Pinguicula gigantea atrofiada

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pinguicula gigantea atrofiada

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Nessas idas e vindas ainda tenho tempo para cuidar de minhas plantas.
Eu tinha duas pinguiculas giganteas que se desenvolveram muito por aqui, dando inclusive flores das quais não consegui sementes.
Em uma de minhas idas uma delas morreu e a outra vem se atrofiando, isso desde março e eu já deveria ter postado aqui.
Na que ficou eu já experimentei tudo, inclusive troquei o substrato por duas vezes. Na primeira troca eu usei areia, perlita e sphagnum. Na segunda troca usei areia, vermiculita, carvão vegetal e sphagnum. O da segunda troca é original ao que tinha antes. E isso foi a 2 meses e mesmo assim as folhas não se desenvolvem. Só para lembrar meu cultivo é em estufa.

Aqui uma foto que tirei hoje depois de 2 meses de transplantada.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=987[/thumbnail]

Vejam a mesma ou a outra que morreu no mesmo vaso para comparação. Percebam que do lado tem outra.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=674[/thumbnail]

E aí? Alguma ideia do que está acontecendo?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tá parecendo que o substrato esta retendo muita água, lembre-se que pings não apreciam "solos" muito úmidos nesta época do ano (Inverno). No momento isto é a única coisa que me vem a mente...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

As minhas P. giganteas deram uma desacelerada tb, Paulo... mas creditei isso à mudança da estação... aos meus olhos de iniciante, sua ping me parece bem, tirando o fato dela ter "estacionado"... Será q não é só reduzir um pouco a rega (conforme sugeriu o Rodrigo, e é o q eu estou fazendo por aqui tb) e aguardar a primavera chegar? :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Essa pinguicula está se portando assim desde o inicio de março e é desde essa época que troquei o substrato duas vezes.
Eu tenho uma outra foto comparativa que tirei quando isso começou e que acabei esquecendo de postar, a da esquerda foi a que morreu. Antes desse fato acontecer as duas estavam iguais como a da esquerda.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=909[/thumbnail]
Kaique Martins escreveu:Eae mano blz?
cara tem como você postar algumas fotos de sua estufa? :D fiquei curioso! :D
Att.KaíqueMartins : joia :
Kaique,

Dá uma olhada nesse link gallery/album.php?album_id=136 que lá tem fotos de minha estufa. Essa é de quando fiz um upgrade nela forrando tudo com papel aluminio e depois quando coloquei ventilador para abaixar a temperatura.
Se procurar por estufa usando meu nick vai achar ela desde o começo.

Eu tive algumas pinguiculas veja nesse link gallery/album.php?album_id=124 e infelizmente hoje só tenho essa que apresentei no tópico.

Para mim esse ano foi terrível, no inicio em janeiro quando voltei para casa vi que tinha perdido muitas plantas por falta de agua, depois o calor infernal que cozinhou muitas plantas e foi um problema que atingiu muita gente. Em março precisei passar uns 45 dias fora e quando voltei encontrei mais plantas mortas por falta de agua.
Detalhe, quando precisei ficar fora de casa eu ligava todos os dias e falava com minha mulher e meu filho se estavam aguando as plantas e a resposta era sempre sim. : maluco :

Eu estou preparando uma outra que vai substituir essa e estou fazendo de um jeito que não irá cozinhar as plantas e nem faltar agua se eu precisar viajar.

PS.: Vou aproveitar esse tópico para não criar outro.
Eu venho postando o atrofiamento de minha pinguicula gigantea a um bom tempo.
Vejam se dá para acreditar, eu usei o substrato na ultima troca que fiz 5 leaf cut e para minha surpresa estão brotando com força.
A planta ficou nesse substrato por mais de 8 meses e cada vez mais vem se atrofiando e aí quando uso para fazer leaf cut funciona bem.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1102[/thumbnail]
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1103[/thumbnail]

É isso aí.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Conforme dito em outro tópico, a sua Ping deve estar precisando de algum nutriente em sua dieta (zinco, boro etc). Na maioria dos casos a planta se recupera sozinha, mas em outros ela definha até a morte.

A Fátima esta fazendo alguns experimentos com uma dicas que lhe dei e se a mesma obtiver sucesso irá dedicar um tópico sobre o assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Paulo,

A minha Ping gigantea ta passando o mesmo perrengue, ela era bombada quando chegou, e agora ta do tamanho da sua...

Dai eu fui olhar a guerreira ainda ta lançando um broto embaixo! Essa é forte!

A menina quando chegou[img][/img]
A menina agora[img][/img]
E o broto lateral [img][/img]


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo e amigos, será q isso não se deve ao fato de q nessa fase a "força/nutrientes" pras germinações se desenvolverem venham da folha-mãe?

Como são muitas mudas, seria um teste interessante manter pelo menos uma nesse substrato e as outras em substrato novo, será q não?

Enfim... é só mais uma de "minhas viagens"... :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fatikn escreveu:Paulo e amigos, será q isso não se deve ao fato de q nessa fase a "força/nutrientes" pras germinações se desenvolverem venham da folha-mãe?

Como são muitas mudas, seria um teste interessante manter pelo menos uma nesse substrato e as outras em substrato novo, será q não?

Enfim... é só mais uma de "minhas viagens"... :lol: :lol:
Fátima,

Penso que você não esteja viajando não. Com certeza as mudas devem estar aproveitando os nutrientes da folha.
Quanto a composição do substrato eu já experimentei um monte desde como que começou esse definhamento.
Como o Rodrigo falou deve estar faltando alguma coisa e não sei o que é, ultimamente estou experimentando uma composição que peguei numa floricultura que é composto de material em decomposição mais areia e perlita.

Bom, é continuar tentando.

Tchau,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Eu sou uma negação com as pinguiculas.
Estou aqui só aprendendo com vocês. : joia :


Avatar do usuário
guidslima
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jun 2014, 20:53
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por guidslima »

Óla Paulo,

Aqui tenho uma Pinguicula Aphrodite e passei por um problema semelhante que aconteceu, acredito, por dois motivos, mas não sei exatamente qual foi a origem do problema. Vou apresentar minha experiência.
As folhas da minha Pingui começaram a atrofiar a partir das pontas depois de uma observação minuciosa percebi minúsculos pulgões muito bem camuflados próximo das raizes na parte de baixo das folhas, catei todos com uma pinça, demorou três dias pra conseguir tirar todos, eles não paravam de aparecer, a planta apresentou alguma melhora, mesmo assim continuou atrofiando algumas folhas.
Resolvi então muda-la de lugar e após algumas tentativas percebi que ela “gostou” do ambiente interno da casa, coloquei o vaso ao lado de outro onde tem uma planta aquática e a temperatura é mais baixa e mais constante. A planta tem se recuperado bem, as folhas estão verdinhas e vem apresentando novas folhas.

Não tenho dúvida que os pulgões debilitaram a planta, mas acredito que ela não goste das variações grandes de temperatura que temos observado em Sorocaba, sei que as plantas são diferentes e que tenho pouca experiência, mas espero te ajudar de alguma forma.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem