GERMINAÇÃO DE MANGOSTIM

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
João

GERMINAÇÃO DE MANGOSTIM

Mensagem por João »

ALGUÉM TEM DICAS DE COMO TER SUCESSO NA GERMINAÇÃO DE MANGOSTIM?
OBRIGADO! :D :? :oops: :roll:


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi João.

Um site interessante:

https://www.mangostao.pt/index.html

Vídeos:

[BBvideo 640,480][/BBvideo]
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

... : joia :


João

Mensagem por João »

É QUE DA OUTRA VEZ A SEMENTE SECOU POR ISO A PERGUNTA


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Normalmente, é recomendada a estratificação das sementes em substrato umedecido com água. O substrato para estratificação das sementes pode ser fibra de coco, pó de serragem curtida ou vermiculita.

Em condições favoráveis de temperatura e umidade, a quase totalidade das sementes germina entre 10 e 20 dias após a semeadura

Cultivar mangostão a partir da semente é uma tarefa com graus de sucesso variados, afinal, as condições do ambiente precisam ser mantidas constantes por um período de 12 a 20 anos, tempo que leva a semente para se tornar uma árvore adulta e com frutos.

Plante as sementes em buracos de, no mínimo, 20 cm de profundidade, em solo arenoso, rico em matéria orgânica e misturado com composto orgânico. O solo deve ter, ao menos, 1,20 m de profundidade. A germinação geralmente demora de 20 a 22 dias e termina em 43 dias. As mudas precisam de cerca de 2 anos para crescer 30 cm. Após alcançar 60 cm, é possível transplantá-la. Contudo, faça isso apenas se for necessário.

Após o transplantio, as mudas devem ser mantidas em local sombreado, com 50% de luminosidade. Os tratos culturais do viveiro consistem na manutenção da umidade por meio de irrigações e na eliminação periódica de plantas daninhas que crescem no substrato.

Mantenha a temperatura regulada, sempre acima de 10 ºC e abaixo de 37ºC. Proteja as mudas dos ventos fortes.

A planta deve receber, no máximo, 13 horas diárias de luz solar filtrada ou sombra parcial.

Regue-a frequentemente, mantendo o solo sempre úmido. A umidade fornecida para a semente, muda ou árvore madura deve equivaler a pelo menos 1,4 m de chuva por ano. Use apenas água potável e jamais deixe a planta receber água salgada ou água de torneira salina. :geek:

... : joia :


Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

Bah... Que troço complicado de cultivar... : fiufiu :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

João Barcellos escreveu:Bah... Que troço complicado de cultivar... : fiufiu :
Então, veja antes o quanto foi complicado nosso amigo Marciel pesquisar para o melhor ajudar e passar as informações mais completas possíveis.
: farmer : : irado :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

Edson Poscai escreveu: Então, veja antes o quanto foi complicado nosso amigo Marciel pesquisar para o melhor ajudar e passar as informações mais completas possíveis.
: farmer : : irado :
Em nenhum momento procurei desmerecer a pesquisa do amigo Marciel, só me espantei pela dificuldade apresentada para cultivo da planta, então só me resta pedir desculpas por ter sido mal entendido ao ser irônico com tal dificuldade... Participo de vários fóruns e grupos (inclusive como administrador e moderador) e não me canso de realizar pesquisas no intuito de ajudar os outros membros!

Abs.


João

Mensagem por João »

Então eu vou comprar alguns frutos amanhã,alguém tem dicas de como tirar uma ''gelequinha'' que tem por fora da semente,porque eu vi no youtube que essa ''gelequinha'' fermenta a semente na hora da germinação? Ah e a todos que estão me auxiliando na germinação,eu agradeço! : joia : :D


Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

Normalmente quando quero limpar sementes que possuem mucilagem (a "gelequinha" que citou), eu lavo com água limpa e depois esfrego um pano seco, a mucilagem fica toda no pano...


João

Mensagem por João »

Mas pode ser água da torneira normal assim ou àgua fervida?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem