Vai um Toddynho aí?

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Igor_souz4 escreveu:Que tenso hein, como raios isso foi acontecer? :shock:
Olha só um comentário da página : "Provavelmente foi um erro na quantidade de soda cáustica adicionada." :lol: :lol:
fabricio de oliveira escreveu:Olá,

É um absurdo este tipo de coisa! Alimento é coisa séria. Agora eu não acho que foi adicionado soda no produto intencionalmente. Creio que pode ter acontecido duas coisas:

1º e mais provável é após a higienização com produtos á base de soda cáustica, não foi realizada um enxague eficiente para a retirada do produto utilizado na higienização.

2º que eu acho menos provável a utilização de leite que veio fraudado com soda, e por um descuido e falta de fiscalização da empresa, compraram leite fraudado.
Galera como falado acima realmente eu acho bem provável que no momento do enxágue com água como citado pelo Fabrício pode ter ocorrio algum descuido pela parte de um dos integrantes da produção!
No caso desta limpeza que chamamos de CIP (CLEANING IN PLACE) que é feita para garantir a qualidade do produto, retirar resíduos nas paredes dos tanques de envase e evitar contaminações .
O sabão mais utilizado é O hidróxido de sódio (NaOH) mais conhecido como Soda Cáustica com temperaturas e concentrações que variam de ocasiões e ocasiões.
Só o que eu não entendo é como foi para o mercado!
Até porque desde o preparo até o envase são feitos testes fisico-quimicos e microbiológicos para assegurar a qualidade do produto a ser vendido!
Digo isto por trabalhar no setor industrial e conhecer de perto todos estes processos de análises inclusive o de pós limpeza que consiste em coletar uma amostra do enxágue do local em que foi feito a limpeza e verificar se ainda contém arraste de Soda com Fenolftaleína (indicador de PH).
Pessoal só comentei para dar uma pequena explicação, e lembrando que NÃO estou defendendo nenhuma empresa somente esclarescendo algumas dúvidas. E que todas as ações cabíveis necessárias devem ser tomadas pelo cliente e não deixem de utlizar o SAC que para muitos parece que não resolve nada mas eu digo que realmente são tomadas açoes corretivas com base nas reclamações de clientes!(Usem seus direitos!)
E para ilustrar onde trabalho já foram despejados para rede de tratamento de efluentes industriais mais de 500HL de cerveja uma perda muito grande, pelo erro de um funcionário que simplesmente executou uma manobra erroneamente onde despejou Soda num tanque pronto para o envase e na análise do mesmo acusou um PH acima do esperado!
Bem galera não quero me estender mais espero ter ajudado qq dúvidas estou a disposição!!
Abraços!


Fabio Castro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem