Cephalotus a partir de sementes

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Alan.n
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Mar 2017, 09:22
Localização: Aracaju/SE

Cephalotus a partir de sementes

Mensagem por Alan.n »

Recentemente consegui 5 sementes da Cephalotus follicularis em uma compra online aqui no Brasil, mas não tenho nenhuma experiência com essa espécie. De acordo com algumas fontes (sites estrangeiros), as sementes devem passar por um período de uns 3 meses de estratificação a frio no musgo Sphagnum. Por outro lado, muitos cultivadores, inclusive aqui do fórum, já observaram que é mito a estratificação, pelo menos em outros gêneros como Dionaeas ou Droseras. As sementes já estão com cerca de 3 semanas desde a coleta da planta-mãe, então, será que devo mesmo fazer a estratificação ou apenas semear sobre o musgo e deixar na sombra?

Agradeço por qualquer informação que possa auxiliar.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

reativando a sua pergunta que estava bloqueada. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

semente de cephalotus no BR? isso existe? sério?

acho que o maior desafio é fazer cephalotus germinar de sementes... aqui eu tive apenas 1 de dezenas q deu sinal de vida, mas logo depois sumiu.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu consegui algumas sementes com a que eu tinha aqui, o estranho é que logo depois a planta morreu.
Lendo um artigo sobre como semear cephas eu percebi o tamanho da encrenca e ofereci essas sementes para cultivadores experientes e todos passaram a bola.
Tem até um comentário em algum lugar aqui que um grande cultivador conseguiu que germinassem, mas tinha passado tanto tempo depois da semeadura que ele pensou que fosse erva daninha.

Um artigo sucinto e que diz muita coisa pode ser visto neste link https://www.carnivorousplants.org/howto ... alotus.php e tem esse outro https://www.flytrapcare.com/phpBB3/ceph ... 17268.html aonde o membro do fórum dá umas boas dicas.

Boa sorte,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem