muda de mimosa pudica

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

muda de mimosa pudica

Mensagem por Edson Poscai »

novamente, peço desculpas pela qualidade.

mimosa pudica, dormideira, e tantos outros nomes. coisa de véio q momentos quer ser criança, :?

[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Olá Edson,
Aqui na minha cidade essa planta é considerada mato, tem em todo lugar, inclusive nos canteiros das avenidas.
Aqui esta chovendo muito nesses dias, assim que o tempo der uma trégua vou tirar uma foto, ai eu posto aqui no grupo.
Eu tenho uma muda dela aqui em casa também.
Alguns locais nesta região ela é considerada um problema, pois ela tem pequenos espinhos e se cria no meio da grama e o gado não come a grama por causa desta planta.
Assim que possível posto as foto.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pois ela tem pequenos espinhos
acho q tem várias espécies. qdo li dizia não ter espinhos, somente na haste de flor. mas é uma praga, se propaga muito e o cultivo é aconselhável somente em vaso. eu tive q comprar sementes.

Ronaldo, vou ser cara-de-pau, se puder me envia umas 15 sementes destas, provavelmente são diferentes, como tbm pedi pro Ricardo. :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Edson, envio as sementes sem problemas, mas primeiro tenho que aprender como colher as sementes. kkkkk
Nunca colhi sementes desta planta e acho que elas ainda vão demorar um pouco para der sementes.
Assim que tiver as sementes eu mando sim.

Se quiser mando até uma muda, acho que se colocar uma muda pequena dentro de uma caixinha, posso mandar ate por PAC.
Essas plantas são bem resistentes.


Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Pesquisei agora e achei essas variedades:

Entre variedades da Mimosa pudica distingue-se:

Mimosa pudica L., 1753.
Mimosa pudica Mill., 1768.
Mimosa pudica var. glabrata DC., 1825.
Mimosa pudica fo. glabrior Benth., 1841.
Mimosa pudica var. hispida Brenan, 1955.
Mimosa pudica var. pastoris Barneby, 1991.
Mimosa pudica var. pudica.
Mimosa pudica var. tetrandra (Humb. & Bonpl. ex Willd.) DC., 1825.
Mimosa pudica var. unijuga (Duchass. & Walp.) Griseb., 1857

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mimosa_pudica


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim, várias espécies. mas nem em compra vem a espécie descrita, somente "mimosa pudica".

qto a você enviar, agradeço muito. mas a muda, o pac fica caro e corremos o risco de não chegar bem. o envio de sementes é o mais viável. : joia :

e no cortar para extrair as sementes é q irá encontrar espinhos. cuidado.

** veja o preço no Mercado livre !!! você poderá colher e vender, compensa $$$$. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Obrigado pela dica Edson, assim que ela der sementes eu entro em contato com você para mandar as sementes.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caramba,

Me lembro que perto da casa de minha mãe tinha muito, mas agora está tudo coberto de asfalto.
Na casa tem poço de água, uma vez comentei que devia ser reaberto e usar para lavar roupa, a casa e molhar as plantas. Aí me toquei que deve estar seco. Como a água vai chegar até ele se desce tudo para o Tiete?

Quanto aos correios mencionado pelo amigo Edson a coisa está feia, essa semana chegou contas vencidas. Só não paguei multa porque uso a internet. E quem não tem, como faz?

O estranho de tudo é que nosso correio é caro demais, presta péssimos serviços e tem um prejuízo de 1 bilhão em um ano. Não estou falando de politica que é proibido no fórum, mas de administração. E pensar que o correio brasileiro já foi referencia mundial.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Me lembro....
amigo, quantas coisas e simples lembramos e hj é raridade? plantas comuns de antes, hj temos q comprar sementes. água como você relatou, agora até mesmo de um raro poço q viermos a encontrar, tendo residências proximas, a água 99% não será recomendável para consumo. rios, córregos, lagos e o nadar de criança, o pescar q adoro, agora só a muitos km's de distância de SP centro. as crianças agora, kd as brincadeiras de rua? agora moramos em cadeias feita por nós mesmo devido a segurança. tantas coisas mais...

sei q eu não vivi o q meu avô viveu, sei q as crianças de agora menos ainda viverão. viver no sentido de "Viver" e não passar pela vida, como eu sinto. :cry:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

calma amigo, ainda não estourou a operação em cima do correio... ja ja ele e o BNDS rodam... e quem sabe num melhoram depois...

aqui e mo praga tb, sábado observei em uma viagem de 120km que estavam todas floridas, coisa mais linda na beira do asfalto, kilometos delas vermelhinhas e obs vi algumas mudas com floração branca mais não parei para conferir se era dormideira mesmo ou outro mato no meio, o curioso que quando voltei no outro dia não tinha mais nenhuma flor em canto nenhum, sumiram todas, parece que a floração e muito rápida, achei muito estranho, estava programando para bater altas fotos na volta e kde elas....
Edson Poscai escreveu:
Me lembro....
amigo, quantas coisas e simples lembramos e hj é raridade? plantas comuns de antes, hj temos q comprar sementes. água como você relatou, agora até mesmo de um raro poço q viermos a encontrar, tendo residências proximas, a água 99% não será recomendável para consumo. rios, córregos, lagos e o nadar de criança, o pescar q adoro, agora só a muitos km's de distância de SP centro. as crianças agora, kd as brincadeiras de rua? agora moramos em cadeias feita por nós mesmo devido a segurança. tantas coisas mais...

sei q eu não vivi o q meu avô viveu, sei q as crianças de agora menos ainda viverão. viver no sentido de "Viver" e não passar pela vida, como eu sinto. :cry:
e meu amigo, desse mal ainda estou livre, aqui ainda e mais natureza que poluição, mais ja sentimos a redução em muitas coisas, animais ja estão ficando mais raros, peixes tb, mais os matos ainda tem muito :mrgreen: , minha água ainda e de poço mesmo, a do meu sogro la no sitio e de MINA encanado direto para a caixa D'Água dele, café torrado la mesmo e moído na hora do preparo, porco no chiqueiro, frango caipira escolhido na hora... são pequenas coisas que fazem tanta diferença mesmo amigo, espero não perder isso por um bom tempo ainda... pensa num trem gostoso e a farinha de mandioca quando esta saindo do taxo quentinha.... ou o torresmo de porco com mandioca feitinho na hora fresquinho ainda heh, eu me acabo... por isso vo pro sitio toda sexta feita, so lamento pelo sogrão :mrgreen:


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem