Minha sarracenia saiu da dormência?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Minha sarracenia saiu da dormência?

Mensagem por CiroCosta »

Comprei uma flava com o Val em abril desse e ano e desde que a planta chegou ela não havia dado sinais de crescimento e depois de um tempo todas as brotações secaram, fiquei com um baita medo da planta morrer até que semana passada eu a observei mais de perto e encontrei um pequeno broto.

Foto tirada no dia 25
Imagem

Foto tirada no dia 28
Imagem

Atualmente a planta se encontra a pleno sol e gostaria de saber se:
- A planta estava em dormência? Se sim, ela acordou?
- O broto da sarra vai virar uma armadilha ou uma folha de fotossíntese?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Pode ser dormencia ou climatizacao. você comprou do Valdemar q mora em SC e você mora em GO, logo condicoes climaticas diferentes entao por isso nao desenvolveu e secou as folhas velhas. Como esta dando.um broto entao elas esta se adaptando. Se ser folha de fotossintese acho muito cedo para dizer. Espere mais uns dias e depois poste novas fotos.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Eu acho que foi dormência + aclimatação pois estou com essa planta a mais de 3 meses e só agora ela deu broto. Continuarei postando fotos dela a cada 3 dias para acompanhar o desenvolvimento.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Tirei outra foto hoje, seguindo o intervalo de 3 dias. Ao meu ver, a planta parece estar muito bem pois o broto está crescendo rápido e apareceu outro próximo a base do rizoma. Cortei um broto seco para dar espaço para o menor que apareceu agora.
Imagem


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu to sismado com possível fungos. vamos ver a opinião de nossos amigos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Pra mim parece q esta bem. Pela velocidade do crescimento e por ja ter outro broto. Mas vamos acompanhando.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Eu sou realmente muito leigo com sarracenias, nem sei se realmente estou certo opinando mas...Eu estou com o Edson, ela pode até estar bem, mas esses "coisas" brancos nela, está parecendo fungos ou parasitas, como o ácaros ou cochonilhas, e se realmente for fungo isso daí tem que controlar, porque nas orquídeas da minha mãe apareceu algo parecido com isso e ela não deu muita bola, a gente esfregou e tudo mas não saiu tudo, ele deixa as folhas pretas, e toda torta.Mas é melhor esperar a opinião dos mais experientes.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Sarracenia minha opinião tende a ser quase sempre como a suspeita do Edson... Fungos gostam delas de uma forma que beira o amor.

Acompanhe essas novas brotacoes... Veja se os jarros crescem sem se entortar!

Existe a opção de uma dormência também (seja pela época, seja por stress da mudança).


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Depois do que vocês falaram resolvi fazer uma inspeção na planta e consegui observar o que parecia ser um inseto branco minúsculo (menor que um grão de areia) se movendo no broto maior. Alguns dos pontos brancos que vocês falaram nas fotos pareciam ser pedaços secos de sphagnum e tentei remove-los. De resto, as brotações mortas pequenas estão ficando com uma cor bem escura mas acredito que estão apenas secando. Não tenho fungicida mas tenho um inseticida a base de fumo. Vocês recomendam que eu aplique na planta, só por precaução? Estou perguntando pois não sei se é seguro usar em uma PC.
Fernando123 escreveu:esses "coisas" brancos nela, está parecendo fungos ou parasitas, como o ácaros ou cochonilhas
Então Fernando, já lidei com os demônios chamados cochonilhas antes e não encontrei nenhum sinal dessa praga na sarra. Quanto a ácaros eu já não sei pois são insetos microscópicos mas estou desconfiado que aquele branco e minúsculo que vi no broto maior pode ser um.
delagostini escreveu:Acompanhe essas novas brotações... Veja se os jarros crescem sem se entortar!
Já pesquisei sobre o "efeito" folhas tortas, o que ele causa nas plantas e é terrível como elas sucumbem rápido. Se acontecer, vou cortar as folhas afetadas e aplicar meu inseticida nela. Você recomenda que eu aplique agora?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Pessoal, esqueci de postar isso na mensagem anterior mas uma parte do jarro tá levemente entortada. Devo me preocupar ou posso ficar tranquilo?
Imagem


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem