Lichia/Tangerina

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Lichia/Tangerina

Mensagem por rogam2010 »

Bom dia, pessoal!

Alguém aqui planta lichia e tangerina?

É que despretensiosamente enterrei algumas sementes de lichia em um vaso.
Quanto menos se esperava, elas germinaram seguem imagens que mostra o estado atual:
Imagem
Imagem

As plantas menores são de tangerina, transplantada de outro vaso.

Ver no que dá. :D


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá rogam2010 sempre curti lichia e tambem planto tangerina.
lichia é 10... primeira vez que vejo pega pela semente...pela semente demora um pouco mais para dar bons frutos e a arvore é de medio e grande porte mais a gente pode ter na frente ou na lateral ou no fundo de casa se replantar neste local lembre´se de afundala no solo por uns 40 cm para evitar que as raizes quebrem o concreto ou o piso e ou planta la perto da entrada e saida de água e ou esgoto residencial.
E a tangerina se for da semente demora um pouco para virar arvore chegar a ser adulta e dar bons frutos. Mas tudo conta ponto se pretender plantar para colher frutos desta tangerina sugiro uma muda comprada de enxertia feita por profissionais os privilegios são enormes.


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu sequer sabia que Lichia podia se desenvolver aqui, pois até onde sei esta árvore apreciava o clima temperado. Bom, a mim só cabe desejar-lhe sorte no cultivo de suas frutíferas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Eu plantei 2 sementes de lichia pensando q elas não iriam germinar, mas fui surpreendido. Só q elas estão em um lugar apertado ashuashuas.
eh interessante o jeito que as folhas nascem. Elas n ficam vermelhas até chegarem ao tamando máximo e, aí sim, ficam verdes.
Vou ver no qué dá Ashuashuas

Até mais,
Marcos Vinicius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Poise pessoal,
infelizmente não colherei frutos de nenhuma das árvores, pois moro em apartamento.
Vou ficar cultivando e podando para evitar crescimento demasiado!
Abraço a todos.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Tenho um 'pé' lichia, está com uns 3 anos e quase 1.80m
O vendedor me falou que no máximo em 2 anos ele dava frutos....
Sempre dou água e de tempos em tempos, faço um furo com o trado do lado, e jogo adubo/esterco.


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá Rodrigo,rogam2010 : joia : Quando se produz uma muda por semente, essa planta necessita passar pelo período juvenil; assim, ela irá vegetar, produzir muitos ramos e folhas e demorará de seis a oito anos, no caso da lichia, para dar as primeiras flores. As flores, dizem, são o indício do fim do período juvenil, que indica que a planta está no período reprodutivo. Quando se faz a propagação vegetativa (enraizamento de estacas, enxertia, etc.), é coletado um ramo adulto, ou seja, que já passou da fase juvenil. Assim, a planta ficará com porte reduzido e produzirá as primeiras flores com a metade do tempo, podendo, em alguns casos, já produzir alguns frutos ainda no viveiro.A arvore que dá o fruto chamdo lichia é chamada de LICHIEIRA. :mrgreen:


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Show de bola Carlinhos!
Agora é encontrar alguém com licheira no Ceará para fazer a enxertia, hehe.
Abração!

Atualizando, ambas as plantas já estão com as folhas totalmente verdes. Quando surgem, são avermelhadas.


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá rogam2010 : joia : aky na cidade de São José sempre recorro ao ceagesp ou ceasa sempre há uma novidade. :D


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ricardoluza »

Algumas sementes que plantei em janeiro brotaram. Semana passada transferi pra terra, acho que precocemente, do tamanho dessa tua aí da foto. Uma está sofrendo e uma pelo que vi se adaptou bem. Acredito que vou ter que improvisar uma cobertura pra elas sobreviverem a geada do inverno, mas vamos ver no que vai dar..


Responder