Dúvidas sobre Ibicella lutea

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Renato Vilhena
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Fev 2014, 16:58
Localização: Campestre MG
Agradecimentos: 2 vezes

Dúvidas sobre Ibicella lutea

Mensagem por Renato Vilhena »

Olá pessoal !

Comprei algumas sementes de Ibicella lutea no mercado livre e estou querendo umas dicas para germiná-la e cultivá-la, li num site em inglês que as sementes devem ser escarificadas, isso é verdade ?. O solo deve ser fértil ou pobre em nutrientes ? E como funciona a protocarnivoria dessa planta, ela é capaz de absorver os nutrientes dos insetos decompostos através das folhas ?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Alguns botânicos preferem chamar a Ibicella de planta assassina, pois não há nenhum inseto ou bactéria que aja em simbiose com ela, de forma que a mesma consiga aproveitar os nutrientes advindos dos insetos que captura. De qualquer forma há tempos ela é considerada uma protocarnívora e, sendo assim, a discussão em torno deste assunto é irrelevante.

Diferente das demais PPCs, esta daí aprecia solo bem adubado. Use uma mistura de húmus de minhoca e terra vegetal na proporção 1:2 que ela irá se desenvolver muito bem. Adubação a cada 15 dias também é bem vindo, se possível com Osmocote 15-09-12 Plus.

Quanto a escarificação, até onde sei isso é mito.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem