora você vem e me diz o contrário. Confesso que fiquei confuso :? , porém se para polinizá-la tiver que destruir sua bela flor, aí eu declino, pelo menos nesta floração é claro :mrgreen: .

Igor, Fernando, Vitor - Valeu pelos posts.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom Rodrigo,

Espero que sua planta dê tantas sementes quanto puder. Quem sou eu para duvidar do que diz o Carlos R.

Falo o que presenciei pois minha calycifida deu flores por duas estações e nunca produziu uma semente sequer. Estranho por que o ambiente aqui é controlado e não tem como haver polinização por inseto. Esperei em vão por dois anos pois queria colocá-las para doação.

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que linda que está, quando florescem é sempre uma alegria. Acho linda esta espécie, se surgirem sementes, já sabe com quem negociar :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel -
MarcielS escreveu:Espero que sua planta dê tantas sementes quanto puder. Quem sou eu para duvidar do que diz o Carlos R.
Que é isso, suas informações serão sempre bem vindas. Você e o Carlos são minhas referências no cultivo de PCs, ele com as Droseras e Utrics e tu com as Neps.

Felipe -
Felipe_Steinthaler escreveu:Que linda que está, quando florescem é sempre uma alegria. Acho linda esta espécie, se surgirem sementes, já sabe com quem negociar :mrgreen:
No seu caso amigo, caso consiga obter sementes desta PC, eu lhe faço uma doação de bom grado. Você é uma das pessoas que mais me ajudou neste hobby e ficaria muito feliz se pudesse contribuir com algo para seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:No seu caso amigo, caso consiga obter sementes desta PC, eu lhe faço uma doação de bom grado. Você é uma das pessoas que mais me ajudou neste hobby e ficaria muito feliz se pudesse contribuir com algo para seu cultivo.
Então muito obrigado :mrgreen:
Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem