Pinguicula esseriana

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Pinguicula esseriana

Mensagem por Otávio010306 »

Comprei uma ping esseriana e uma nep graciliflora pela internet,estão para chegar,mas estou com algumas dúvidas em relação a esseriana.Qual o tamanho do vaso?O substrato que estou pensando em fazer,20% de turfa canadense e casca de arroz carbonizada,30% de perlita,10% de isopor,30% de cascalho de rio e 10% de vermiculita está bom?


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Eu adquiri 2 esserianas recentemente. Uma delas coloquei num vaso com cerca de 8cm de diametro e uns 4 ou 5 de profundidade... Está muito bem!
A outra coloquei num vaso menor, com uns 4cm de diametro e com a mesma profundidade do primeiro. Morreu! Até onde pude observar, por conta do calor. Mas não sei se pelo tamanho do vaso (usei um de aluminio e como nao vai pro sol direto, nao achei que poderia influenciar). Talvez porque secava rapido demais e quando molhava ficava encharcado demais... Nao sei!

Quanto ao substrato, a que sobreviveu tá bem numa mistura de 2x1 areia/musgo. Esse seu é um pouco mais complexo e infelizmente não tenho como opinar mas será bom acompanhar para ver o que o pessoal vai dizer!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Creio que essa msitura de substrato seja boa, só testando para ter ctz, nas pinguiculas eu uso areia+sphagnum, o vaso da esserianas pode ser bem pequeno, pois eles crescem pouco, tem o porte pequeno mesmo.


Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Vou testar então e depois conto minha experiência.Pensei em um substrato mais mineral,visto que a maioria das pinguiculas preferem um solo mais alcalino e rochoso.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Como prometido,voltaria pra contar minha experiência.Deu super certo,a planta deu uma crescidinha,e uma folha dela que estava solta,peguei e plantei,parece que vai nascer! :yahoo: : dance :


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem