Minha Dioneia está com mancha preta

Conte um pouco sobre a sua vida pessoal, onde mora, quais são os seus hobbies, etc.
Responder
IsabelaOcampos
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2020, 12:13
Localização: Boston, Massachusetts - USA
Agradeceu: 4 vezes

Minha Dioneia está com mancha preta

Mensagem por IsabelaOcampos »

Olá, eu comprei recente minha Dioneia e até então estava tudo bem, eu não sabia que tem dar muita água então estava dando água um dia sim e um dia não e vi que as folhas estavam murchas, então pesquisei e dei muita água e um pratinho com água (estou usando água purificada) e as folhas voltaram, ficaram bem. Como eu moro em apto, elas ficam na janela onde pega muito sol, mas parte de manhã tem sombra e depois do meio dia começa ter sol e fica até umas 6/7pm com sol. Mas as vezes eu deixo elas na minha sacada para pegar ar livre. Não deixo ela na sacada porque tenho medo de coelho, esquilo ou cachorro pegar elas. Moro em apto térreo que tem quintal, mas tem muito animais selvagens porque meu condomínio fica no meio de um mato rsss. Então percebi que 3 delas estão com mancha preta e não sei a causa disso, se é estresse, pouco sol, muita água, estou perdida! Também vi que ela pegaram umas formigas e uma mosca. E li sobre formigas, que elas não fazem muito bem para as plantas Dioneia, isso é verdade? Isso pode ser causa das manchas preta? O que eu faço? Estou mandando imagens abaixo. Obrigada!!!

Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vamos ficar em observação e ver se esse preto irá aumentar. normalmente isso vem da dormência. aqui no Brasil estamos no inverno, época favorita de dormência das dionaeas, em que estação do ano vcs estão? mas independente, pode sim estar entrando em dormência. vamos analisar.

publique novamente daqui uns 15 dias neste mesmo tópico para acompanhamento. se algo mais forte, publique mesmo dia.

***

*não se esqueça da apresentação


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
IsabelaOcampos
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2020, 12:13
Localização: Boston, Massachusetts - USA
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por IsabelaOcampos »

Nós estamos no verão até setembro e vamos pra outono. Está muito calor agora, está fazendo ate 35 graus. Quando elas ficam em dormência, elas ficam pretas? Qual é a aparência? Vou ficar observando, obrigada!


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Em dormência, as plantas ficam secas e pretas e suas folhas e armadilhas morrem, sobrando algumas pequenas ou até mesmo nenhuma, as que sobrarem serão pequenas e terão o crescimento bem lento durante a dormência. Mas podemos diferenciar dormência da morte da planta observando o rizoma, que sempre terá uma coloração viva. Moro em apto, minhas Dio ficam na varanda expostas ao sol e vento, cultivo em bandejas plasticas, sempre com 1/3 de água embaixo. Na sua região pode ser como o mestre Edson citou, entrando em dormência, mas vale a observação. Li aqui no fórum a alguns anos atrás que nunca é bom ficar mudando a planta de lugar, pois ela sempre necessita de nova ambientação, oq tbm pode estar acontecendo com a sua, já que é recém adquirida. Não saberei o tópico que li sobre este assunto, mas vale uma pesquisa aqui no fórum.
Quanto as formigas, quando as minhas capturam podem sim chegar a ficarem marrons e depois pretas e as armadilhas morrerem na sequencia, porem comigo, somente as armadilhas morrem e não há danos as plantas.

Espero ter contribuído em algo, continue mandando para a gente poder dar uma acompanhada. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem