Problema com pinguicula gigantea

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Problema com pinguicula gigantea

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou fazendo clones de pinguiculas gigantea e um deles tem alguns dias venho percebendo uma coisa estranha.
Hoje com cuidado fui dar uma olhada e parece que tem pequenas bolhas que deformam as folhas. Eu tenho 3 adultas (sendo 2 clones naturais) e 3 clones que fiz por leaf cutting e até agora apenas um apresentou esse problema.
O substrato é perlita, areia fina lavada (acabou a minha de piscina), casca seca no forno de dois ovos e triturada e uma bolinha de osmocote.

Bom o negócio são as imagens. A primeira é de frente da folha.
Imagem Imagem

Alguém já teve problema parecido?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vixi paulo, vi a foto e pensei em um monte de possibilidades ae li o texto e eliminei praticamente tudo...

genético - clones apresentariam msm problema... eliminado
deficiência de vitamina - osmocote provavelmente supriria eliminado
superdosagem osmocote - apresentaria nos outros clones... eliminado
deficiência iluminação - sintomas seriam diferentes e nessa especie tb muito raro e ainda apresentaria nos clones tb... eliminado

sobrou..
algo atacando as raízes... fungos, Gnat, minhocas sei la...
algo atacando as folhas... cochonilhas, pulgões... mais provável das suspeitas apesar de não aparecer na foto...
algo q tenha atacado as folhas... algum inseto q tenha atacado e ido embora como besouros etc
e por último infecção por algum vírus, mais rara, porem possível e apresentaria exatamente esse sintoma ja q o atake seria interno.

caso seja o último seria interessante isolar essa PC, e se confirmado recomendaria q como tem clones eliminasse a PC doente.. pois se for vírus o tratamento e bem complexo e caro... ou joga um Dymi BB (bom pra todos :D ) isola e aguarda pra ver se as novas folhas vem saudáveis... lembrando q o virus e contagioso por inseto q pica a pc e vai na outra OK... me parece qo edson teve um problema assim a anos atraz.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

... me parece qo edson teve um problema assim a anos atraz.
e outro a meses atrás.

***
a sua aparenta tbm deformidade na nova folha ao centro.
eu nunca prestei atenção se já teve isso aqui, fico devendo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

smart2 escreveu: 24 Jan 2019, 10:38 algo q tenha atacado as folhas... algum inseto q tenha atacado e ido embora como besouros etc


caso seja o último seria interessante isolar essa PC, e se confirmado recomendaria q como tem clones eliminasse a PC doente.. pois se for vírus o tratamento e bem complexo e caro... ou joga um Dymi BB (bom pra todos :D ) isola e aguarda pra ver se as novas folhas vem saudáveis... lembrando q o virus e contagioso por inseto q pica a pc e vai na outra OK... me parece qo edson teve um problema assim a anos atraz.
Me lembrei agora de um detalhe, alguns dias atrás uma abelha dessas pretas ficou presa durante um tempo nessas folhas, mas conseguiu fugir.

Ela já está bem separada dos outros clones.

Abraço


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

veneno da abelha faz todo sentido nesse caso... porem observe se folhas novas viram sem esse sintoma ou se não aparecerá mais nestas atuais, pois se for o veneno dela mesmo e so onde foi inserido e não deverá aparecer mais nenhum foco.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

smart2 escreveu: 24 Jan 2019, 15:10 veneno da abelha faz todo sentido nesse caso... porem observe se folhas novas viram sem esse sintoma ou se não aparecerá mais nestas atuais, pois se for o veneno dela mesmo e so onde foi inserido e não deverá aparecer mais nenhum foco.
Ricardo,

É o que já estou fazendo. Aguardando novas folhas.

Abraço


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem