100l agua por dia, será que funciona?

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

100l agua por dia, será que funciona?

Mensagem por Paulo »

Oi pessoal.

Recebi de um amigo o link https://teiaufmg.com.br/fantastica-inve ... rka-water/ que fala sobre invenção que consegue até 100l de agua por dia usando o sistema de condensação.
Será que isso funciona?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pôxa, que legal. : joia :

Funciona sim Paulo. No Atacama fazem isso já tem um tempo. Mas essa 'engenhoca' ficou muito mais bonita, rs. :D

Acho até que dá para fazer em menor escala. :geek:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ótimo projeto, eu creio que seja possível adaptá-lo para a nossa realidade do tipo; uma estrutura de 1 metro produziria 10 litros de água, o que convenhamos dá conta do recado para quem não tem um cultivo muito grande.

Obrigado por compartilhar conosco esta informação, Paulo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Achei muito interessante e se funciona no Atacama como o Marciel informou, então por aqui é uma mão na roda para se conseguir agua de ótima qualidade.

Eu vou procurar maiores detalhes desse projeto e ver a viabilidade de construir um na casa de meu pai, assim as plantas não sofrerão mais.


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Não consigo abrir o link :oops:


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aquele endereço que o Paulo postou está suspenso, talves momentaneamente.

Troquei o link para outra página que fala sobre o mesmo sistema. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Muito obrigado Marciel mais uma vez pela disponibilização do link para podermos ter um contato melhor sobre o assunto.

Como dizia o Jack Estripador "Vamos por partes".
O projeto mostrado no link funciona apenas como uma cisterna. Ou seja, utiliza a água da precipitação chuva para encher algum vasilhame, e não por condensação.
Podemos ver claramente nesse link: . E pude ver que tem utilizado no Sudão aonde existe uma precipitação alta porém mal distribuída no restante do ano, e a baixa umidade do ar.

O Paulo mencionou sobre o modelo do Atacama. Os pesquisadores do Chile no deserto do Atacama, observaram que alguns cactos conseguiam reter parte da umidade que os atingiam, escorria e auxiliava no crescimento com água coletada. O modelo mencionado e como se fossem várias redes abertas, que aproveitam a altíssima umidade que chega do Oceano Pacífico (mas vão direto para a atmosfera, e não formam chuva), se condensa por não conseguir atravessar as finas redes. Existe uma tubulação que as recolhem para o próprio consumo dos pesquisadores, mas também para irrigar a região aumentando a vegetação, que aumenta o obtenção de água, tornando um ciclo vicioso cada vez maior em benefício a natureza.

Trocando em miúdos, aqui nas cidades do nosso Brasil, pelo que vi no video do Globo Reporter, não há condições parecidas com a do Chile a respeito da alta umidade que eu vi a ponto de se condensar sem auxilio de eletricidade ou outras forças não "naturais".

Espero ter contribuído de alguma forma, e qualquer coisa errada ou dúvida, por favor me corrijam! : joia :


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem