Paulo escreveu:Meu termostato só tem uma configuração que é ligar para esfriar.
É que a coisa aqui está brava mesmo e como só uso lampada fluorescente tubular eu tenho esse ganho de temperatura.
Durante a madrugada a temperatura cai até aonde eu informei é porque as lampadas esquentaram a estrutura da estufa, pois se não fosse isso iria cair muito mais.
Paulo, a coisa tá feia então por aí. O estranho é que eu pensei que seu termostato controlasse também as lâmpadas, ativando aquelas mais quentes, de forma a garantir uma temperatura amena para as suas PCs no Inverno. Acredito que deva ter visto algo do tipo em algum lugar da Web e associei a você, mas...
Obs.: Como o Inverno de minha região se assemelha ao de alguns países europeus (Espanha, Grécia, Sul da Itália), eu penso em tentar cultivar algumas espécies de Pings de clima Temperado tais como P. crystallina ssp. hirtiflora, P. longifolia ssp. caussensis (alguns botânicos preferem chamá-la de P. caussensis), P. reichenbachiana (também conhecida por P. longifolia ssp. reichenbachiana), P. vallisneriifolia e P. vallis-regiae. A P. grandiflora (e suas várias subespécies) estão fora de meus planos, pois fui avisado de que esta PC exige uma faixa de temperatura mais baixa, nesta época do ano, para que seu hibernáculo não venha a apodrecer. Tirando a primeira, cujas sementes são mais fáceis de achar, as demais terei que fazer um verdadeiro garimpo para tentar obtê-las, mas não tenho pressa e lhes adianto que cedo ou tarde ainda hei de ter umas dessas Pinguicula em meu cultivo.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)