Sarracenia murchando

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Sarracenia murchando

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal. A Sarra que eu tinha adquirido estava num substrato inadequado de terra. Inclusive, tinha achado umas lagartas brancas perto do rizoma.
Resolvi transplantar nesta segunda numa composição 4:3:2 sphagnum, areia e isopor.
Cometi a cagada de esquecer a planta no sol e quando me dei conta ela já tinha sofrido.

Por algum motivo não estou conseguindo postar as fotos, mas prometo que vou tentar mais tarde.
EDIT: agora foi
► Exibir Spoiler
Estou deixando ela apenas na claridade, água abundante por capilaridade, cerca 1/3 vaso.
O rizoma está com uma parte alaranjada e as folhas estão com um aspecto murcho. Tem uma folha nova vindo, então acho que não está completamente perdida. Tenho receio por conta do apodrecimento do mesmo e da possibilidade de ter que mexer nela novamente.

O que devo fazer agora? É melhor diminuir a umidade ou manter assim?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tenho uma assim e temo ser a praga fatal das sarracênias...

aplique um fungicida. aqui estou tentando o da forth, mas ainda é cedo para eu lhe informar dos resultados se compensa ou não.

passe a tesoura nos secos (murchos de cor seca) e deixe em local de meio período de sol. sombra só deixará a planta mais fraca,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Olá, eu não acho que sua planta tenha sido acometida por fungos, pois não tem sinais de podridão, na minha opinião foi só sol demais mesmo.
Continue a hidratação da planta por capilaridade, mas cuidado com a rega excessiva porque aí sim ela pode ser atacada por fungos e bactérias que proliferaram nessa umidade em excesso.
Não tire a planta completamente do sol, só reduza a quantidade de sol, procure deixar no sol nos períodos mais frescos como início da manhã (06~08 hrs) e o resto do dia em local bastante claro. Aos poucos você vai aumentando a quantidade de sol direto. Costumo aumentar 1 hora a cada 3 dias, que logo você pode deixar a manhã toda.
Boa sorte na recuperação da planta.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Edson Poscai escreveu: 12 Dez 2020, 18:33 tenho uma assim e temo ser a praga fatal das sarracênias...

aplique um fungicida. aqui estou tentando o da forth, mas ainda é cedo para eu lhe informar dos resultados se compensa ou não.

passe a tesoura nos secos (murchos de cor seca) e deixe em local de meio período de sol. sombra só deixará a planta mais fraca,

comento, mas não quero assustá-lo,

mas lembre-se separe a planta e a deixe em quarentena, se algum mal não passará a outras sarracênias. passe um fungicida, o prevenir não custa.

mal não fará a sua planta, e você não vai esperar talvez piorar de todo para só depois tratar, *se estiver com algum mal. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Agradeço os conselhos pessoal.
O problema é que aqui em casa o sol começa a aparecer por volta das 9 hrs apenas. Tenho sombrite 50% onde deixo algumas droseras das 10:00 até umas 13:30.
Será que não é forte demais?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

CauPlantas escreveu: 12 Dez 2020, 19:57 Agradeço os conselhos pessoal.
O problema é que aqui em casa o sol começa a aparecer por volta das 9 hrs apenas. Tenho sombrite 50% onde deixo algumas droseras das 10:00 até umas 13:30.
Será que não é forte demais?
para sarracênia, sol e água não é problema.sol com sombrite, pode ficar tranquilo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 12 Dez 2020, 19:57 Agradeço os conselhos pessoal.
O problema é que aqui em casa o sol começa a aparecer por volta das 9 hrs apenas. Tenho sombrite 50% onde deixo algumas droseras das 10:00 até umas 13:30.
Será que não é forte demais?
Acredito que seja ótimo para a sua planta, deixe ela algumas semanas com sua Droseras sob o sombrite, quando notar novas folhas e reidratação da planta vá tirando ela do sombrite e retornando ao sol pleno. Gosto de frisar em relação a quantidade de água, pois quando ela estava sob sol pleno você regava com uma quantidade, agora sobre o sombrite você tem que analisar a quantidade de água, pois em excesso pode gerar doenças e pragas.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

É meus caros, hoje fui dar uma olhada e notei o surgimento de coisas brancas, devem ser fungos:

Imagem

Já coloquei ela sob o sombrite e deixei ela sem a bacia de água por enquanto. Não há problema em utilizar bacias metálicas certo?
Outra dúvida, na procura de um fungicida, ouvi que o cobre poderia ser usado. Vocês recomendam? Aqui em casa tenho dois, Forth Cobre e Cupro dimy:

ImagemImagemImagem
ImagemImagem


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

É amigo, são fungos mesmo infelizmente. Sobre o fungicida, sempre ouvi falar que cobre e prata são veneno pra PCs, pessoal mais antigo vai confirmar pra você, eu não usaria.

Se você tiver extrato de própolis aí, passar com um pincel em todo rizoma, depois enxaguar em água corrente, mas tem que trocar todo substrato e lavar o vaso com água sanitária. Mas minha dica é se você já não tiver mais opção, em último caso mesmo.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

enniolima escreveu: 13 Dez 2020, 12:31 É amigo, são fungos mesmo infelizmente. Sobre o fungicida, sempre ouvi falar que cobre e prata são veneno pra PCs, pessoal mais antigo vai confirmar pra você, eu não usaria.

Se você tiver extrato de própolis aí, passar com um pincel em todo rizoma, depois enxaguar em água corrente, mas tem que trocar todo substrato e lavar o vaso com água sanitária. Mas minha dica é se já não tive mais opção a fazer.
sim, bem lembrado. cobre, nestes exemplos acima é veneno...

Não usar. :shock: :shock:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem