Acho q a estou perdendo pro calor... =(

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Acho q a estou perdendo pro calor... =(

Mensagem por Fatikn »

OI, pessoal!

Já faz quase duas semanas q estou tentando salvar minha Pinguicula hemiepiphytica.... ela estava lançando sua primeira haste floral, mas aí abortou a floração e logo em seguida começou a secar muito rápido as folhas mais externas... de lá pra cá oq já tentei:

trocar o substrato e não vi nada de anormal em suas raízes;

trocá-la de lugar pra um local mais sombreado e fresco, mas ainda assim bem iluminado;

Com relação às regas, não deixo o substrato secar, mas tb não deixo q fique encharcado.. estou sempre de olho nesse ponto com as pings e neps...

Nada disso adiantou até agora e eu já não sei mais oq fazer... oq me entristeceu hj foi notar q o centro da roseta está ficando escurecido... :roll:

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-x75I ... G_8669.JPG[/thumbnail]

Como a unica coisa de "diferente" q andou acontecendo foi esse calor infernal q tem feito... será q é mesmo pra ele q estou perdendo essa ping? :roll:

Será q alguem mais tem alguma idéia do q ainda posso fazer, se é q posso fazer? :cry:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Que pena, Fatima.
Acredito que o culpado seja realmente o calor. Minha Darlingtonia não resistiu, e olha que estava indo bem, com folhas cada vez maiores.
Quem sabe a sua ping ainda se recupera. Estarei torcendo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, antes de dar o caso como perdido eu sugiro que faça uma última tentativa para salvá-la; prepare um substrato a base de areia, cascalho de rio (areia mais grossa), perlita, vermiculita e zeólita. O último componente pode ser adquirido em lojas de aquarismo ou então comprando areia de gato (isso mesmo que você leu) da marca Tidy Cats, pois a mesma é a base deste mineral vulcânico.

Replante ela e deixe-a num local bem iluminado mais sem Sol direto que com sorte ela irá se recuperar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aloysio escreveu:Minha Darlingtonia não resistiu, e olha que estava indo bem, com folhas cada vez maiores.
Quem sabe a sua ping ainda se recupera. Estarei torcendo.
É, Aloysio eu já tô quase colocando ela na geladeira... rs...rs...rs.. É uma das minhas primeiras pings... Obrigada pelo apoio!
Sinto muito pela sua Darlingtonia :cry: ... tá aí uma outra especie q gostaria de tentar um dia, mas morro de medo por conta do tempo doido de sampa....
rdrgobra escreveu:sugiro que faça uma última tentativa para salvá-la; prepare um substrato a base de areia, cascalho de rio (areia mais grossa), perlita, vermiculita e zeólita. O último componente pode ser adquirido em lojas de aquarismo ou então comprando areia de gato (isso mesmo que você leu) da marca Tiddy Cats, pois a mesma é a base deste mineral vulcânico.

Replante ela e deixe-a num local bem iluminado mais sem Sol direto que com sorte ela irá se recuperar.
Em partes iguais, Rodrigo?
Não sei se consigo a perlita a tempo... eu tenho tudo aqui, inclusive a areia dos gatos... acabei pegando dessa marca no final de semana pq não achei a q normalmente compro pros meus gatos (coincidencia?) Qto tempo você acha q eu teria antes de ser tarde demais? Acha q vale a pena arriscar com o q tenho e depois, qdo ela se estabilizar, fazer certinho?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Creio que pode dispensar a perlita, mas atenção que areia de gato tem que ser esta:

[thumbnail]https://www.cobasi.com.br/arquivos/ids/ ... 6273900000[/thumbnail]

Qualquer outra pode por tudo a perder, principalmente se a mesma contiver cheiro.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte da foto - https://www.cobasi.com.br/areia-higieni ... -3205320/p


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

É essa q peguei, Rodrigo...

Amanhã cedinho já dou um jeito nela... :D

Brigada!

============

Acho q não tô numa boa maré.... :roll:

Fui trocar o substrato e cheguei tarde.. já tinham virado o resto do pacote na bandeja sanitaria dos gatos... :cry:

Na petshop aqui perto eles não trabalham com essa areia... agora é ver se hj consigo terminar tudo oq preciso fazer pra comprar mais um pacote da tiddy... mas vou conseguir.. .vou conseguir... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Torcendo para que dê tudo certo aí Fatima.

:afraid: QUE CALOR É ESSE!!!!!!! :afraid:


Avatar do usuário
gabriel
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Dez 2014, 11:15
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por gabriel »

você poderia fazer uma mini geladeira com uma janelinha (pra pinguicula pegar sol). exemplo:
aqui um exemplo:
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

PS: se eu fosse você eu faria um leaf cutting na planta pra n perdê-la totalmente


"Só sei que nada sei"
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fátima,


Do jeito que está o calor, acho que estamos prestes a entrar numa era glacial. :afraid:
Não está dando mais, ontem depois de uns 10 dias choveu aqui entre as 22:30hs até 01:30hs e quando a chuva acabou a sensação que ficou foi de que estávamos numa panela cheia de vapor.

Boa sorte!

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Valeu pelo apoio, meus amigos...

Acabei de fazer o replante pro substrato sugerido pelo Rodrigo.. Saí ainda a pouco pra ir numa petshop gde q tem no meu bairro... mas não sei não.. da outra vez q troquei o substrato a alguns dias atrás, ela estava firminha... hj me senti transplantando uma P. x sethos de tanto q ela se desmachava... :roll: No final, sobraram 3 folhas... agora é esperar...

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-f3gJ ... G_8683.JPG[/thumbnail]

Gabriel, eu pensei em fazer um leaf mesmo.. mas como ela ficou com apenas 3 folhinhas, deixei quieto...

Rodrigo, como os granulos da tiddy eram gdes, eu dei umas marteladinha de leve pra quebrar um pouco... será q fiz mal? :shock:

Bom.. é isso.. .agora é aguardar...

Obrigada a todos!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem