Sarracenos está doente ou não?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

complementando as dicas acima, se puder adquira cac, casca arroz carbonizado. ela por si já é antifunginco e fará parte do substrato.

já ajuda bastante, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Mensagem por Dux »

Arthur Vinicius escreveu: 24 Nov 2020, 19:17
Dux escreveu: 23 Nov 2020, 19:07
Edson Poscai escreveu: 23 Nov 2020, 18:53 não, já fez... e tá podre.

Imagem
Tentei salvar a parte verde, mas também já estava podre. Infelizmente decreto aqui a morte da minha sarracenia, deu perda total.

Só pra tirar uma dúvida, dioneias também pegam essa desgraça de fungo?
Dux, sinto muito pela perda da sua planta, fungos e bactérias são terríveis, quando notamos suas aparições, muitas vezes já é tarde demais.
Vou deixar aqui algumas dicas que eu sigo para evitar principalmente fungos, eu te recomendaria no próximo cultivo misturar areia grossa de construção, vermiculita ou perlita ao musgo sphagnum, porque gera um substrato mais aerado para as plantas.
Eu também trocaria o vaso preto por um vaso colorido, primeiro por questão de aquecimento do substrato e raízes das plantas e segundo porque se torna mais fácil (na minha opinião) visualizar alguma podridão nas bordas interna do vaso.
Você tem que tentar equilibrar a rega com a quantidade de sol que a planta pega durante o dia, se ela fica no sol pleno o dia todo, tudo bem regar em abundancia, mas caso ela não fique, não há necessidade.
Os sinais de podridão causada por fungos e bactérias aparecem como você mesmo descreveu: substrato com mau cheiro, escurecimento das partes das plantas (folhas, caule, raiz), aparecimento de manchas no substrato ou planta e se você seguir tudo acima sempre equilibrando as necessidades da planta (luz, água, substrato) você vai conseguir ter plantas lindas e saudaveis.
Por último eu te recomendo tanto a canela em pó, quanto o extrato de própolis (tanto o extrato em água ou em álcool). Eles são ótimos fungicidas naturais.
Boa sorte com seu cultivo e não desista!
Agradeço pela ajuda e dicas, vou comprar outra.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem