Feijoeiro. Planta do feijão.

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Rodrigopac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 18 Jun 2011, 11:23
Localização: Rio de Janeiro

Feijoeiro. Planta do feijão.

Mensagem por Rodrigopac »

Então.. todo mundo lembra de quando na 2ª série rs a professora falou pra plantar o feijão no algodão etc..

Eu não lembrava o que aconteceu depois do feijão começar a se desenvolver ;) daí me interessei por plantar de novo o feijão no algodão.

Decidi levar essa plantação a frente e já tava com 5 pés de feijão, já estavam dando as vagens de feijão quando começaram a aparecer vários pontinhos pretos[bichos rs] nas folhas. Eles deixaram as folhas amarelas e mataram os feijoeiros :evil: : bad : .

Queria saber se alguém sabe alguma coisa que pode me ajudar. :idea:

pretendia fazer uma feijoada mas só salvei uns 8 feijões..rs :mrgreen:

procurei na net mas, não achei nada que pudesse me ajudar.

Feijão é bom :!:

Ah .. sim eu sou do Rio então o feijão comum aqui é o preto.

...Só me adiantando aqui... 8-)

Meu nome não é João. :)

Eu não quero chegar na casa do Gigante :D

nem roubar a galinha de ouro. :lol:
: dance :
Flw : joia :


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Meu velho!!
Eu não posso te ajudar em sua questão, mas passei por aqui só para dizer que ri muito com este post cara muito bom :lol: :lol: :lol: Adorei a sua afirmação "feijão é bom" :lol:
Quem nunca plantou esses benditos :lol:
Boa sorte !


Fabio Castro.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vamos do principio,

Germinação do feijão:

1 - Umedeça o algodão com a água, e em seguida forre o fundo de um copo descartável com ele.
2 - Adicione a sua semente de feijão sobre o algodão, coloque o copo em local iluminado não permitindo que o algodão seque.

Em cerca de 3 dias a raiz começará a aparecer, e logo mais tarde seu feijão vai começar a nascer belo e forte. Quando o feijão atingir cerca de 20cm, é o momento que devemos retirar o feijão pois é nesse momento que acabou a reserva nutritiva do feijão, e se ele continuar no algodão acabará falecendo.

Plantando:

1 - Você terá que encontrar um local onde haja terra para plantar o seu feijão.

2 - Cave um buraco de cerca de 10cm de diametro por 10cm de profundidade, com o auxilio de um pá, em seguida are bem o solo, adicionando adubo orgânico e um punhado de minhocas, que ajudaram no processo de areamento do solo. Regue duas vezes por dia.

Dentro de alguns meses, seu feijão ja estará grande, e logo produzindo vagens. : joia :

Converse com ele e o trate com carinho.

Fique de olho em pragas e doenças. :geek:


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

eh como feijão éh mais fácil de nascer que utricularia, você faz tudo o que o marciel disse só que em vez de vazer um buraco grande eu só faço um onde caiba a raíz e feija éh muito praguinha nem precisa de adubo( a não ser que você queira uma produção mesm). eu tb já plantei feijão preto em uma jardineirar(direto na terra) com um único grão eu conssegui... 8 grãos *o* :roll: :lol: .T+


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Um lado bom de plantar feijão em jardins e canteiros ou hortas é que, como a maioria dos leguminosas, suas raízes são muuuuito benéficas para o solo pois possuem nódulos que abrigam bactérias fixadoras de nitrogênio. É como se o feijão fertilizasse o solo.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

:geek: Gostei da informação :geek:




Fabio Castro.


Rodrigopac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 18 Jun 2011, 11:23
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Rodrigopac »

MarcielS escreveu:Vamos do principio,

Germinação do feijão:

1 - Umedeça o algodão com a água, e em seguida forre o fundo de um copo descartável com ele.
2 - Adicione a sua semente de feijão sobre o algodão, coloque o copo em local iluminado não permitindo que o algodão seque.

Em cerca de 3 dias a raiz começará a aparecer, e logo mais tarde seu feijão vai começar a nascer belo e forte. Quando o feijão atingir cerca de 20cm, é o momento que devemos retirar o feijão pois é nesse momento que acabou a reserva nutritiva do feijão, e se ele continuar no algodão acabará falecendo.

Plantando:

1 - Você terá que encontrar um local onde haja terra para plantar o seu feijão.

2 - Cave um buraco de cerca de 10cm de diametro por 10cm de profundidade, com o auxilio de um pá, em seguida are bem o solo, adicionando adubo orgânico e um punhado de minhocas, que ajudaram no processo de areamento do solo. Regue duas vezes por dia.

Dentro de alguns meses, seu feijão ja estará grande, e logo produzindo vagens. : joia :

Converse com ele e o trate com carinho.

Fique de olho em pragas e doenças. :geek:
Primeiro de tudo brigado pelo resposta.

Então cara eu fiz tudo bem parecido com o que você escreveu.. exceto cavar 10 cm, e tirar o feijão com 20 cm do algodão.[Ele tava ficando com as raízes muito presas no algodão e sem espaço dentro do copo.]
Tem problema ele ser plantado com um pouco de algodão nas raízes?

O meu grande problema foi essa ultima parte:
"Fique de olho em pragas e doenças."

Ficar de olho foi realmente a unica coisa que pude fazer.
Eu acho que eram Tripes.

O problema é que não achei em lugar nenhum como acabar com eles.. procurei até no orkut.

achei agora um site aqui com coisas interessantes.. to dando uma lida.. se eu achar a resposta posto aqui. :idea:

ah sim.. vocês compram alguma terra específica ? E será que era uma boa ferve-la pra eliminar pragas igual fazemos com o substrato das carnívoras? :mrgreen:

: joia :


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Cara é sé terra normal, vermelha, preta, de compostagem só não pode ser infértil como as de PCs! e Quanto as pragas, os feijões, tem o período de vida curto, e quando está prestes a morrer as pragas atacam. (principalmente um fungo preto que nasce de pontinhos pretos nas folhas) e então euarranco antes que ele dê pragas!


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigopac escreveu: ...Tem problema ele ser plantado com um pouco de algodão nas raízes?

O meu grande problema foi essa ultima parte:
"Fique de olho em pragas e doenças."

Ficar de olho foi realmente a unica coisa que pude fazer.
Eu acho que eram Tripes...
Não tem problema, pode plantar pois o algodão é degradável.

Temos um ótimo tópico sobre tripes, feito pelo Daniel, aqui mesmo no fórum: https://plantas.carnivoras.com.br/paras ... -t728.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Você pode utilizar substrato pronto para jardineiras. 8-)


Rodrigopac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 18 Jun 2011, 11:23
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Rodrigopac »

Vlw pessoal. : joia :

Po eu tinha procurado "feijoeiro" na busca do fórum e não apareceu esse tópico do Daniel.
:?:

Vou ler tudo e tentar plantar o feijão de novo. :)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem