Virei radio tecnico

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Virei radio tecnico

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Desde ontem virei radio técnico, opa hoje eu já parei com isso.
Tenho 45 anos de formação em elétrica/eletrônica, consertava e montava rádios para os vizinhos, mas depois de um tempo fiquei sem saco para isso.

A uns 7 anos meu monitor (LCD) pifou e guardei sendo que comprei um CRT (tubo) que é muito melhor para trabalhar com imagens. Ontem pela manhã esse CRT resolveu pifar também e aí fiquei pensando, a situação não está boa e vamos ver ser consigo achar o defeito.

Dei uma olhada no CRT e nem precisei de equipamentos de cara eu vi o qual era o problema e já que eu estava com a mão na massa peguei o LCD que estava guardado e também dei uma olhada e vi o problema.

Pedi para minha mulher comprar os componentes que ficou no total de R$ 9,50 e hoje estou com os dois monitores funcionando.
Dei sorte porque dava para ver claramente os componentes que estavam pifados, se fosse alguma coisa mais sério eu não conseguiria porque não tenho instrumental.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal Paulo, só de mão de obra cobrariam uma fortuna. : joia :

Está bom de montar uma assistência técnica, rs. :lol:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:A uns 7 anos meu monitor (LCD) pifou e guardei sendo que comprei um CRT (tubo) que é muito melhor para trabalhar com imagens.
Estranho, sempre pensei que os monitores LCD fossem superiores ao velhos CRT. Vivendo e aprendendo...
Paulo escreveu:Ontem pela manhã esse CRT resolveu pifar também e aí fiquei pensando, a situação não está boa e vamos ver ser consigo achar o defeito.

Dei uma olhada no CRT e nem precisei de equipamentos de cara eu vi o qual era o problema e já que eu estava com a mão na massa peguei o LCD que estava guardado e também dei uma olhada e vi o problema.

Pedi para minha mulher comprar os componentes que ficou no total de R$ 9,50 e hoje estou com os dois monitores funcionando.
Dei sorte porque dava para ver claramente os componentes que estavam pifados, se fosse alguma coisa mais sério eu não conseguiria porque não tenho instrumental.
Ôxe, mas sequer tem um multímetro?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Os monitores CRT (os antigos de tubo para os não iniciados) tem a imagem muito melhor que os de LCD, LED, etc.
Os monitores de LCD, LED, etc. são para ver as imagens de frente, se estiver um pouco de lado as cores se alteram e perde-se qualidade, já nos CRT isso não acontece.

Instrumental eu tenho apenas um multímetro, mas não é o suficiente se precisar ir a fundo, aí seria necessário um osciloscópio, o último que tive vendi em 2000.

Agora o pior de tudo é que meu micro resolveu pifar na sexta e apenas hoje consegui colocar ele para funcionar. Preciso trocar esse micro, mas o $$$ está curto.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Legal que conseguiu resolver seus problemas..
Ultima vez que resolvi abrir um monitor CRT, bom, você já imagina né....
Hoje utilizo os transformadores flyback deles para algumas fontes de alta-voltagem para algum possivel Jaccobs Ladder e um principio de bobina de tesla.
Nunca me esqueço do meu primeiro CRT 19" da LG um modelo flatron que tinha uma resolução de 2160 x 2048 (em meados de 2003) e sendo que hoje(12 anos depois) é difícil ter um monitor pequeno (menor que 23") que passe dos 1920.


Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Olá pessoal, trabalhei como tecnico em eletrônica durante mais de 10 anos e sei bem o que você disse Paulo mas digo que você teve sorte em conseguir identificar os componentes queimados pois em pouquíssimos casos isso é possível. Geralmente é necessário uma bateria de testes e muitas checagens.

Os CRTs tem muitos problemas em relação aos LCDs(consomem mais energia que geralmente é convertida e perdida em forma de calor, resolução é menor(existem exceções) por limitações técnicas e o principal na minha opinião é a radiação que os CRTs emitem que é muito alta e muito prejudicial aos olhos).

Aconselho aos que não tem experiência em nunca abrir nenhum aparelho elétrico/eletrônico principalmente TVs ou monitores já que eles trabalham com alta tensão e armazenam elas em alguns componentes.

No caso das imagens serem melhores nos CRTs isso é verdade mesmo porém existem alguns softwares que os próprios fabricantes criam para calibrar as cores o mais próximo da realidade nos LCDs e nos LEDs esse problema não acontece.

Sobre ver de lado as imagens nos LEDS já existem novos modelos sem reflexo e estes não alteram em nada a imagem seja qual for o ângulo de visão. Só acreditei depois que comprei um note e vi pessoalmente, realmente funciona hehe.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
andreoscar
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Jun 2015, 09:09
Localização: são josé dos campos
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por andreoscar »

É muito legal né, recentemente minha tv de crt do quarto também começou a desligar sozinha, dei uma fuçada nos foruns da vida por aí e disseram que o defeito já era antigo conhecido dos técnicos rsrsrs já tinha até tópico pronto, era um diodo que pifava, consegui baixar o esquema da tv e com R$0,80 consertei a tv rsrssrrs, o detalhe é que não tenho formação em eletronica sou curioso mesmo, a mensagem que tento passar é que buscando as informações qualquer pessoa pode economizar uma grana.

PS.: se for tv de tubo não se esqueçam de descarregar os capacitores kkkkkk, eu vi muita gente falando que o choque é muito forte.


Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

O tubo também armazena uma quantidade alta de energia e por experiência própria dói muito :cry:
Teve um caso que eu precisei trocar o tubo e por isso descarreguei 2 vezes o tubo mas mesmo assim ficou uma quantidade de energia e levei um baita choque.
Teve outro caso que levei daquelas TVs pequenas 5' (era um sábado de manhã e eu ainda estava sonolento)...
Por isso eu aconselho à não mexerem sem conhecer, o risco é alto até para quem conhece bem.. Todos têm uma certa curiosidade em saber como as coisas funcionam mas as vezes o risco não compensa...


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Scorpion,

Na verdade não foi sorte, como não ligavam eu dei uma pesquisada na internet e são problemas típicos dos monitores que possuo.
No caso do LCD foi apenas trocar 3 capacitores e um fusível.
No CRT foi trocar apenas um capacitor e ajustar o foco depois e não entendi o porque disso.

Eu já consertei muito monitor nos meus primeiros anos de informática, isso nos anos 70, e uma vez eu abracei um monitor ligado.
É um tremendo choque, mas que não chegou a causar mal devido a baixíssima corrente.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem