Como eu cultivo Cephalotus folicularis

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
marcos ono
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jul 2010, 18:21
Localização: Cotia - São Paulo
Agradecimentos: 14 vezes

Como eu cultivo Cephalotus folicularis

Mensagem por marcos ono »

Depois de anos tentando cultivar essa especie, acho que agora tenho quase a certeza de como cultivar essa Cephalotus folicularis.
Tem muita coisa na internet mas não sabemos quais são as verdadeiras dicas e quais são as falsas.
Depois de vender algumas mudas para alguns fregueses e depois acompanhar o cultivo deles dando dicas de cultivo, acho que encontrei um método de cultivo que poderá ser usado em qualquer lugar do Brasil.
Vai parecer estranho se comparar com as dicas de outros sites mas o cultivo dela é bem simples.
Usar só musgo sphagnum como substrato. Lavar pelo menos 3 vezes para retirar qualquer sal ou impureza nela.
Não precisa usar um vaso alto ou muito largo como muitos indicam, pode usar um pote 9 a 12 cm de diâmetro de boca com a mesma altura para cada tamanho de muda.
Mantenha o vaso em contato com a água no fundo mas só para que o substrato não seque muito, 0,5 a 1 cm apenas de fundura.
Depois, usar um pet de refrigerante transparente e fechar o vaso como uma mini estufa( fotos no meu face). Isso manterá a umidade e a temperatura mais constante.
Não deixar pegar sol direto por muito tempo mas deve ser cultivado num local bem claro.50% de claridade
A temperatura também não deve ser muito alta( acima de 30°) e muito baixas(abaixo de 5°C). Não chega a morrer mas o crescimento que já é lento ficara muito mais ainda.
Regar sempre que o peso do vaso diminuir mais que 1/3 do peso quando estava encharcado. Não deve manter o substrato sempre encharcado e nem muito seco. Difícil de explicar sem demonstrar ao vivo.
Muito cuidado com a larva do Fungus gnatis( acho que é assim que se escreve) . As folhas começam a amarelar e o crescimento parar.
O substrato deve ser trocado quando ficar velho ou apodrecido mas como isso é difícil de saber quem não conhece muito o musgo sphagnum então aconselho a trocar o musgo sempre uma vez por ano na primavera.
Fungicida é necessário sim pois todas as plantas mesmo com todos os cuidados ficam doentes. Uso Amistar e Score. Pulverizo uma vez a cada 3 meses.Produto caro sim mas a planta vale esse tratamento.
Elas florescem mas quem tem só uma muda, não aconselho a tentar produzir sementes(pode ser autopolinizada) pois pode não conseguir colher as sementes e ao mesmo tempo perder a planta mãe.
Fazer mudas, fica para a próxima ...

Espero que ajude os hobbistas que pretendem ter essa linda planta um dia na coleção.
ps : adubar é um risco, já tive exito e ao mesmo tempo matei alguns por causa disto.
Abraços e boa sorte a todos


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

marcos ono escreveu: Elas florescem mas quem tem só uma muda, não aconselho a tentar produzir sementes(pode ser autopolinizada) pois pode não conseguir colher as sementes e ao mesmo tempo perder a planta mãe.
Fazer mudas, fica para a próxima ...
Abraços e boa sorte a todos
Isso aconteceu comigo, fiquei feliz por minha cepha florescer. Não consegui sementes e a planta morreu. : maluco :


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Relato interessante, Marcos Ono, antes de adquirir o meu querido "Nelson Ned" eu tive que pesquisar muito na internet uma vez que informações acerca do cultivo dessa planta por aqui são escassos.A unica informação que tinha era de que o substrato deveria ser apenas úmido, jamais encharcado ou as raízes apodreceriam. Pra piorar, a planta só demonstra sinais de que algo esta errado quando já é tarde demais e aí só resta tentar leaf cuttings (estaquias de folhas) ou root cuttings (estaquias de raiz) e torcer para que rebrotem.

O uso de Spahgnum vivo aparenta ser a dica mais certa para se ajudar a manter o substrato sempre úmido, porém no meu caso eu não uso estufas de garrafa PET pelo simples fato que como fico fora a maior parte do dia não tenho como estar sempre de lho na planta e uma eventual falha é possível que a temperatura se eleva a tal ponto de "cozinhar" o Cepha.

Diante disso mantenho minha planta ao relento seja na chuva, vento, frio e Sol parcial. Nas foto abaixo vocês podem ter uma noção de como a mesma se encontra atualmente:

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1466864203[/thumbnail][thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1466864208[/thumbnail]

Foto macro de um dos ascídios recém abertos:

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 1466864208[/thumbnail]

Obs.: O substrato aonde meu jovem Cepha está sendo cultivado é composto por 50% de areia misturado a 40% de musgo Sphagnum picado + 10% de musgo vivo na parte de cima para decorar e manter a umidade sempre alta ;) . A rega é por capilaridade, ou seja, uso um pratinho com água embaixo do vaso e só reponho o líquido para evitar que seque em definitivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

hehehe.. esse post só veio reforçar q, apesar de eu achar essa pc linda, ainda não é pra mim... :lol: :lol:

Mas qdo eu me animar, quem sabe na proxima encarnação, eu vou consultar esse tópico... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Marcos, Muito Bom te ver no fórum, apesar de ser muito ocupado e bom te ver tentando ajudar a galera. gostei muito do tópico, assunto muito difícil de encontrar informação, ainda pretendo adquirir um exemplar, porem assim como a Fatima, ainda não... ainda to conseguindo matar Dróseras... mais ja melhorei a Utriculária esta viva :lol:


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Assim como a Fátima, mas não tanto, já tenho um tempinho com as carnívoras, mas vou deixar pro futuro também :mrgreen:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

la se vai nois ressuscitar o tópico, achei um vídeo para ajudar a aumentar o conhecimento sobra o bichinho...

altor nosso amigo Rafael Ferraresi

[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

já usou trichoderma nelas?

pode indicar a quantia dos fungicidas que usa?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem