Género Levenhookia

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Género Levenhookia

Mensagem por rdrgobra »

LEVENHOOKIA (Stylidiaceae)
Descrição: O género Levenhookia e composto por 10 espécies de plantas, das quais apenas uma é perene (Levenhookia chippendalei). Todas essas plantas são nativas da Austrália e ao que tudo indica compartilham um ancestral comum com as plantas do género Stylidium, sendo que até 1908 eram consideradas parte integrante deste grupo de proto-carnívoras. Coube ao biólogo alemão Johannes Mildbraed (1879-1954), em uma revisão taxonômica, agrupar as Levenhookia em um género a parte.

As plantas deste género vivem em ambientes alagados ou úmidos (compostos por solos turfosos), muito ácidos e pobres em nutrientes. Resumindo partilham os mesmos habitats das PCs.

Polinização, Armadilhas e Floração: As Levenhookia possuem um pequeno “martelo” com a qual batem nos insetos que se aproximam de suas flores, envolvendo-os com pólen para que possam ajudar na perpetuação de sua espécie. Este mecanismo é muito semelhante às plantas do género Stylidium, porém o “martelo” é menor Eventualmente alguns deles, atordoados pela pancada, acabam ficando presos nos tricomas mucilaginosos existentes na parte de trás das flores e na haste floral.

Discute-se se essas presas são digeridas ou apenas mortas nestas armadilhas, mas o fato de algumas delas secarem, como se tivessem os seus fluídos corporais absorvidos, aliados ao fato de ocuparem o mesmo nicho ecológico de plantas carnívoras, nos leva a crer que a carnívoria neste género de plantas seja algo, no mínimo, plausível. De qualquer forma exames biológicos mais elaborados, na busca por proteases, se fazem necessários antes de se dar um parecer final sobre este assunto e, até que isso ocorra, o correto é considerar estas plantas como sendo membros das proto-carnívoras.

A floração ocorre na Primavera, quando as Levenhookia produzem uma inflorescência com flores de cor branca ou rosa, dependendo da espécie. Quando a polinização é bem sucedida, ocorre a formação de um fruto (cápsula), em cada flor da inflorescência, que contêm cerca de quatro sementes.

Clima e Propagação: Esta proto-carnívora, como dito acima, é nativa da Austrália, pra ser mais preciso da Austrália Ocidental, Outback e Tasmânia. Como podem perceber as plantas deste género são de clima tropical/subtropical não entrando em dormência. Essa particularidade possibilita que estas plantas possam ser cultivadas na maior parte do Brasil sem problemas.

A propagação se dá por sementes, estacas e divisão de rizomas, sendo os dois últimos casos possíveis apenas na espécie perene deste género.

Cultivo: Para cultivar este género de proto-carnívora se faz necessário o uso de estratificação termo-química, que nada mais é do que envolver algumas sementes de Levenhookia dentro de um papel especial (“Smoke seed primer”) tratado em fumo e fumaça e depois depositá-lo em um recipiente com água quente (não fervendo) e esperar cerca de 24/48 h para plantar as sementes. Transcorrido o tempo, note que o “Smoke seed primer” acabou se dissolvendo por completo na água. Isso é um processo normal que ativa o gatilho da germinação.

Prepare uma mistura de Sphagnum + areia na proporção 1:1 em um vaso de cerâmica/terracota, e semeie as sementes por cima do substrato. Se quiser se garantir, coloque algumas folhas bem secas, de preferência de eucalipto, por cima e depois ateie fogo.

Na natureza, o que faz com que muitas espécies de Levenhookia nasçam são queimadas/incêndios ocasionais que rompem o período de latência das sementes destas plantas através da alta temperatura liberada, aliado ao fato de depositar no solo compostos químicos que ao serem absorvidos pelas mesmas, garantindo assim as suas germinações.

Obs.:

1) Como substituto ao “Smoke seed primer”, pode-se utilizar GA3 (ácido giberélico), extrato (ácido) pirolenhoso ou vermiculita “defumada”, que nada mais é do à exposição deste mineral ao tratamento a base de fumo é fumaça. Os dois primeiros produtos podem ser adquiridos no Brasil, via WEB, porém o último será preciso importar. No eBay da Austrália há um anunciante que o vende e melhor, envia para o Brasil.

2) Algumas fontes citam 12 e não 10 espécies de Levenhookia. Também há uma divergência quanto ao período de vida das plantas deste género, com alguns sites dizendo que todas essas proto-carnívoras são anuais.

3) A Levenhookia chippendalei e a única espécie deste género que vive em toda a Austrália Ocidental e no inóspito e seco Outback. Ali sobrevive somente devido a existência de alguns oásis, verdadeiros paraísos naturais, que sustentam uma ampla gama de seres da fauna e flora locais.

Fontes:

" onclick="window.open(this.href);return false;

https://florabase.dec.wa.gov.au/browse/profile/22152" onclick="window.open(this.href);return false;

https://www.carnivorousplants.org/cpn/a ... pc1_22.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Essa eu não conhecia...!!!
Muito bonita..!!!

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

: Clap : : Clap : Rodrigo ficou muito bom este tópico traz otimas informaçoes eu mesmo não conhecia esta proto carnivora que mata insetos por "diversão" :twisted: já que não os digere.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem