A hora certa de replantar as Sarras

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

A hora certa de replantar as Sarras

Mensagem por rdrgobra »

Há um tempo atrás eu perguntei em meu tópico de fotos, contido na Galeria de imagens do fórum, qual o momento certo de providenciar o replantio de minhas mudas de S. rubra ssp. gulfensis e tive as mais diversas respostas, tipo; espere lançar a terceira armadilha ou replante-as somente na primavera. Eu optei pela segunda opção, mas o ataque de uma praga (uma broca para ser mais exato), que ceifou a vida de 4 de minhas 20 seesdlings, fez-me adiantar o processo de troca de vaso e substrato conforme imagens que vocês podem ver logo abaixo:

Foto 1 - A esquerda temos as seedlings antes de serem replantadas e ainda com resquícios do substrato velho a ser removido e a direita temos as plantas acomodadas no vaso e com um novo substrato

[img]http://farm9.staticflickr.com/8528/8560 ... 423d_z.jpg[/img] [img]http://farm9.staticflickr.com/8232/8560 ... 33da0a.jpg[/img]

Confesso que estou um pouco apreensivo, pois temo que a mudança comprometa o sistema rizomático/radicular da planta, mas prefiro pecar pela ação do que pela omissão. Talvez algumas plantas pereçam, porém foi melhor que deixá-las aonde estavam, uma vez que alem da "broca" o substrato não estava legal (o mesmo tinha mal cheiro) e, caso a praga não as matasse, as toxinas liberadas pelo Sphagnum deteriorado (pude verificar que no mesmo havia Vermiculita :x ) dariam cabo delas.

Bom, agora só me resta aguardar e ver no que vai dar. Torçam por mim amigos, pois a última coisa que quero é perder esta espécie que muito me custou fazer germinar :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Opa, e ai camarada! Bom se tinham pragas atacando elas acho que fez bem em fazer o transplante das mudinhas... Proavvelmente devem ficar mesmo um pouquinho sentidas e se adaptar novamente, mas é melhor do que deixar com pragas kk..

Boa sorte ai,

ps: estão lindas as sedlings


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Posso adiantar-lhe que a planta que gerou suas sementes (são essas as que eu enviei a você Rodrigo?), está em pleno desenvolvimento aqui, ainda gerando novas folhas carnivoras. Inclusive estou aguardando que a última flor gerada e polinizada seque para que eu possa colher novas sementes.

Eu acho que foi um bom momento para transplantá-las, visto que ainda vamos ter uns dois mêses de transição de temperaturas (calor do verão para o frio do inverno).

Estou certo que dessas vinte sementes germinadas, agora desesseis belas plântulas, conseguirá levar a fase adulta a maioria senão todas elas. :joia:

Seu cultivo continua a pleno vapor heim. 8-)

Abç

ps aproveito o tópico para informar que minha S.leucophilla white está florescendo, o que significa que teremos seeds desta espécie para doação.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vitor - Valeu pelo comentário, creio que tudo corra bem com elas agora e sendo assim espero que, caso tenha algumas perdas, que elas seja mínimas.

Marciel -
MarcielS escreveu:Posso adiantar-lhe que a planta que gerou suas sementes (são essas as que eu enviei a você Rodrigo?), está em pleno desenvolvimento aqui, ainda gerando novas folhas carnivoras. Inclusive estou aguardando que a última flor gerada e polinizada seque para que eu possa colher novas sementes.
Sim Marciel, as sementes são aquelas que você me enviou o ano passado.
MarcielS escreveu:Estou certo que dessas vinte sementes germinadas, agora desesseis belas plântulas, conseguirá levar a fase adulta a maioria senão todas elas. :joia:
Oxalá que isso seja verdade Marciel, pois isto seria uma enorme felicidade para mim.
MarcielS escreveu:ps aproveito o tópico para informar que minha S.leucophilla white está florescendo, o que significa que teremos seeds desta espécie para doação.
Por curiosidade esta planta seria a variedade (ou forma) albina da leucophylla?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aí é aquela velha história,

Comprei faz muito tempo como 'white' do cultivo do Ono. Nunca deu flores... até agora, rs.

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Sarracenias aguentam o tranco, desde pequenas são brutas!
É melhor ter feito agora do que ter que fazer isso depois, fora que o clima está favorável ao desenvolvimento delas. Sentir? Claro que vão, mas bem menos se comparado com um transplante emergencial no meio do inverno, por exemplo...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem