Que Orquídea é essa?

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Que Orquídea é essa?

Mensagem por rdrgobra »

Minha mãe ganhou de presente uma Orquídea há cerca de 1 ano e só agora ela resolveu florir. O problema é que a pessoa que a deu, não sabe o nome da espécie. Se possível, algum orquidófilo do fórum poderia identicá-la. Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Foto

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg252/sc ... es=landing[/img]

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo, parece ser este hibrido aqui,

"Este híbrido é um clássico brasileiro, criado pelo fundador do Orquidário Florália, o saudoso hibridador Rolf Altenburg, que o registrou em 1963 homenageando a sua filha Sonia. Excelente farmacêutica, ela fundou o Museu da Farmácia em Niterói, RJ, em homenagem ao pai, pois farmácia foi o primeiro negócio de Rolf Altenburg antes dele se iniciar nas orquídeas. Um remédio muito conhecido criado por ele é o Liquido de Daken. O Sr. Rolf só deixou as suas atividades em farmácia aos 65 anos, em 1974, já em plena atividade na Florália. A Cattleya Sonia Altenburg é um cruzamento entre Cattleya Enid e Cattleya Nerto e basicamente tem em sua genealogia a Cattleya gigas (43.75%) e a Cattleya mossiae (31.25%). Além dessas duas, ela possui 3.13% de Cattleya dowiana, 15.63% de Cattleya labiata e 6.25% de Cattleya trianaei.

[img]http://orquidea.base33.net/galeria/albu ... 9_2009.jpg[/img]

Normalmente os clones comercializados desse híbrido possuem má forma, pois ele foi refeito inúmeras vezes, nem sempre se observando a boa qualidade das matrizes. Dois clones, no entanto, o ‘Mariz’ e o ‘Cristina’, possuem flores de ótima forma, tanto é que o ‘Cristina’ recebeu da AOS um AM de 82 pontos. É interessante notar que este híbrido possui flores grandes, mas como não se saiu das cattleyas para fazê-lo, ele adquiriu a delicadeza e simplicidade destas, não se assemelhando aos repolhões que conhecemos. Uma característica sintomática deste híbrido é o rendado que se vê no roxo de labelo. Na maioria dos outros híbridos semi-albos, o roxo costuma ser sólido. A garganta é amarelo limão. O clone ‘Mariz’ homenageia o ex-senador e ex-governador da Paraíba, Antonio Mariz."

...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pela ajuda Marciel : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não por isso. : joia :

Bela planta.
Se não morasse em apartamento cultivaria orquideas tambem. 8-)


raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Eu acho q não é o mesmo, não..
Porque o labelo é muito diferente...e a forma também...
É muito difícil identificar uma planta, principalmente essas cattleyas que são reproduzidas aos montes sem levar-se em conta sua forma e algumas outras características.
É praticamente impossível fazer a identificação dessa planta ... Eu tinha algumas plantas desse gênero que nunca consegui identificar...
E olha que eu viajava para várias exposições no estado de SP e conhecia muitos orquidófilos.

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

olhando ao labelo da planta da mãe do amigo Rodrigo F.,dá pra ver que ele tem varias litras em roxo,a que o amigo MarcielS mostrou não tem as listras,embora as flores sejam parecidas,pode ser que ouve alguma especie de mutação,quem sabe? ;)


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem