Sarracênia - algumas dúvidas

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Sarracênia - algumas dúvidas

Mensagem por Rodrigo Metz »

Olá a todos!
Adquiri nessa semana, a uns 4 dias, a minha primeira sarracênia, comprada em uma agropecuária. Ela veio em um substrato que é uma mistura de serapilheira com musgo sphagnum, e estou achando ela um pouco apertada no vaso onde ela está (tem uns 12 cm de altura). Seguem algumas fotos da plantinha:

[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]

As dúvidas que eu tenho são as seguintes:
01 - É legal trocar ela de vaso agora? Estou achando o vasinho dela muito pequeno, até porque acredito que tenha mais de uma planta ali;

02 - Se for trocar de vaso, pode ser mantido o mesmo substrato onde ela está, somente completando com musgo sphagnum e perlita expandida?

03 - Melhor vaso para trocá-la: barro ou plástico?

04 - É possível saber a variedade dela agora, novinha assim? Pelo formato dos ascídeos e cor verde, achei parecida com a sarracenia oreophila; pode ser ou falei besteira? Se bem que é uma planta de loja, pode ser que ela nunca tenha visto Sol na vida...

No mais, era isso; valeu e abraço!!!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Olá, Rodrigo. Tudo bem?
Linda planta, com certeza com os cuidados corretos ela ficará ainda melhor. Bom, vamos lá para a suas dúvidas:

01- Realmente o vaso está um pouco pequeno para a planta, eu com certeza colocaria em um vaso maior e mais fundo, pois as Sarracênias tem raízes um pouco compridas e gostam de uma "folguinha". Se for trocar, já troca agora mesmo pois ajuda na adaptação da planta ao novo ambiente.

02: Vasos de barro costumam ajudas a manter o substrato fresco, porém, é necessário cuidado com as regas. Eles costumam evaporar muito. Eu prefiro os de plástico justamente para manter a umidade no substrato que elas tanto gostam por serem plantas de pântanos.

03: Ainda é um pouco difícil saber o que é, a falta de sol não ajuda muito. Forneça muita água e sol pra essa planta que logo ela mostra quem ela é de verdade, ai volta aqui que a gente descobre junto qual variedade é.

Qualquer dúvida, pode chamar!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Muito obrigado pelas dicas, WFERnando! Vou transferí-la de vaso e retorno com fotos! Abração!


Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Troquei de vaso; coloquei em um vaso bem maior, mais largo e alto. Achei legal pois as raízes da sarracênia são muito compridas, e estavam realmente enroladas no fundo do vasinho!

[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rodrigo,

uma sugestão, qdo vier a fazer outra troca de vaso, notando-se o substrato que se encontra, recomendamos você retirar o substrato anterior por todo e lavar as raízes. você refazer por todo, não somente complementar ao redor. casa nova, tudo novo!. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Beleza, achei que fosse melhor não mexer nas raízes dela agora... Quando for trocar novamente agora troco tudo! Valeu a dica! : joia :


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Rodrigo Metz escreveu:Beleza, achei que fosse melhor não mexer nas raízes dela agora... Quando for trocar novamente agora troco tudo! Valeu a dica! : joia :
de fato é menos estressante para a planta manter o substrato porém o conselho do Edson se deve a qualidade do substrato atual. Como não costumamos saber a procedência, é uma forma de evitar que você espalhe alguma praga para suas outras plantas além de já se antecipar e deixar essa em algo que com certeza terá qualidade e você saberá exatamente a mistura.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem