Cultivo de Musgo Sphagnum

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

desculpe a intromissão,

para ajudar, sugiro você cortar os brotos com uma tesourinha. coloque-os em outro vaso e eles vão se multiplicando. embora demorado...

*o cortado rebrota, ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 08 Dez 2020, 20:31 desculpe a intromissão,

para ajudar, sugiro você cortar os brotos com uma tesourinha. coloque-os em outro vaso e eles vão se multiplicando. embora demorado...

*o cortado rebrota, ;)
Ótima sugestão Edson! Farei isso, mas colocarei nos pontos do musgo da estufinha que não geraram brotos...em breve atualizarei as imagens do post, já adiantou que desenvolveu um pouco de alga rsrsrs...mas já era esperado :lol: o que é nossa vida de cultivador sem as algas né? : fiufiu : :kkk4:
Grande abraço! : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

pedrodias41 escreveu: 08 Dez 2020, 20:25
Leonardo Costa escreveu: 08 Dez 2020, 12:22
pedrodias41 escreveu: 08 Dez 2020, 12:13 Hello, muitos parabéns pelo seu cultivo!
Tenho já encomendado musgo Sphagnum semi-vivo 1L para fazer o mesmo.

Os brotos das bandejas, deixa ficar para continuar com a propagação? Ou vai tirando e passa para outro recipiente?

O nível de água é úmido mas não ensopado?

Muito obrigado
Obrigado Pedro! Para separar os brotos você deixa em água por no min uma hora e vai selecionando as partes mais verdinhas que tiverem a aparencia daquelas que tem nas imagens que coloquei no inicio. São delas que o musgo irá brotar e crescer. Até o momento, não podei ainda, mas posso estar retirando algumas brotações e colocar direto sob o musgo dos vasos das carnívoras. Quanto a água, é isso mesmo, bem úmido, mas não ensopado como um "pantano". Importante abrir toda semana a estufinha, para evitar fungos e deixar renovar o ar.
5*, muito obrigado! Estou mesmo empolgado para começar o cultivo do musgo!
Não querendo colocar o musgo logo nas PC's e querendo aumentar a produção de musgo... Aconcelha a retirar esses brotos verdes e colocar noutro recipiente para propagação?

Obrigado e boa semana : joia :
Isso mesmo, pode colocar em algum vaso diretamente já da carnívora (alguns Youtubers, aconselham rsrs) ou colocar em algum outro lugar para continuar a brotar e crescer. Eu vou até vou seguir a sugestão do amigo Edson, vou cortar com uma tesourinha alguns brotos já desenvolvidos e colocar sob o musgo que não brotou. Mas como o intuito também é estar fazendo uma "experiencia" com a brotação do musgo, farei isto em apenas uma bandeja e na outra permanecerá intocada para acompanhamento. : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Atualizando o cultivo de Musgo Sphagnum

Como podem perceber pessoal, as algas apareceram, talvez seja por conta da alta umidade e excesso de água, por mais que seja minima a quantidade dentro da estufinha. Estarei reduzindo mais ainda a água e transplantando alguns brotos para partes que não brotaram para ver como fica e se desenvolvem. O acompanhamento segue... : joia :

Bandeja 1
Imagem

bandeja 2
Imagem

Abraços.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão,

1 - peguem uma bandeja dessas que usam para sujeira de gatos que usamos para vasos.
2 - metade dela só areia, parte de baixo,
3 - parte de cima, qdo adquirido o sphagnum semi desidratado corta-lo pedaços pqs média 2cm. uma bola e corta como se faz com cebolas...
misture bem com a mesma porção de areia e depois deixe sobre a areia da bandeja.
4 - deixar a bandeja com furo ladrão abaixo e somente manter a umidade.
5 - deixar local de meio período de sol.
6 - sempre borrifar para manter a umidade. só umidade,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 09 Dez 2020, 19:49 sugestão,

1 - peguem uma bandeja dessas que usam para sujeira de gatos que usamos para vasos.
2 - metade dela só areia, parte de baixo,
3 - parte de cima, qdo adquirido o sphagnum semi desidratado corta-lo pedaços pqs média 2cm. uma bola e corta como se faz com cebolas...
misture bem com a mesma porção de areia e depois deixe sobre a areia da bandeja.
4 - deixar a bandeja com furo ladrão abaixo e somente manter a umidade.
5 - deixar local de meio período de sol.
6 - sempre borrifar para manter a umidade. só umidade,
Edson...devo fazer uma mistura de Sphagnum com areia e após depositar esta mistura sob a areia que estará no fundo da bandeja? Compreendi bem?
Vou desmontar esta bandeja que deu muita alga, salvar os brotos e depositar nos vasos e usa-la para fazer este método! Me chamou muito a atenção, achei super válido, lhe agradeço! : joia :

Obs: Usarei de musgo novo.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Obs: Usarei de musgo novo.
sim, use outro. deixe o seu como está... meu método para você será teste. o que dá certo para mim pode não funcionar a você, então testar.

em baixo só areia, acima bem fino areia com sphagnum cortado fininho. só umidade, em local 1/2 período sol, meio sombra.

controle bem o furo ladrão para manter só a umidade, para assim diminuir/evitar problemas com cianobactéria.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 09 Dez 2020, 21:29
Obs: Usarei de musgo novo.
sim, use outro. deixe o seu como está... meu método para você será teste. o que dá certo para mim pode não funcionar a você, então testar.

em baixo só areia, acima bem fino areia com sphagnum cortado fininho. só umidade, em local 1/2 período sol, meio sombra.

controle bem o furo ladrão para manter só a umidade, para assim diminuir/evitar problemas com cianobactéria.
Farei como orientou Edson, obrigado mais uma vez! Será um ótimo teste! Assim que realizado, coloco aqui para a gente ir acompanhando. Abraços! : joia :


Avatar do usuário
pedrodias41
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 25 Mai 2020, 09:03
Localização: Leiria, Portugal
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por pedrodias41 »

As algas foi por causa de água a mais, percebi bem?
Aumentar o tempo de arejamento (tampa aberta), não diminui a probabilidade desse aparecimento indesejado?


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

pedrodias41 escreveu: 10 Dez 2020, 09:02 As algas foi por causa de água a mais, percebi bem?
Aumentar o tempo de arejamento (tampa aberta), não diminui a probabilidade desse aparecimento indesejado?
As algas aparecem por conta da alta umidade mesmo, isso é certo. Diminuindo a quantidade de água, somente borrifando a ponto de ficar úmido e eliminando a reposição do filete de água como eu fazia, deve sanar este problema. A aeração pode ajudar, mas acredito que o musgo se beneficie mais de um ambiente de estufa. Tudo é um teste né rsrsrs. Se não der certo, tentamos outro método. Acredito que as algas não irão atrapalhar o desenvolvimento dos brotos que já estão presentes, como eu disse no primeiro tópico, já fiz com um pote hermeticamente fechado, deu muito musgo e consequentemente muita alga também, porem na balança, mesmo com algas, o musgo vivo se desenvolveu. Como me falta espaço por aqui, acredito que desmontarei a bandeja com as algas para testar o método que o Edson sugeriu, acho muito valido. A época que coletei mais musgo por aqui, foi quando joguei um produto(mata matos) num bog de PC que tinha e acabou matando TUDO menos o musgo rsrsrs...mas deixei o bog lá no tempo, sem regar, apenas tomando chuva. O musgo cresceu muitooo! conseguir coletar muito musgo daquele bog que não tinha nenhuma manutenção. Ele ficava perto de uma parede em um canto em L, creio que a umidade da parede contribuiu muito para o desenvolvimento. De fato, o bog ficava aberto ao clima e não recebia luz solar direta, pretendo deixar desta maneira novamente com o método que o Edson sugeriu. Uma outra alternativa pra se combater as algas é tampar a estufa por alguns dias, sem a luz, as algas não farão fotossíntese e morrerão, é um teste também valido de se fazer. Realizei em meu aquário que estava com problemas de algas verdes filamentosas e deu certo. As plantas aquáticas acabaram ficando um pouco debilitadas, porem nada demais. A intenção é a realização destes testes para ver a melhor maneira de se cultivar aqui em minha região e conseguir compartilhar aqui no fórum, e logico, coletar os brotos vivos e transferir para os vasos das carnívoras :lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem