Minha sarracenia saiu da dormência?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

CiroCosta escreveu:Depois do que vocês falaram resolvi fazer uma inspeção na planta e consegui observar o que parecia ser um inseto branco minúsculo (menor que um grão de areia) se movendo no broto maior. Alguns dos pontos brancos que vocês falaram nas fotos pareciam ser pedaços secos de sphagnum e tentei remove-los. De resto, as brotações mortas pequenas estão ficando com uma cor bem escura mas acredito que estão apenas secando. Não tenho fungicida mas tenho um inseticida a base de fumo. Vocês recomendam que eu aplique na planta, só por precaução? Estou perguntando pois não sei se é seguro usar em uma PC.
Fernando123 escreveu:esses "coisas" brancos nela, está parecendo fungos ou parasitas, como o ácaros ou cochonilhas
Então Fernando, já lidei com os demônios chamados cochonilhas antes e não encontrei nenhum sinal dessa praga na sarra. Quanto a ácaros eu já não sei pois são insetos microscópicos mas estou desconfiado que aquele branco e minúsculo que vi no broto maior pode ser um.
delagostini escreveu:Acompanhe essas novas brotações... Veja se os jarros crescem sem se entortar!
Já pesquisei sobre o "efeito" folhas tortas, o que ele causa nas plantas e é terrível como elas sucumbem rápido. Se acontecer, vou cortar as folhas afetadas e aplicar meu inseticida nela. Você recomenda que eu aplique agora?
Creio que fazer aplicações mensais de neem e de dimmy enxofre sejam uma boa!

Agora o enxofre pode ser bacana... Dilua como sugerido na embalagem e aplique e/ou pulverize. Mal não faz...

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Ciro calda de fumo de corda resolve tanto para cochonilhas tanto para ácaros entre outras pragas, você pode compra-lo ou já moído em floricultura, ou se você for de menor como eu, pede para alguém comprar, um pedaço em agropecuária ou mercado, diluir em água por umas 24-48 horas (depende da intensidade que você quer) , e jogar um pouco de creme de sabão, na Internet tem algumas receitas mais bem explicadas.Olha eu não sei o quão as sarracenias são sensíveis a fungicidas, mas acredito que não tenha problema usar (mas não tanto), seria bom.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

delagostini escreveu:Creio que fazer aplicações mensais de neem e de dimmy enxofre sejam uma boa!
No momento não disponho desses produtos, por isso perguntei se é seguro usar o fumo. Quando tiver tempo vou ver se acho um desses em alguma loja.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o enxofre dimy é comum e facil de encontrar em floriculturas e lojas de agropecuárias/adubos, etc. mas eu tbm não acho aqui e tive que comprar pelo ML. aproveitei e comprei uns 5 é bom para uso geral, não só a pc.

fumo de corda agora não lembro desta experiência, dê uma busca aqui no forum ver se acha algo. se algo que desconheça não aplique. qdo temos casos assim e muitas, fazemos uma de cobaia. (entre em procurar e descreva fumo de corda e leia todos os tópicos antes)

muitos para pragas em plantas comuns não é aceita pelas pc's.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Edson Poscai escreveu:fumo de corda agora não lembro desta experiência, dê uma busca aqui no forum ver se acha algo. se algo que desconheça não aplique. qdo temos casos assim e muitas, fazemos uma de cobaia. (entre em procurar e descreva fumo de corda e leia todos os tópicos antes).
Edson, dei uma pesquisada na área sobre doenças e pragas do fórum e encontrei uma mensagem falando sobre uso de fumo em sarracenias para matar pulgões. Segundo o autor da mensagem o uso do fumo funcionou, mas é aquilo né? O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Essa semana vou ver se arranjo um tempo pra procurar o dimy e olho de neem. Caso não ache dou uma olha no ML e ver se acho o dimy pois já vi no youtube esse produto sendo usado para tratar as folhas tortas mas fico receoso pois tenho medo do quadro da sarra piorar enquanto o veneno não chega.
Fernando123 escreveu:Ciro calda de fumo de corda resolve tanto para cochonilhas tanto para ácaros entre outras pragas, você pode compra-lo ou já moído em floricultura, ou se você for de menor como eu, pede para alguém comprar, um pedaço em agropecuária ou mercado, diluir em água por umas 24-48 horas (depende da intensidade que você quer) , e jogar um pouco de creme de sabão, na Internet tem algumas receitas mais bem explicadas.
Obrigado pela dica, mas o fumo que tenho já veio pronto em borrifador.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

CiroCosta escreveu:
Edson Poscai escreveu:fumo de corda agora não lembro desta experiência, dê uma busca aqui no forum ver se acha algo. se algo que desconheça não aplique. qdo temos casos assim e muitas, fazemos uma de cobaia. (entre em procurar e descreva fumo de corda e leia todos os tópicos antes).
Edson, dei uma pesquisada na área sobre doenças e pragas do fórum e encontrei uma mensagem falando sobre uso de fumo em sarracenias para matar pulgões. Segundo o autor da mensagem o uso do fumo funcionou, mas é aquilo né? O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Essa semana vou ver se arranjo um tempo pra procurar o dimy e olho de neem. Caso não ache dou uma olha no ML e ver se acho o dimy pois já vi no youtube esse produto sendo usado para tratar as folhas tortas mas fico receoso pois tenho medo do quadro da sarra piorar enquanto o veneno não chega.
Fernando123 escreveu:Ciro calda de fumo de corda resolve tanto para cochonilhas tanto para ácaros entre outras pragas, você pode compra-lo ou já moído em floricultura, ou se você for de menor como eu, pede para alguém comprar, um pedaço em agropecuária ou mercado, diluir em água por umas 24-48 horas (depende da intensidade que você quer) , e jogar um pouco de creme de sabão, na Internet tem algumas receitas mais bem explicadas.
Obrigado pela dica, mas o fumo que tenho já veio pronto em borrifador.
Ciro o fumo que já vem pronto, não é bom pois ele tem muitos conservantes e substâncias não tão boas para plantas, se for fazer a calda não deixe mais de 3 dias, eu usei o fumo no caule de uma nepenthes, e não causou nada de ruim, mas é aquilo que você falou deu certo para mim, mas para você não sei, e de preferência aplique fungicidas nas horas mais frescas e sem sol do dia, no final da tarde por exemplo.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Eu não sabia que enfiavam tanta porcaria nos inseticidas de fumo, valeu pela dica.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

CiroCosta escreveu:Eu não sabia que enfiavam tanta porcaria nos inseticidas de fumo, valeu pela dica.
Sim sem contar na acidez que vai lá nas alturas, a melhor calda de fumo e a feita em casa, é muito ruim de mais, ai na sua cidade tem alguma floricultura? Se sim da para você encomendar esses fubgicidas recomendados.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Atualizando. A planta continua crescendo e sem sinal das folhas tortas. O broto maior já passou da borda do vaso.
ImagemImagem


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Eu vou esperar a opinião dos mais experientes,mais eu ainda defendo que são fungos,esse marrom,essa manchinha branca que aparentemente não é musgo,será que não é uma podridão negra?


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem