Olhando nos olhos

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Olhando nos olhos

Mensagem por MarcielS »

hypescience
Ver o olho humano com tantos detalhes nos faz pensar que tem algo de muito “esquisito” com ele.


Essa aparência é devida a complexidade desse órgão da visão. São músculos, nervos, veias sanguíneas, fibras, etc, que se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens.

O interior do olho é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externa, mantém sua forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores. Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular, produzindo muco para lubrificação, evitando o ressecamento do olho.

Como enxergamos
O nervo óptico, composto por um conglomerado de fibras nervosas que nascem na retina, é o responsável pela conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central. Ele capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina, que são estimulados pela luz projetada em objetos.

As informações visuais são então enviadas ao lóbulo occipital do cérebro para processá-las, gerando resultados de cor, forma, tamanho, distância e noções de espaço, formando, assim, a imagem que vemos.

Curiosamente, as imagens que se projetam dentro do nosso olho são invertidas – estão de cabeça para baixo. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dando a sensação que estão na posição normal.

A imagem é sempre formada no fundo do olho, região conhecida genericamente como "retina". A necessidade de usar lentes de óculos, sendo assim, é determinada pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Por exemplo, nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, vemos a imagem borrada ou desfocada. Isso pode ser corrigido com lentes dióptricas, que compensam tais deficiências visuais para que possamos obter uma imagem limpa.
...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Meu amigo, lembra até uma galáxia com um imenso buraco negro no centro tendo em volta nuvens de poeira cósmica. Valeu por compartilhar conosco esta informação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Muito bacana...
Essa foto do olho ficou show...

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Um dia destes eu estava no banheiro com uma lanterna e estava iluminando alguma parte do meu rosto, nem lembro mais porque, e de repente eu reparei bem de perto no reflexo do meu olho e vi algo bem parecido a essa foto, nunca tinha visto um olho com tanto detalhe, e não sei porque mas essa "textura" de dentro do olho me causa incômodo; :?


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem