Como guardar pólen de pinguicula?

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Como guardar pólen de pinguicula?

Mensagem por Allan Hartwig »

Olá a todos. Gostaria de saber de que forma procedo, para guardar o pólen de uma pinguicula, para polinizar outra, sendo que ainda não abriu a flor? E por quanto tempo o pólen guardado fica viável?
Abraço a todos.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Allan,
não saberei dizer o tempo para o pólen da pinguicula em especial mas recentemente busquei saber sobre as byblis e como não encontrei nada específico sobre elas também passei a uma leitura mais generalista. Encontrei algumas coisas sobre cultura de milho, soja, etc. e todas diziam basicamente o mesmo. Limpar um recipiente devidamente (falavam inclusive de uso de autoclave - em uso domestico, na panela de pressão), colocar o pólen dentro e armazenar no freezer. Em todos os casos diziam que a viabilidade não se estendia muito além dos 30 dias.

Como a viabilidade era muito baixa não me atenderia e acabei não fazendo os testes, portanto não posso te dizer se funciona ou não.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

delagostini escreveu:Allan,
não saberei dizer o tempo para o pólen da pinguicula em especial mas recentemente busquei saber sobre as byblis e como não encontrei nada específico sobre elas também passei a uma leitura mais generalista. Encontrei algumas coisas sobre cultura de milho, soja, etc. e todas diziam basicamente o mesmo. Limpar um recipiente devidamente (falavam inclusive de uso de autoclave - em uso domestico, na panela de pressão), colocar o pólen dentro e armazenar no freezer. Em todos os casos diziam que a viabilidade não se estendia muito além dos 30 dias.

Como a viabilidade era muito baixa não me atenderia e acabei não fazendo os testes, portanto não posso te dizer se funciona ou não.

Olá Delagostini.
Também não achei nada especifico. Mas agradeço a dica. Continuarei procurando, caso não encontre, irei utilizar o método que você passou.
Obrigado.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Allan Hartwig escreveu:Gostaria de saber de que forma procedo, para guardar o pólen de uma pinguicula, para polinizar outra...
A idéia é fazer hibrido? :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

MarcielS escreveu:
Allan Hartwig escreveu:Gostaria de saber de que forma procedo, para guardar o pólen de uma pinguicula, para polinizar outra...
A idéia é fazer hibrido? :geek:


... : joia :
Olá Maciel.
Sim, mas como há plantas com floração em épocas diferentes, queria saber como poderia guardar esse pólen até a abertura de outra flor desejada.
Estou focando a algum tempo minha coleção nas pinguiculas e gostaria de dar uma aprimorada no cultivo.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Na media dá para guardar o pólen por 30 dias, como já disse o Matheus. Mais que isso só em nitrogênio líquido.
Allan Hartwig escreveu:Estou focando a algum tempo minha coleção nas pinguiculas e gostaria de dar uma aprimorada no cultivo.
Bacana, sucesso no cultivo das pinguiculas!


: joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pólen, de qualquer planta, se mantém viável por 45 dias desde que armazenado corretamente em um pote na geladeira a uma temperatura média de 4º C.

Fica a dica ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

rdrgobra escreveu:Pólen, de qualquer planta, se mantém viável por 45 dias desde que armazenado corretamente em um pote na geladeira a uma temperatura média de 4º C.

Fica a dica ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Valeu pela dica Rodrigo. Obrigado. : joia :


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem