Isso sim é frio para dormência de Sarras

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Isso sim é frio para dormência de Sarras

Mensagem por rdrgobra »

O pessoal que mora no Sul do Brasil se vangloria do fato do Inverno de lá ser rigoroso e as suas Darlings, Dios e Sarras se aproveitarem disso para realizar a dormência natural, mas ao dar uma olhada nas fotos do cultivo de um membro de um grupo internacional de PCs no Facebook (Assbook para o Paulo :mrgreen: ) eu percebi que o "frio" dos estados de PR, SC e RS é pinto. Para terem uma ideia do que falo vejam só as imagens que compartilho logo abaixo:

[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 7e39fa8f08[/thumbnail][thumbnail]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/ ... 9b725fc4eb[/thumbnail][thumbnail]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 365454f534[/thumbnail]

Tirem sua próprias conclusões :roll: ...

Obs.: A propósito o cultivo dele fica em Goulburn, New South Wales (Austrália) ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Crédito das fotos - Owen O'Neill


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu fiquei impressionado com o frio mostrado, eu sempre vi a Austrália como uma região semelhante a caatinga brasileira.
Para tirar duvidas eu dei uma olhada no mapa e essa região da Austrália que você disse fica mais baixo do Uruguai, então só pode ser muito mais frio do que o nosso sul.

Agora no que eu bato é que no Brasil não existem estações definidas e esse é o grande problema. No sul eu sei que tem dias extremamente frios, mas não é constante.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Conversando com um amigo no Facebook ele me disse que na região sul (ele mora em SC) há lugares aonde neva e a temperatura cai para -4º C com a ajuda do vento, comum nessa época do ano. O problema é que essa temperatura não se mantém por muito tempo, ou seja, em uma semana pode fazer um frio de rachar e na outra o clima ficar na faixa dos 10º C.

A médio/longo prazo isso acaba sendo fatal para plantas do hemisfério norte, acostumadas a "dormir" nesta época do ano. Diante disso Paulo, aquela sua teoria do "estado alfa" faz todo sentido.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Chupim escreveu:Eu li que a temperatura ideal é entre 4 e 10 graus para a dormência. : joia :
Rafael,

Você está certo, por isso que deixam no fundo da geladeira aonde a temperatura é constante.
O que não pode ficar acontecendo é a planta receber frio numa semana e calor em outra. Esse efeito sanfona, não faz a planta adormecer naturalmente, no máximo ela fica com aspecto feio e até pode queimar as folhas e acabar a matando.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Atenção que a temperatura de 10/4º C é válido para as Dionaea e algumas espécies de Sarracenia (aquelas que habitam a região do Golfo do México). A S. purpurea ssp. venosa (uso esta PC apenas como referência, mas existem outras em situação similar) é encontrada num ponto mais ao norte (do estado americano de New Jersey até boa parte do Canadá) e ali a temperatura no Inverno chega fácil a -12º C e se mantém constante por 3 meses.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem