Maracujá Roxo

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Maracujá Roxo

Mensagem por ricardoluza »

Maracujá roxo - Passiflora edulis

[img]https://www.fiel.pt/fotos/familias/mara ... 4466de.png[/img]

Alguém conhece ou cultiva?

Estou tendo problema com algumas mudas, estão sendo atacadas por algum inseto que não consegui identificar o que é, pois ataca a noite. A princípio estou tentando controlar com uma solução de sabão e pimenta.

Se alguém cultiva, gostaria de saber qual o tempo aproximado que a planta leva para ficar adulta e se resiste bem ao inverno.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Ricardo.

Encontrei esse artigo que fala sobre o cultivo de maracujá. 8-)


O maracujá é uma planta tropical, que não tolera geadas ou ventos frios, desenvolvendo melhor em temperaturas ao redor de 25ºC. Trata-se de planta que cresce durante o ano todo, a não ser num período pequeno de inverno.

Exige uma boa e bem distribuída quantidade de chuvas. Regiões sujeitas as chuvas intensas e freqüentes não são favoráveis, visto que a polinização das flores será dificultada e as pragas e doenças serão combatidas com maior dificuldade. Da mesma maneira, regiões sujeitas a períodos de seca prolongada, o desenvolvimento da planta fica prejudicado, assim como sua frutificação.

Quanto ao solo, os maracujazeiros preferem os solos leves e profundos, com boa drenagem e não toleram solos encharcados, mesmo que por pequenos períodos

Fazer a semeadura no período de julho a agosto, diretamente em recipientes individuais (laminados ou sacos plásticos), colocando-se 3 a 4 sementes por recipientes. Após 20 dias de germinação fazer o desbaste, deixando-se uma muda por recipiente. Transplantar as mudas após 60 a 80 dias, com 20 a 25 cm de altura, para o local definitivo, irrigando-as abundantemente, até o perfeito pegamento.

Espaçamento

4 x 2m ou 3 x 2 m. Com esses espaçamentos poderemos ter em média de 900 a 1.500 plantas por hectare. As covas devem ser de 30 x 30 x 30cm.

Plantio

Através do solo fazer as devidas correções da acidez do solo. Cada cova deverá receber 20 dias antes do plantio o seguinte:
•3 a 4 litros de esterco de galinha curtido;
•500 gramas de calcário dolomítico;
•200 gramas de superfosfato simples;
•100 gramas de cloreto de potássio.

Fazer o plantio em curvas de nível, realizar em dias de chuvas e proteger as mudas contra o sol.

Instalação do sistema de sustentação

Optar para um dos dois tipos: “espaldeira”, com um ou dois fios de arame ou em “forma de T”. Apenas o broto mais vigoroso deverá crescer pelo tutor (estaca), até o arame mais alto. Usar arames liso nº 8 ou 10, fixo em mourões de 2,6m de altura, espaçados de 4 a 6cm.

Tratos culturais

Fazer as capinas manuais necessárias ou usar herbicidas de contato.

Podas: Escolher o ramo vigoroso como principal, evitando-se os outros que forem surgindo. Deixar esse ramo principal crescer até o fio de arame mais alto e depois deixá-lo crescer horizontalmente, amarrando-o cada 40 cm. Podar o ramo principal a 20cm da outra planta. Após o cicio de frutificação, no outono, podar os ramos que não seguem o sistema de sustentação, podar os ramos a uma altura de 60cm do solo e podar os ramos doentes ou muito finos. Usar tesoura com corte bem afiado, desinfetada com álcool, evitando-se o esmagamento dos ramos.

Adubação em cobertura após o plantio: Fazer três aplicações com 50g/planta/de sulfato de amônia, aos 30, 60 e 90 dias após o plantio.

Outras adubações: Na fase de florescimento e frutificação aplicar 100g/planta/de sulfato de amônio, 250g/planta de superfosfato simples e 200g/planta de cloreto de potássio. Após a primeira safra, repetir a adubação anterior em agosto, outubro e fevereiro.

Controle de pragas e moléstias

Fazer os devidos cuidados preventivos de controle as seguintes pragas mais frequentes na cultura: percevejo, lagartas, besouros e mosca das frutas, e também contra doenças causadas por fungos e bactérias.

Colheita
Normalmente é efetuada em dias alternados, em janeiro a julho, sacudindo levemente a ramagem para a queda dos frutos maduros e depois os recolhendo do chão. A produtividade normal está em tomo de 15 a 25 toneladas de frutos por hectare. A colheita deve ser classificada e embalada em caixotes tipo “querosene” ou caixas de papelão de 9,9 litros, com os frutos separados em camadas regulares.

Observações

Aplicar inseticidas no maracujá amarelo pela manhã e no roxo à tarde, para não matar os insetos polinizadores (principalmente a mamangava).

A cultura é econômica apenas por duas a três safras.

Se na época do florescimento houver muita chuva e alta umidade relativa do ar, teremos uma redução na polinização. Assim sendo, após 60 a 85 dias da abertura dessas flores, quando se dá a maturação dos frutos, haverá uma queda na produção.

Fonte: Toda Fruta


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Ricardo, se o inseto ataca durante a noite, é provável que sejam formigas saúvas.
Tente observar os pontos onde estão cortados e veja se há alguma formiga por perto. Na árvore elas ficam difusas, mas as trilhas para o ninho geralmente são bem movimentadas

Acho que deve ser a saúva porque a maioria dos insetos, por causa da temperatura mais baixa, ficam inativos durante a noite


Abçs
Gabriel
_____
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ricardoluza »

Obrigado pelas dicas. Eram formigas(eu acho). Consegui controlar. Mas não consegui vê-las.

Plantei como teste, pois no inverno aqui faz frio. De 20 mudas restam 13, sendo que 11 dessas estão bem fortes.

Em breve postarei algumas fotos.

Abraço.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ricardo, penso você já saber, onde eu morava a 2 anos atrás o maracujá, as variedades comuns, exigiam vigilância a cada 2/3 dias. uma borboleta amarela deposita fungos, que aparenta em horas estarem em lagartas se multiplicando e comendo as folhas. outro sério problema e este combatíamos com fumo. boa sorte : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson Poscai escreveu:Ricardo, penso você já saber, onde eu morava a 2 anos atrás o maracujá, as variedades comuns, exigiam vigilância a cada 2/3 dias. uma borboleta amarela deposita fungos, que aparenta em horas estarem em lagartas se multiplicando e comendo as folhas. outro sério problema e este combatíamos com fumo. boa sorte : joia :
Edson, por acaso você não quis dizer ovos :lol: ?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como diria o Chaves, isso, isso, isso. tô com esta palavra em mente que até sem perceber falo/escrevo.
brincando, mas acima de tudo peço desculpas por este meu grave erro.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem