Cephalotus Folllicularis

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Cephalotus Folllicularis

Mensagem por MarcielS »

Imagem
foto: MarcielS
Cephalotus Follicularis
Classificação
Reino: plantae
Divisão: magnoliopytha
Classe: magnoliopsida
Ordem: oxalidales
Família: cephalotaceae
Gênero: cephalotus
Espécie: cephalotus follicularis

Origem:

Cephalotus Folicularis foi descoberto em 1791 durante uma expedição ao Sul da Austrália Ocidental pelo botânico Archibald Menzies.
15 anos mais tarde, em 1806, foi nomeado pelo botânico Labillardière - os espécimes que ele usou foi a partir da expedição francesa de 1800-04 liderada por Nicolas Boudin. Durante a viagem de volta, a expedição aportou em Java, onde o capitão Boudin morreu e seu navio foi capturado pelos Ingleses junto com sua coleção de plantas.
Apesar dos despojos de guerra, estas amostras foram devolvidas para a França e foi a partir de espécimes vegetais coletadas pelo botânico Leschenault nessa viagem que Labillardière produziu sua publicação da Cephalotus follicularis sem nunca ter conhecido realmente a área onde as amostras foram coletadas.

Quanto a forma como esta planta foi nomeada: Labillardière - como acontece com todos os botânicos – Foi dada grande importância atribuída à estrutura das flores, pois elas não evoluem e mudam tão rapidamente quanto possível as estruturas das folhas, e pode dar uma dica quanto à filiação. Ele viu que esta planta tinha um curioso alargamento do tecido aderido as anteras dos estames. Pareceu-me para dar os estames um tipo de cabecinha, do qual o nome Cephalotus surgiu, na forma latina do grego - Kefalotos - "equipado com cabeças". O follicularis nome específico é uma referência aos folículos (saquinhos), ou seja, os jarros.
É encontrado naturalmente apenas no sudoeste da Austrália. Distribuido por 400 km em uma faixa no extremo oeste ao sul da Austrália com clima mediterrâneo. Ela ocorre de perto Yallingup, em um arco de 50 quilômetros do litoral, a Praia de Cheyne, com uma distribuição principal de Augusta, 60 km ao sul de Yallingup, para Cheyne Beach.

São encontrados crescendo sobre as bordas de pântanos de turfa e areia, nas valas de drenagem, em matas e até mesmo perto do mar, alimentada por infiltrações de água doce do solo.

Raízes:

Suas raízes são grossas e ramificadas. Em uma planta jovem a raiz é uma única touceira de cor mogno com radículas fibrosas que ao longo do tempo produz rizomas e ramificações que se espalham no subsolo, em várias ocasiões surgindo para produzir mais folhas e jarros.

Folhas:

Durante a "primavera" no seu habitat natural, a planta produz um tipo de folhagem geralmente oval, plana e de um verde brilhante. O pecíolo (haste) é plano e bastante curto e isso o deixa perto do centro da planta. Essas folhas normalmente duram até um ano, murchando quando a nova safra de jarros é produzida. Os jarros podem crescer até 8cms ou mais, mas na média ficam em torno dos 3 cm.
Botânicos consideram que estas não são folhas, no verdadeiro sentido da palavra, mas na verdade são os jarros que não puderam desenvolver-se devido a condições desfavoráveis, ou seja, elas ajudam na fotossíntese da planta quando há pouca vida dos insetos em torno de uma folha tipo jarro para a captura. Esta teoria é apoiada pelo fato de que em certas ocasiões a planta produzir estranhas formas de "folhas" que tem saliência pontiaguda e / ou formam jarros ocos que têm uma aparência primitiva de jarros malformados.

Armadilhas:

Eles começam como pequenos punhos peludos na extremidade dos caules. Como você pode ver a partir da seção transversal, o caule é preso à parte traseira do jarro - ao contrário de Nepenthes, onde ela se liga na base. Estes jarros imaturos crescem para fora, além da roseta de folhas até atingir o solo, onde terminará seu desenvolvimento.
Poucos dias depois, a tampa do jarro é aberta. Eles já têm quantidade de líquido digestivo suficiente nas mesmas e são capazes de captura de presas.
O tamanho dos jarros, mesmo em plantas maduras, pode variar de 4 milímetros (os menores), até seis centímetros, mas na média são de cerca de 3cm. O corpo do jarro é moldado como um mocassim pequeno / luva de boxe com uma costela 'T' em forma runnning até seu centro e uma costela magra 'l' correndo cada lado. Estes são peludos e cobertos de glândulas de néctar desenhado para orientar os insetos para a abertura da boca.
A boca do jarro é semelhante a alguns membros da família Nepenthes, na medida em que é adornada com um peristomio que se parece com dentes afiados apontando para dentro. Estes levam-no a uma coleira verde pálido que é muito liso e brilhante e coberta de glândulas de néctar.
Na sombra os jarros permanecerão verde, mas, em pleno sol, podem variar de uma tonalidade vermelha manchada a uma coloração vermelho profundo. Os jarros podem sobreviver por um ano ou mais, mas, após seu primeiro verão, parecem perder um pouco a produção de néctar ao redor da abertura da boca.

Flores:

As hastes florais de Cephalotus começam a crescer durante o verão e para uma pequena planta é surpreendentemente longa - 60cm ou mais. Este comprimento é, talvez, para que as flores sejam polinizadas bem longe dos jarros, eventualmente, acima ou entre a vegetação circundante, onde passam os insetos voadores.

As flores, quando aparecem, são pequenas - cerca de 4 milímetros de diâmetro - e são brancas com uma pitada de verde. Eles são capazes de autopolinização, embora a polinização cruzada produza mais sementes - você pode fazer isso sozinho usando um pincel pequeno para transferir o pólen entre flores. Produzem uma semente por ovário, entre 6 e 10 sementes por flor.

Depois que as flores foram polinizadas as sementes começam a inchar durante os meses de verão. Quando as sementes amadurecerem eles ficam marrom e começar a estender os pêlos do corpo das sementes - até mesmo as sementes são peludas nesta planta. Estes pêlos e sua leveza indicam que as sementes são dispersas pelo vento, especialmente quando você considera o comprimento do pedúnculo como mencionado anteriormente.

Ref: https://www.foxoles.dsl.pipex.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
...


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Nota 10 as informações Marciel, me foi muito util, legal saber a história da planta, coitado do cara que fez a primeira coleta hehehe.
LEgal saber sobre a planta e sobre as flores, será que ela é capaz de florir por aqui? o Marcos Ono já conseguiu, mais alguem ai teve a sorte?
Abraço : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

quando tiver o meu...será extremamente útil...valeu Marciel!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Muito bom Marciel : joia :
Como sempre enrriquecendo de conhecimento nosso fórum parabéns e obrigado!!


Fabio Castro.


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

muito interessante as informaçoes,vai ajudar quando eu tiver uma
VALEU : joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Obrigado Marciel por mais um excelente material...

Cephalotus é um desafio, testa muito sua paciência... hehehehe...

E questão de iluminação Marciel...
Sei que no habitat é luz direta que eles recebem, e no cultivo na sombra ela forma jarros maiores e verdes.
E no cultivo, qual será a iluminação mais indicada para acelerar seu crescimento(claro se nenhum outro fator atrapalhar) e dar uma corzinha.
Claro talvez um meio termo entre sombra e luz direta pode ajudar muito, mas qual a opinião de vcs?

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe, pois é passaram a perna no cara, hehehhh!!! :lol:

Roberta e Arquimedes, estou certo que logo logo vocês terão uma (ou várias, hahah)!

Fábio, valew mesmo amigo!

j4ck,
sob luz artificial as cephs vão relativamente bem mas não dão hastes florais.
Os jarros ficam maiores e verde, mas demoram muito para finalizar o desenvolvimento. As minhas ficaram sob estas condições por mais de dois anos, agora mudei a disposição das plantas e as cephs foram parar na lavanderia onde bate mais sol.
A planta deslanchou de crescer quando as tirei da bancada de luz e as coloquei em um local que recebe todo o sol da tarde.
É gritante a diferença na qualidade/velocidade do desenvolvimento da planta (mas os jarros ainda são verdes). Acredito que no próximo verão eu consiga pelo menos uma haste floral. : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Marciel, eu tenho uma dúvida, o Miguel ou Carlos do PCBR me disse uma vez que não preciso de estufa aqui para o meu, que a região sul tem o melhor clima para cultiva-los. Em fim, será que é uma boa eu retirar o meu e deixa-lo no sol?
Ele resiste frios? ou é calor insuportavel sem dó?
E a umidade, será que deixo dentro de garrafas, naquele seu esquema ou sem nada mesmo?
Mesmo com as dicas irei fazer o teste, só que com uma outra muda quando eu conseguir por leaf cut ^^
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Otimo conteudo, Obrigado por compartilhar conosco!


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito bom! Valeu por compartilhar!
O meu tinha queimado quase tudo com adaptação, achei que ia morrer ou que fosse praga, mas não, já tá voltando com 1 jarrinho formando e duas folhas ^^
Espero que quando estiver grande dê flores e sementes... É uma planta muito legal ^^
Eu deixo o meu com o mesmo sol das neps, quando o jarro crescer eu falo como fica ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem