Corona vírus - A COMOÇÃO QUE IRÁ QUEBRAR A ORDEM MUNDIAL

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Trancado
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Corona vírus - A COMOÇÃO QUE IRÁ QUEBRAR A ORDEM MUNDIAL

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Sobre o corona vírus até ontem a noite eu dizia que era muita informação e eu não tinha um filtro. Hoje eu consegui um bom filtro e farei uma analise fria sobre o assunto.

No gráfico é mostrado o numero de casos registrados, não de mortes, em diversos países e farei uma análise.
Primeiro temos que levar em consideração que esses países saíram de um inverno que é muito rigoroso.
A Itália tem por volta de 60 milhões de habitantes e com menos de 40.000 casos, a China tem quase 1,5 bilhão de habitantes com menos de 80.000 casos e assim continua.
A taxa de casos na Itália, o país que mais está sofrendo, é de 0,067% e na China 0,0054% e como foi dito acima não é o caso de mortes.
Analisando friamente estamos dentro de uma histeria mundial que acabará criando muito mais danos do que o vírus.

Hoje ainda temos dinheiro para comprar alimentos e os mercados ainda os tem para fornecer. Mas o que acontecerá mais para frente quando acabar o dinheiro ou os mercados não tiverem mais produtos em suas prateleiras porque tudo parou?
O problema não é apenas com alimentos, mas com tudo que necessitamos no dia a dia.

Isso me lembra um acontecimento recente, quando houve o acidente com a usina de Fukushima houve mortes, mas após o acidente o numero de mortos cresceu muito no Japão.
Quando a usina foi desligada o custo de energia aumentou fazendo com que muita gente parasse de consumir e isso matou muita gente durante o inverno que se seguiu.

Todos os dias eu recebo áudios e vídeos alarmantes, sempre dizendo que o primo do primo do vizinho de um vizinho trabalha em algum hospital informa que morreram X pessoas. É muito lixo.

Por que tanta gente saudável ou mesmo apenas gripado faz um teste e é diagnosticado positivo para o corona?
Penso que esse vírus seja comum em nosso ambiente e que o estejam confundindo com o outro semelhante que causa esta celeuma toda.

Encerrando, fico imaginando nestes tempos de internet o que aconteceria se fosse o vírus da gripe espanhola que matou milhões após a primeira guerra mundial.

Imagem
Fonte: O Globo

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Os problemas do VÍRUS CHINÊS são os interesses sócio econômicos ocultos por trás dessa 'pandemia'.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Tem muito caroço nesse angu. O que a China provocou e o resto do mundo foi atrás está fora da realidade.


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Acho que não vai prejudicar tanto a economia do Brasil, por enquanto o nosso presidente disse que as indústrias estão funcionando sim e aliás já tem vários testes para vacinas.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Paulo
Já fiz e refiz minha análise, no começo considerava o vírus uma mosca(metaforicamente) hje o enxergo como um leão e aí que vem o detalhe... Brasileiro em média vive de televisão e não lê, não se informa direito enfim.
A mídia inflamou uma histeria coletiva, taxa de mortalidade é baixa entre jovens e pessoas com boa saúde, porém crítica para idosos e pessoas com doenças crônicas.
Agora a bomba é estão querendo matar o leão(vírus) com uma bazuca e meia tonelada de dinamite vão derrubar a casa toda, vai ter recessão, crise economica com certeza e filas de desempregados.
Outro detalhe para quem tem filho ... em criança o vírus as vezes passa despercebido assintomático e uma grande maioria sai ilesa.
É ínfimo o caso de criança que morreu por corona, tem reportagem na BBC.


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
AnimusPlant
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Jan 2020, 20:14
Localização: Belo Horizonte /MG
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por AnimusPlant »

A verdade só vai aparece com tempo, o resto é especulação. Mas o seguro morreu de velho.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Ontem eu me lembrei de uma publicação antiga, de agosto/19 no assbook em que eu especulava qual seria nosso futuro, já que acompanho a cotação do ouro.

Vejam por vocês mesmos, não foi editado e tem até gráfico mostrando que estava acontecendo uma tremenda anormalidade.



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Bom... Já passaram 14 dias que o tópico foi criado, mas preciso trazer alguns pontos e me sinto na obrigação de entrar na discussão.
Pra quem quiser ir além, todas as informações estão referenciadas. Quase todas as referências são da Nature (é o maior e um dos mais críticos periódicos científicos do mundo).

Qual a origem do vírus?
Os coronavírus circulam na natureza. Os vírus não foram desenvolvidos em laboratório!. Ao invés de ficar postulando que é culpa da China, deveríamos ter pena e aprender com eles pra também dar a volta por cima.
Olhando para o SARS de 2002, sabemos que foi uma zoonose (circula entre animais) que se transformou em antroponose (circula entre humanos). Ainda não sabemos de onde ele veio. Temos muitos candidatos devárias famílias diferentes de pequenos carnívoros e morcegos também. É muito improvável que sejam adquiridos pela alimentação direta (mesmo comendo cru, o suco gástrico daria um fim na infecção), mas sim pela convivência. Os primeiros infectados (vulgo, incubadores :roll: ) podem ter respirado o vírus em cavernas, infectando as vias respiratórias. Não quer dizer que não existam vírus transmitidos pela alimentação! Temos poliomielite e rotavírus, mas os Coronavirídeos não costumam ser transmitidos assim.

Com o SARS-Cov-2, as primeiras análises de DNA disseram que o vírus era PARECIDO com o de morcegos. Tem um monte de animais prováveis na lista . Até agora, o de DNA mais semelhante é o do pangolim, mas ainda não temos certeza porque a linhagem que infecta humanos é bem diferente das dos outros bichos. O Covid-19 possui um conjunto proteico que é exclusivo e consegue reconhecer uma proteína da membrana plasmática humana. Já que os vírus de outros animais não a tem, isso dificulta dizer de onde ele veio. O que sabemos é que o SARS-Cov-2 passou um bom tempo circulando antes da pandemia começar. Foi encubado até desenvolver suas características depois disperso no Mercado de Peixe de Wuhan.

Como acontece a infecção?
A infecção do SARS-Cov-2 atinge os epitélios da mucosas do corpo. Até onde vi ele atinge TODAS as mucosas (gastrointestinal, respiratórias e oftálmicas). Os pacientes que conseguem produzir uma resposta imune eficiente controlam a infecção nas fases iniciais. Quando a resposta imune não é eficiente (são MUITOS possíveis motivos), o vírus se prolifera até que a resposta imune do corpo fique bastante debilitada. Neste momento, o corpo fica suscetível à infecções bacterianas generalizadas que geram quadros de pneumonia. É aqui que o uso de antibióticos pode ajudar. Ainda não temos uma droga recomendada
Não, não temos evidências suficientes que a cloroquina funcione! Existem outras opções mais promissoras.

Por que devemos fazer isolamento social?
O isolamento social serve pra evitar o saturamento das unidades de saúde. Se todos seguirem com suas vidas normais, o número de casos fatais irá aumentar até que não tenhamos mais leitos disponíveis para receber pacientes. É o que está acontecendo neste momento na Europa (Itália, Espanha e Alemanha chegando perto).
Cerca de 80% dos infectados por SARS-Cov-2 não apresenta sintomas graves. Isso quer dizer que na maioria dos casos o vírus é transmitido silenciosamente. Os casos que estamos detectando no momento são uma parcela pequena do total

Quem quiser saber um pouco sobre a modelagem matemática epidemiológica, recomendo esse vídeo do 3Blue1Brown:


É o meu canal de matemática favorito do Youtube :roll:

A gripe espanhola foi pior?
A taxa de mortalidade da gripe espanhola esteve em 2,5%, algo muito parecido (até menor) com a atual taxa de mortalidade do SARS-Cov-2. Como estamos falando em crescimento exponencial, significa que se não tomarmos as devidas providências podemos ver os acontecimentos do século se repetirem. Já passamos de um milhão de infectados no mundo e sem indícios que vai frear. Pela imagem do Paulo, dá pra ver que até agora o único país que consegue lidar bem com a infecção é a China, que estabilizou o número de casos.


Minha opinião sobre "a comoção"
  • Sobre o isolamento social: Se quem puder fizer isolamento social, conseguiremos evitar o colapso no sistema de saúde e com isso alguns milhões de mortes. Os principais transmissores são os que não apresentam sintomas, então a não ser que você queira escolher quem da sua família deve morrer primeiro, é melhor ficar em casa.
  • O único motivo porque o coronavírus não está se espalhando tão rapidamente é porque estamos praticando o isolamento.
  • Sobre a questão econômica: Na Espanha e Itália está proibido sair nas ruas. Os europeus estão gastando de até 40% do PIB em empréstimos internos pra poder garantir o isolamento. Índia, China e EUA estão em procedimentos de quarentena. Nesse momento, a última prioridade é a economia, porque a vida das pessoas está em risco.
    • #Desabafo: Enquanto isso nosso presidente insiste em desobedecer as orientações da OMS e atrasar/impedir os planos de combate à epidemia.
  • Tínhamos previstos na constituição um auxílio de 200 R$ (isso era muito na época do plano real) para pandemias. Foi reajustado para 600. Isso deve ser suficiente pra ninguém morrer de fome durante a epidemia e poder ficar em casa mais tranquilo.
    • #Desabafo2: Se a Câmara e senado não votam o auxílio, o presidente JAMAIS a faria. Só o fez, relutantemente, porque foi pressionado e ainda insistiu em atrasar o auxílio em 15 dias SEM NENHUM MOTIVO. Nunca tinha visto como tanta irresponsabilidade poderia prejudicar um país. A última dele foi negar o empréstimo emergencial aos governadores do Sul e Sudeste . Tudo isso pra depois que a poeira abaixar poder dizer um "Eu te disse, é só uma gripezinha". Ainda não acredito, mas vivi pra ver o Lula fazer as pazes e elogiar/apoiar o Dória. Pelo menos quem sabe que a vida das pessoas é mais importante que a opinião política está se unindo. Isso me faz ter esperanças e ver o lado positivo de toda essa muvuca.
  • Por fim (esse é a menos embasada de todas as minhas opiniões) a produção de alimentos no Brasil não me parece estar em risco de parar simplesmente por ser mecanizada. O vírus circula onde há maiores aglomerações de pessoas, que acontecem nos centros urbanos. São nas cidades que as pessoas devem ficar em casa. O grande impacto vai acontecer com os pequenos produtores que perderão mercado. Não vi ainda projetos de auxílio a esse pessoal. Se eles não forem incluídos no auxílio dos Autônomos
No século XV, as pressões da hanseníase (também conhecida por peste negra) mataram um terço da Europa. A recessão foi tão severa que serviu pra orientar a população ao renascimento do séc XVI. Daí revolucionaram a física e química, além de produzir as obras de arte mais famosas do mundo (Monalisa, estou falando de você). Quem sabe não acontece a mesma coisa depois do Corona? :roll: :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Gabriel,

Quando eu criei o tópico, falei apenas de economia e a ordem mundial. Isso está bem claro, não coloquei a culpa em A ou B.
Também não levei para o lado politico, minha visão é diferente da sua e deixei de opinar sobre isso porque aqui não se discute politica e nem religião.
Temos muito que esperar ainda para saber os danos futuros sobre tudo.
A unica coisa que sei é que o mundo está parado, ninguém está comprando nada que não seja absolutamente necessário e os conteúdos de geladeiras estão sendo reciclados.

Então é isso, e já que se eu não tomar cuidado isso aqui vira discussão politica esse tópico será trancado.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem