será começo de dormência?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

será começo de dormência?

Mensagem por Edson Poscai »

pessoal, tem umas 3 semanas q esta sarracênia psittacina está assim. está em quarentena mas em condições de dormência.
mas vi uma publicação de outra fonte q me deixou preocupado, então o melhor é pedir ajuda e saber.

observem o secar, este da ponta da folha para a raiz.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/Foto0776.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/Foto0775.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/Foto0774.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Alph@ »

Não manjo muito de Sarra, só posso contribuir com o que observo aqui nas minhas, quando a umidade não está legal ela começa a secar e solta ascideos pequenos.
Se a umidade estiver ok, procure observar se aparece folhas de dormência (aqui em São Paulo ainda não esfriou para induzir dormência), está meio fora de época mais vai saber, cada planta tem seu rítimo, as minhas (leucophulla, rubra gulfensis) ainda estão crescendo de boa.
Vamos esperar os mais experientes na espécie.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecido Luiz,

qto a dormência eu imaginava ser somente tempo de inverno. mas pelo q estou vendo em 3 de minhas dionaeas e como tenho acompanhado o tópico de nosso amigo Paulo, eu já não considero a época do ano, o fato de frio ou quente, somente o natural da planta. ou seja a planta por si só está entrando em dormência. assim, penso q nos cabe diminuir a água e usar mais o borrifar levemente sobre o substrato e nas folhas e evitar o encharcamento das raízes. espero não ter me esquecido de algo ou exagerando em outro. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assim como as Dionaea, as Sarracenia que temos aqui no Brasil não acertaram o seu relógio biológico, ou seja, como o inverno daqui é ameno (mesmo no Sul do Brasil) elas ficam em um estado "zen". A diferença é que sinto que estas PCs são mais fortes que as Dios e acabam por resistir a fata de um bom "cochilo" por anos...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem