Mancha marrom em broto. O que é isso?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Edson, vou fazer hoje a compra do dimy enxofre e deve chegar semana que vem (espero que a planta resista até lá). Caso a infestação atinja um grau maior, posso cortar os brotos infectados? Sobre os nematóides, vocês aconselham que eu faça uma inspeção no substrato pra ver se ta tudo certo?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

CiroCosta escreveu:Edson, vou fazer hoje a compra do dimy enxofre e deve chegar semana que vem (espero que a planta resista até lá). Caso a infestação atinja um grau maior, posso cortar os brotos infectados? Sobre os nematóides, vocês aconselham que eu faça uma inspeção no substrato pra ver se ta tudo certo?

sim resiste. fique tranquilo. lembre-se o enxofre será mais uma tentativa não podemos garantir que resolverá, mas é o mais indicado. corte bem abaixo os dois mais defeituosos, aí que pode estar o foco do problema. "pode estar"

qdo você fizer duas aplicações, 1 na chegada, outra após uns 10 dias, já verá resultados. e lembre-se os resultados só verá em próximos brotos. qdo você notar então novos brotos fortes e sadios, após uns 30 dias, você troca de todo o substrato e lava bem as raízes. troque tbm de vaso ou desinfecte-o centraliza bem a planta ao vaso e busque deixar ela um pouco mais elevada ao substrato. em palavras mais fáceis, a batata (bulbo) da planta mais acima do substrato.

veja se na parte de baixo das folhas, não há cochonilhas de carapaça, umas bolinhas grudadas nas folhas. estas são as mais comuns em sarracênias. se tiver tire uma a uma com um palito, mãos mesmo.

a aplicação deve ser final da tarde, sem sol!

Boa sorte. a primavera está chegando e estas logos estão cheios de brotos sadios.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Nematóides,jogue o subs no lixo quando o mesmo for trocado,pois se jogado na terra ou jardim pode causar uma infestação no seu jardim


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Caio »

Rapaz, estou com medo também.. tem pontas que estão ficando e outras que não... as Plantas ao redor dela estão ótimas Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Pessoal, dei uma olhada no vaso e vi um inseto bem pequeno, parecendo um pulgão, andando nos brotos afetados e no vaso. Vi apenas um. Vou fazer uma aplicação de neem para matar logo antes que dê problema.
Edson Poscai escreveu: qdo você notar então novos brotos fortes e sadios, após uns 30 dias, você troca de todo o substrato e lava bem as raízes. troque tbm de vaso ou desinfecte-o centraliza bem a planta ao vaso e busque deixar ela um pouco mais elevada ao substrato. em palavras mais fáceis, a batata (bulbo) da planta mais acima do substrato.
Devo colocar a planta na meia sombra depois do transplante para evitar estresse? Se eu quiser, posso fazer o transplante hoje mesmo ou é melhor matar o fungo antes?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Então primeiro você trata o pulgão,provavelmente foi ele pois se apareceu um tem mais,depois você faz o transplante mas não precisa de muitos cuidados você apenas diminui 1 hora ou 1 hora e meia do tempo de Sol que a sarra toma,e vai digamos reaclimatando,lembrando o que o nosso colega Edson falou deixe aquele bulbo de onde sai as folhas no nível do subs.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Caio »

CiroCosta escreveu:Pessoal, dei uma olhada no vaso e vi um inseto bem pequeno, parecendo um pulgão, andando nos brotos afetados e no vaso. Vi apenas um. Vou fazer uma aplicação de neem para matar logo antes que dê problema.
Edson Poscai escreveu: qdo você notar então novos brotos fortes e sadios, após uns 30 dias, você troca de todo o substrato e lava bem as raízes. troque tbm de vaso ou desinfecte-o centraliza bem a planta ao vaso e busque deixar ela um pouco mais elevada ao substrato. em palavras mais fáceis, a batata (bulbo) da planta mais acima do substrato.
Devo colocar a planta na meia sombra depois do transplante para evitar estresse? Se eu quiser, posso fazer o transplante hoje mesmo ou é melhor matar o fungo antes?

Será que você não viu um Colembolo?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Boa tarde. Encontrei uma espécie de ceda por cima das folhas afetadas. Eu as removo mas elas voltam depois de alguns dias, oque poderia estar causando isso? Aproveitando que hoje estou com um tempo livre a tarde, vou fazer o transplante da planta.
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
Caio escreveu:Será que você não viu um Colembolo?

Pesquisei sobre eles e alguns tipos se parecem com o inseto que vi na planta, mas não tenho certeza.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

CiroCosta escreveu:Boa tarde. Encontrei uma espécie de ceda por cima das folhas afetadas. Eu as removo mas elas voltam depois de alguns dias, oque poderia estar causando isso? Aproveitando que hoje estou com um tempo livre a tarde, vou fazer o transplante da planta.
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
Caio escreveu:Será que você não viu um Colembolo?

Pesquisei sobre eles e alguns tipos se parecem com o inseto que vi na planta, mas não tenho certeza.
Ciro,
Se eu fosse você,eu passava a faca nessas folhas estranhas,pois quem causa essas ''sedas'' brancas na folha é um tipo de parasita que eu não lembro o nome,pois se bobear muito isso vai se espalhar,ai de quebra você já vai estar podando a planta.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Obrigado pela dica Fernando. Quando for fazer o transplante já tiro as folhas ruins.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem